Exclusivo: usando dianteira do Pulse, SUV cupê da Fiat se chamará Fastback
Informação adiantada com exclusividade por QUATRO RODAS revela que Fiat adotará nome do conceito que dará vida ao SUV cupê
Segundo integrante da ofensiva de SUVs da Fiat, o modelo inédito que até agora é chamado de projeto 376 já teve seu nome definido. Segundo apuração de QUATRO RODAS, o SUV cupê que será lançado no ano que vem é o Fiat Fastback.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Materiais enviados à reportagem (e já noticiados na edição 748 da revista) revelam que a Fiat aproveitou o trabalho com a papelada necessária ao lançamento do novo Pulse para, de uma vez, já despachar o batismo do futuro concorrente do Volkswagen T-Cross e Nissan Kicks, entre outros.
Desse modo, ao registrar os direitos autorais do SUV compacto em países latino-americanos, a fabricante aproveitou e também garantiu nome e tipografia do irmão maior. Os termos Fiat Pulse e Fiat Fastback já estão reservados, assim como as respectivas fontes tipográficas, no Brasil, Argentina, México, Uruguai, Peru e Chile.
Se você está familiarizado com o nome, isso não é culpa do tal efeito Mandela, mas do fato de lembrar do carro-conceito que a Fiat apresentou no último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018. O projeto mostrado era justamente de um utilitário que unia características de sedã e cupê, como será o projeto 376 quando lançado.
Frente de Fiat Pulse
Flagras recentes do Fastback em testes públicos reforçaram a informação dada pelo portal Autos Segredos e também apurada por QUATRO RODAS de que os dois primeiros SUVs da Fiat compartilharão a seção dianteira. A sobreposição de fotos em posições semelhantes sugere fortemente que do para-choque dianteiro à coluna B trata-se da mesma estrutura. Também é possível notar os nichos e assinatura luminosa dos faróis do Pulse. Utilize o gráfico abaixo para compara os dois carros vistos lado a lado.
Daí para trás o mistério aumenta, mas sabemos que haverá o caimento do vidro traseiro à moda fastback e porte semelhante ao Renault Arkana, com lanternas que lembram versões prévias do BMW X4. Outra característica importante é a evocação de luxo e sofisticação à italiana, se desprendendo da pretensão jovial e arrojada do Pulse e oferecendo alternativas urbanas ao Jeep Compass, situado imediatamente acima do novo carro.
O Fiat Fastback tem chegada prevista para 2022, com prazos sempre à mercê da crise de suprimentos global. Assim como Pulse, ele terá opções 1.0 e 1.3, só que ambos com turbo e com o 1.0 três-cilindros (130 cv*/21,4 kgfm) servindo às versões de entrada, enquanto o 1.3 já usado nos Jeep Compass e Commander (185 cv/27,5 kgfm) equipando os modelos mais caros.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital