Geely quer vender carros no Brasil em 2025 usando as concessionárias da Renault
Fabricante chinesa negocia uma cooperação e quer iniciar operação ainda em 2025, inclusive produzindo na fábrica em São José dos Pinhais (PR)

A Geely colocou o pé no Brasil com a Zeekr, sua marca de carros elétricos de luxo. Mas isso é pouco para a empresa chinesa, que quer invadir o país com todas as suas marcas. No caso da própria marca Geely, a estratégia será bem curiosa: aproveitar a rede de concessionárias da Renault.
É o que revela a agência Reuters, citando três fontes diferentes ligadas às duas fabricantes. A Renault e a Geely já possuem uma parceria, que levou à criação de uma joint venture para desenvolvimento e produção de motores a combustão, a Horse Powertrain.
Segundo a Reuters, o próximo passo envolve o Brasil. A Geely iniciaria as vendas de seus carros no Brasil ainda em 2025, “usando” a rede de concessionárias da Renault de alguma forma. Ainda não se sabe exatamente como a chinesa aproveitará as lojas, seja pela divisão física dos locais, colocando os carros no mesmo showroom ou usando os contatos para acelerar o desenvolvimento de uma rede própria.

O acordo ainda iria além, com a Geely adquirindo uma participação minoritária na Renault do Brasil. Isto daria acesso à fábrica em São José dos Pinhais (PR), permitindo que monte veículos no país, evitando o imposto de importação. Para a Renault, seria uma boa ajuda para usar a capacidade ociosa do complexo, que hoje monta Kardian, Duster e Oroch. A fabricante francesa prepara-se para adicionar um SUV médio na linha de montagem, que será lançado este ano.
A negociação, diz a Reuters, está bem avançada e o acordo pode ser anunciado no final deste mês. Em nota, a Renault apenas confirma seu relacionamento com a Geely e tem conversado com a empresa chinesa sobre outras formas de cooperar:
“Geely Holding Group e Renault Group têm trabalhado em cooperação desde janeiro de 2022 por meio da Renault Korea e Horse Powertrain Ltd lançada em junho de 2024. Desde então, os dois grupos têm discutido oportunidades potenciais sob o espírito de parceria aberta e inovadora. Não temos detalhes para compartilhar sobre nenhuma nova cooperação neste momento.”
Ao mesmo tempo em que negocia com a Renault, a Geely segue preparando o terreno para sua chegada ao país. O SUV Galaxy E5 foi flagrado em testes no Brasil e, recentemente, a marca registrou o Starship 7, uma versão híbrida plug-in do E5.
O Galaxy E5 tem motor de 217 cavalos e 32,6 kgfm de torque. Na China, pode ser equipado com uma bateria de 49,52 kWh, que garante autonomia de 440 km, enquanto a bateria de 60,22 kWh amplia seu alcance para 530 km.
Já o Starship 7 utiliza um motor 1.5 aspirado de 111 cv e 13,9 kgfm com um câmbio E-DHT que integra o motor elétrico de 217 cv e 26,7 kgfm. Diz a fabricante que esse conjunto tem uma inteligência artificial integrada, que usa condições da via, área de circulação, altitude e inclinação para decidir qual motor será usado e para aprender os hábitos do motorista.
A autonomia elétrica depende da bateria: são 55 km com a bateria de 8 kWh e 120 km com a bateria de 19 kWh, de acordo com o otimista ciclo chinês. Com o tanque de gasolina cheio, prometem uma autonomia de até 1.420 km.
Será a segunda vez que os carros da Geely serão vendidos no Brasil. Em 2014, a marca desembarcou no país pelas mãos do Grupo Gandini, o mesmo responsável pela Kia no mercado nacional. Na época, apenas dois modelos foram lançados: o sedã EC7 e o subcompacto GC2. Não durou muito, finalizando as operações em 2016. A diferença é que, desta vez, a Geely virá por conta própria.