Ford Maverick híbrida chega ao Brasil — após viagem com F-150 Raptor
Ford F-150 Raptor aparece em imagem divulgando a chegada das primeiras Maverick Hybrid no Brasil
Atualização: em nota, a Ford esclareceu que a F-150 Raptor do navio era destinada a outro país da América do Sul
A chamada photobombing é a velha arte de aparecer, intencionalmente ou não, ao fundo em uma foto de alguém. Pois foi exatamente isso que a Ford F-150 Raptor, que nem sequer está confirmada para o Brasil, fez nas fotos que marcam a chegada da Maverick Hybrid no Brasil.
Será a primeira picape híbrida vendida no Brasil e, de acordo com a própria Ford, seu lançamento está próximo. Foi bom para renovar os votos, pois seu lançamento havia sido anunciado para o primeiro trimestre deste ano.
Em vez do motor 20 turbo de 253 cv da versão já à venda no Brasil, a nova versão tem motor 2.5 a gasolina trabalhando em ciclo Atkinson, que gera 164 cv e 21,4 kgfm, além de um motor elétrico tem 128 cv e 23,9 kgfm.
Os dois motores trabalham em conjunto com um câmbio CVT, como no antigo Fusion Hybrid. A tração é apenas dianteira e a bateria de 1,1 kWh fica instalada do lado do carona, sob a cabine. É capaz de fazer até 17,8 km/l na cidade, no ciclo EPA usado nos Estados Unidos.
Se nas fotos aquela que pode ser a picape mais econômica do Brasil aparece fora do navio, no Porto de Vitória, na rampa da embarcação está uma Ford F-150 Raptor preta viajante, com um curioso kit de iluminação no santoantonio. É exatamente o oposto do que a Maverick Hybrid representa.
Seu motor é, pelo menos, o V6 3.5 EcoBoost com 456 cv e 70,4 kgfm, com o memso câmbio de 10 marchas das versões V8 5.0 já confirmadas para o Brasil.
Outro destaque é a suspensão, com novo eixo rígido e cinco pontos de apoio, desenvolvido exclusivamente para ela. Ainda tem molas helicoidais que garantem 60 cm de curso, um dos maiores números do segmento, e braços alongados que permitem uma maior estabilidade para o modelo em terrenos muito acidentados.
Mas não dá para descartar que o carro da foto é uma F-150 Raptor R, essa com motor V8 5.2 Supercharger com 710 cv e 88,5 kgfm, o mesmo do Mustang Shelby GT500. Além de toda preparação para receber esse motor, tem amortecedores ativos da FOX (controlados eletronicamente pelo motorista) e molas helicoidais de 61 cm — tudo calibrado para cruzar planícies desérticas em alta velocidade.
Além de coletores especiais, conversor de torque reforçado e câmbio de 10 marchas com novas relações, seu sistema de escape pode ir do modo Silencioso ao berro sem constrangimento do V8 com virabrequim plano. É uma picape tão insana quanto parece.
Mas será que a Ford realmente queria que essa F-150 Raptor aparecesse ali atrás para insinuar algo? A realidade é mais triste. Aquela picape estava destinada, provavelmente, ao mercado argentino.