Honda ZR-V terá só com motor 2.0 do Civic e já está no Brasil
Novo SUV médio da Honda é derivado do Civic e maior que o HR-V, mas terá apenas motor 2.0 aspirado no Brasil
A Honda está prestes de retornar ao segmento dos SUVs médios. O Honda ZR-V será lançado nos próximos meses, mas suas primeiras unidades já desembarcaram no porto de Vitória (ES), como revela o flagrante feito pelo perfil @supercarroscapixabas.
O Honda ZR-V será posicionado acima do HR-V e abaixo do novo CR-V, que já tem lançamento no Brasil confirmado para a virada do ano com mecânica híbrida. A mecânica, inclusive, será um assunto delicado para o ZR-V: ele virá ao Brasil apenas com o motor 2.0 DOHC i-VTEC aspirado a gasolina.
A mecânica é semelhante àquela usada pelo Civic nacional até 2021. Nos Estados Unidos, o motor gera 157 cv e 18,8 kgfm, e o câmbio CVT. Não é de se surpreender, porque o ZR-V é baseado na mesma plataforma da 11ª geração do Civic, e por isso é maior.
View this post on Instagram
São 4,57 m de comprimento, enquanto Compass, Corolla Cross e Taos têm 4,47 m. O entre-eixos de 2,66 m, tem vantagem frente aos 2,61 m do novo HR-V nacional, aos 2,64 m de Compass e Corolla Cross, mas fica pouco atrás dos 2,67 m do Taos. Por dentro, o painel é praticamente idêntico ao do Civic.
Contudo, na prática será mais fraco que os Honda HR-V Advance e Touring, equipados com motor 1.5 turbo flex de 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. E também mais fraco do que todos os outros SUVs médios (e que muitos compactos) vendidos no Brasil. Apenas o Toyota Corolla Cross oferece motor 2.0 aspirado em seu segmento, mas com 177 cv.
Ainda assim, a Honda aparenta estar confiante no novo modelo estar autorizado para ser importando do México em duas versões. O Honda ZR-V EXL tende a ser mais barato que os Honda HR-V turbo, pois não têm nenhum assistente de segurança autônomo como piloto automático adaptativo, assistente de faixa ou frenagem de emergência, presentes em todas as versões do HR-V fabricadas no Brasil.
Na verdade, esta será a grande diferença para o Honda ZR-V Touring, que terá o pacote de segurança completo, além dos oito airbags que serão padrão nas duas versões.