Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota Yaris Cross começa testes no Brasil; SUV híbrido será nacional

Baseado em plataforma inédita no Brasil, Yaris Cross tem porte de Nissan Kicks e Hyundai Creta e terá motor 1.5 híbrido flex e estreia em dezembro de 2024

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 fev 2024, 16h47 - Publicado em 2 jun 2023, 13h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dessa vez foi rápido. O Toyota Yaris Cross foi apresentado na Indonésia em meados de maio e já está rodando em testes no Brasil. A confirmação vem do flagrante feito pelo leitor Guilherme Guz em São Paulo nesta quinta-feira (1°): o futuro SUV compacto, ainda camuflado, surgiu acompanhado de duas unidades do Yaris hatch. Os carros já têm direção à esquerda.

    O ritmo precisa ser acelerado. O novo Toyota Yaris Cross será lançado no Brasil em 2024 como uma alternativa híbrida no segmento dos SUVs compactos, portanto, abaixo do Toyota Corolla Cross.

    flagra Toyota Yaris Cross HEV BRASIL
    (Guilherme Guz/Quatro Rodas)

    O investimento que viabiliza a produção nacional do novo SUV foi anunciado no final de abril, antes mesmo do carro ser conhecido. O R$ 1,7 bilhão será destinado à fábrica de automóveis de Sorocaba e à fábrica de motores de Porto Feliz, além de contemplar uma futura atualização no conjunto mecânico dos Corolla e Corolla Cross híbridos fabricados no Brasil.

    flagra Toyota Yaris Cross HEV BRASIL
    (Guilherme Guz/Quatro Rodas)

    A intenção da Toyota é ter o carro híbrido pleno (HEV) mais barato do Brasil. Ou seja, ter um híbrido capaz de rodar apenas com o motor elétrico (ainda que não por muito tempo) e que dispensa carregadores externos.

    Continua após a publicidade

    Com ele a Toyota terá um SUV híbrido mais barato que o Toyota Corolla ou que o Corolla Cross. Não existe ainda um SUV compacto híbrido à venda no Brasil, apenas híbrido leve – que não consegue rodar só com o motor elétrico.

    toyota-yaris-cross
    (Divulgação/Toyota)

    Um dos segredos para a redução do preço será a nacionalização de parte do conjunto mecânico, o que ajudará a aumentar a capacidade produtiva para, inclusive, exportar o SUV para pelo menos 20 países vizinhos a partir do Brasil.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Motores do Yaris Cross 2024

    O Toyota Yaris Cross nacional seguirá a estratégia do carro vendido na Indonésia, oferecendo o motor 1.5 Dual VVT-i Flex do Yaris hatch, que hoje tem até 110 cv e 14,9 kgfm, com câmbio CVT com simulação de sete marchas nas versões de entrada. 

    Toyota Yaris Cross
    (Divulgação/Toyota)

    Já a versão híbrida combinará um motor 1.5 de ciclo Atkinson e flex também a ser produzido na fábrica de Porto Feliz (SP) com o câmbio que integra um motor elétrico e emula o comportamento de câmbio CVT. O câmbio, bem como a bateria (dessa vez de íons de lítio, e não de níquel-hidreto metálico, como nos Corolla), seriam importados. Corolla e Corolla Cross têm toda a mecânica importada do Japão.

    toyota-yaris-cross
    (AutoFun/Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Na Indonésia, o Yaris Cross Hybrid tem motor 1.5 Atkinson a gasolina com 91 cv e 12,3 kgfm e o motor elétrico garante mais 80 cv e 14,4 kgfm. Os dois juntos geram uma potência combinada de 112 cv.

    toyota-yaris-cross
    (Wikipedia/Reprodução)

    Para se distanciarem, os Corolla e Corolla Cross híbridos (que hoje têm 122 cv) terão sua mecânica atualizada para entregar algo perto dos 140 cv combinados.

    Como é o Toyota Yaris Cross?

    toyota-yaris-cross
    (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    O novo SUV compacto é baseado na nova plataforma DNGA, a mesma da nova geração do Toyota Yaris para mercados asiáticos (exceto o do Japão). Essa é uma plataforma desenvolvida pela Daihatsu, o que explica que a plaqueta dos carros apresentados na Indonésia tenham a inscrição “Desenvolvido pela Daihatsu”. Também explica o fato de o projeto ser tratado como Daihatsu também no Brasil, pelo menos desde 2019.

    As dimensões ficam em 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,61 de altura. São dimensões muito próximas dos Nissan Kicks, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker vendidos hoje no Brasil.

    toyota-yaris-cross
    (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    Na cabine, o SUV compacto tem telas de 10,1’’ para a central multimídia e de 7’’ para o quadro de instrumentos. Outros itens presentes no Yaris Cross são teto solar panorâmico, iluminação ambiente,, porta-malas com abertura elétrica e carregador sem fio para smartphones. 

    Toyota Yaris Cross
    (Divulgação/Toyota)

    Ainda estão disponíveis equipamentos como freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado e monitor de pontos cegos. 

    Quando o Toyota Yaris Cross chega ao Brasil?

    O SUV compacto tem sua produção no Brasil confirmada desde 2021. A Toyota confirmou o lançamento do Yaris Cross no Brasil para dezembro de 2024. Será híbrido desde o lançamento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.