Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Grande Panda será o carro mais barato da Fiat e já está no Brasil para testes

Carro europeu serve de ponto de partida para o sucessor dos Fiat Argo e Mobi, que estreia em 2026 e poderá ter versão elétrica

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2024, 00h25 - Publicado em 31 out 2024, 00h18
Fiat Grande Panda flagra viracopos
 (Marcos Pontes/ João Anacleto/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A aposta em carros globais desenvolvidos sobre uma mesma plataforma trouxe ao Brasil duas unidades do Fiat Grande Panda, o mais novo hatch da marca italiana. Estes protótipos são o primeiro passo para a nacionalização daquele que será o substituto do Argo e do Mobi, e o Fiat mais barato do Brasil a partir de 2026. O nome, porém, poderá ser diferente.

O flagra dos carros no aeroporto de Viracopos é de Marcos Pontes e foi publicado pelo jornalista João Anacleto. Trata-se de protótipos do carro europeu com os primeiros ajustes específicos para o projeto brasileiro. O que não deverá mudar são as dimensões: tem 3,99 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos.

fiat-grande-panda-2024 (5)
(Divulgação/Fiat)

O Grande Panda é baseado na plataforma Smart Car, como a Stellantis chama hoje a plataforma CMP dos Citroën C3, Aircross e Basalt, e dos Peugeot 208 e 2008. Essa plataforma é o novo padrão para os compactos do grupo e a Fiat é última marca generalista a adotá-la. O lançamento no Brasil demorará ainda mais porque precisam atualizar a fábrica de Betim (MG).

Continua após a publicidade

A atualização não será em vão, pois uma nova família de carros já está prevista. Será composta por um SUV baseado no Aircross para substituir o Pulse, um SUV cupê derivado do Basalt para substituir o Fastback e até uma picape cabine dupla, a substituta da Strada no futuro. Mas essa família só ficará completa no Brasil no final desta década.

fiat-grande-panda-2024 (8)
(Divulgação/Fiat)

O hatch compacto é tratado em Betim (MG), onde será desenvolvido e fabricado, como nova geração do Argo ou pelos codinomes Projeto 328/F1H. Como o Fiat Mobi não tem uma nova geração prevista, este carro será o mais barato da Fiat no Brasil a partir do momento que os modelos mais antigos saírem de linha.

Continua após a publicidade
fiat_grande_panda_65
Fiat Grande Panda Elettrica (Divulgação/Fiat)

O design do carro nacional poderá seguir as formas do Grande Panda, mas não será exatamente igual. O carro europeu tem seu nome estampado nas portas, por exemplo, além de faróis compostos por pontos de led. A tendência é que a versão brasileira tenha outros destaques, até mesmo porque chegará 2 anos mais tarde. As formas quadradas, porém, seriam um convite para reviver o nome Uno.

fiat_grande_panda_65
(Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Um conceito que também está mantido é que a plataforma Smart Car pode dar origem a carros com motor a combustão (que no Brasil serão os 1.0 e 1.3 da família Firefly e GSE turbo, com sistema híbrido leve) ou um motor elétrico  e todos eles podem ser fabricados na mesma linha de produção. Nos carros mais baratos, o motor elétrico pode ter entre 58 cv e 113 cv, e as baterias podem ter entre 29 e 44 kWh.

Compartilhe essa matéria via:

Desta forma, a fábrica de Betim (MG) se tornará capaz de fabricar um carro elétrico no futuro. Tudo dependerá da demanda e, também, da produção local de motores elétricos e baterias.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.