Grand Koleos chega em 2025 e poderá ser o primeiro híbrido da Renault no Brasil
Com porte de Jeep Commander, o SUV é uma versão da Renault sobre o chinês Geely Monjaro; ele pode estrear antes do projeto 1312

O Renault Koleos foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2016, já com a confirmação de que seria vendido no Brasil no ano seguinte. O SUV, porém, ficou apenas na promessa e nunca chegou oficialmente. Agora, com a estratégia de oferecer modelos mais caros e sofisticados ao mercado brasileiro, a marca reascendeu os planos para ele. Mas, desta vez, quem virá será o Grand Koleos.
Segundo informações obtidas por QUATRO RODAS, ele chegará importado ao Brasil da Coreia do Sul (sem possibilidade de nacionalização) e, possivelmente, ainda no primeiro semestre. Ou seja, há chances de que ele estreie antes do novo SUV médio nacional (projeto 1312) feito para disputar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

O Grand Koleos é, na prática, um Geely Monjaro. Ele está entre as colaborações feitas por Renault e Geely, após um acordo anunciado há dois anos com o principal objetivo de desenvolver novos motores em conjunto.
Grande parte do visual do chinês foi mantido no SUV da Renault, como os faróis e as linhas gerais do para-choque, no caso da dianteira. A grade, elemento de maior identificação das marcas, foi substituída no Grand Koleos e é formada por losangos aparentemente flutuantes. Ao centro, está novo logo da Renault.

Visto de lado os modelos são idênticos, exceto pelas rodas, com desenhos exclusivos. Atrás, as lanternas são as mesmas, mas há uma importante alteração: a placa de licença é deslocada da tampa do porta-malas, no caso do Geely, para o para-choque, no Renault. O modelo tem porte de Jeep Commander com seus 4,78 metros de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, mas tem cinco lugares.
Por dentro, as mudanças ficaram restritas aos materiais utilizados nos acabamentos e ao logo da marca francesa no volante. Todo o restante é igual em ambos os SUVs, inclusive o conjunto de três telas de 12,3 polegadas cada. Uma delas fica à frente do passageiro e poderá ser desativada quando chegar ao Brasil, por questões de legislação local.

As motorizações também são compartilhadas – já que este é o foco da parceria entre as empresas. Mas ainda não há informações sobre qual delas virá ao Brasil. O Grand Koleos tem uma opção mais acessível, com o motor 2.0 turbo de 211 cv junto a um câmbio automatizado de sete marchas.
A maior aposta, porém, é para a versão híbrida plug-in, combinando um motor 1.5 turbo a dois elétricos (um deles funciona apenas como gerador), sempre acompanhados de um câmbio automático de seis marchas. O conjunto entrega 245 cv, mas tem tração dianteira.