A Leapmotor, marca chinesa do grupo Stellantis, mostra que tem pressa para o início de suas operações no Brasil – com previsão para entre o final deste ano e o início de 2025. Após diversos flagras do compacto T03, algo como um “Mobi elétrico”, agora quem deu as caras foi o C10, um SUV elétrico maior do que um Jeep Commander.
O modelo foi fotografado nos arredores da fábrica de Betim, onde a Stellantis produz modelos como Mobi, Argo, Pulse e Fastback, e enviado com exclusividade à QUATRO RODAS pelo leitor Yago Zanolla, de Belo Horizonte (MG).
Assim como o compacto T03, o SUV C10 está confirmado para ser um dos primeiros representantes da Leapmotor no Brasil. Ele é equipado com motor traseiro de 231 cv e 32,6 kgfm, com duas opções diferentes de bateria: 52,9 kWh ou 69,9 kWh. Com a bateria menor, o alcance projetado é de 410 km no otimista ciclo chinês. Com a maior, são 530 km.
Há também uma versão com extensor de autonomia na China mas, por enquanto, apenas a elétrica vem ao Brasil, na versão chamada Design. No caso da configuração “híbrida”, o mesmo motor elétrico de 231 cv é acompanhado por um motor 1.5 de 95 cv que gera energia para a bateria de 28,4 kWh quando necessário. Mas o combustão não traciona as rodas, o que continua a cargo do motor elétrico. Neste conjunto, a autonomia prometida é de até 1.190 km.
O C10 é o carro mais recente da Leapmotor e, por isso, tem evoluções em design comparado ao hatch T03. No SUV, a carroceria tem aspecto limpo, com maçanetas embutidas e chapas sem vincos que roubam as atenções – com exceção para os para-lamas. Faróis e lanternas são full LED e interligados por uma barra iluminada na grade e na tampa do porta-malas, respectivamente.
Nas dimensões, o modelo chega a ser maior do que um Jeep Commander: tem 4,74 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.
Assim como o exterior, o interior do C10 segue a atual tendência chinesa de design, com ambientes “clean”. O quadro de instrumentos tem 10,25 polegadas e, a central multimídia, uma grande tela de 14,6 polegadas. As saídas de ar ficam camufladas na divisão do painel.