Revista em Casa: Assine a partir de R$ 10,99

GAC vai driblar nomes polêmicos e terá SUV com motor Toyota no Brasil

SUV GS4 será um híbrido pleno com motorização desenvolvida com a Toyota, mas com o dobro da potência do Corolla Cross

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 Maio 2025, 15h15 - Publicado em 5 Maio 2025, 08h00
gac_emkoo_gs4
 (GAC/Divulgação)
Continua após publicidade

A GAC (lê-se “gi-ei-ci”) iniciará suas operaçõES no Brasil ainda em maio com três carros elétricos, os SUVs Aion Y Plus e Hyptec HT e o sedã ES. No entanto, a fabricante já prepara o lançamento de modelos híbridos e a combustão, que tendem a ter o maior volume de vendas.

O Brasil é estratégico para a GAC, que prometeu ter sete modelos à venda no País até o final de 2025. O objetivo é ter o Brasil como sua maior operação depois da China, com uma fábrica funcionando dentro de até 5 anos.

Para isso ser possível, porém, uma decisão importante já foi tomada: a GAC vai evitar o lançamento de carros com nomes polêmicos no Brasil.

GAC Emkoo e Emzoom
(GAC/Divulgação)

Acontece que entre os SUVs híbridos e a combustão que a GAC já testa no Brasil estão o SUV compacto Emzoom e o SUV médio Emkoo. Para evitar chacotas, os dois serão vendidos no Brasil com nomes que, na China, são usados por modelos mais antigos da linha Trumpchi. Desta forma, o Emzoom vira GS3 e o Emkoo será vendido no Brasil como GS4.

O GAC GS3 será posicionado na faixa de preço dos Volkswagen Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Tem 4,41 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, e não terá mecânica eletrificada.

Continua após a publicidade
GAC GS3 Emzoom
GAC GS3 Emzoom (Divulgação/GAC)

Na verdade, seu motor 1.5 utiliza um turbo elétrico (e-turbo) para driblar o atraso do turbo e entrega 177 cv e 27,5 kgfm. Com a ajuda do câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, promete um 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.

GAC GS3 Emzoom
(GAC/Divulgação)

Quem realmente pode surpreender é o GAC GS4, que entrará na faixa dos SUVs médio-grandes com a oferta de mecânica híbrida plena (HEV), como o Corolla Cross Hybrid, o Kia Niro e o GWM Haval H6 HEV2. É um híbrido que não precisa ser recarregado, ao contrário dos BYD Song Plus e do GWM Haval H6 PHEV.

Continua após a publicidade
gac_emkoo_gs4
GAC GS4 (GAC/Divulgação)

Mais que isso. A GAC é a única empresa do mundo que fabrica (no caso, na China) carros da Honda e da Toyota. E sua motorização HEV, chamada G-MC 2.0, foi desenvolvida em conjunto pela GAC ​​e pela Toyota.

Compartilhe essa matéria via:

Neste caso, o trabalho do motor 2.0 com injeção direta a gasolina de 140 cv se divide com um motor elétrico de 182 cv e 30,6 kgfm em um câmbio DHT de duas marchas, resultando em uma potência combinada de 238 cv. A bateria, recarregada pelo motor a gasolina e pela energia recuperada nas frenagens, tem 2 kWh de capacidade. A GAC declara consumo de 20,6 km/l.

Continua após a publicidade

Não há, no entanto, registro de um Toyota com câmbio DHT na China. Todos os Toyota fabricados pela GAC ou são elétricos ou usam câmbio e-CVT.

gac_emkoo_gs4
(GAC/Divulgação)

O GAC GS4 tem 4,66 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, e ainda tem uma central multimídia de 14,6 polegadas com chip Snapdragon. Mas ambos os SUVs têm pacote completo de assistentes para o motorista, com piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de faixa e monitor de pontos cegos.

GAC Emkoo
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O GAC GS3 deve fazer parte de uma segunda onda de lançamentos da marca. No primeiro momento, a empresa optou pelo GS4 como sua opção híbrida e o restante serão carros elétricos, por estes terem processos de homologação mais simples. O primeiro lote de carros, com 300 unidades estava previsto para chegar até o final de abril.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.