Após um período de calmaria, a Hyundai trabalha para voltar a ter uma gama de carros importados robusta. Isso porque a Hyundai Motor Brasil assumiu todo o processo de importação e vendas, que antes cabia à Caoa. O SUV Palisade foi lançado há um mês por R$ 449.990 e a próxima novidade na fila é o elétrico Hyundai Ioniq 5.
Esqueça o Ioniq híbrido, que estreou no Brasil quando já estava fora de linha. O Ioniq 5 é o SUV médio de estilo incomum e de última geração. Foi ele o responsável por inaugurar a elogiada plataforma E-GMP, exclusiva dos carros elétricos – e que acaba de estrear no Brasil com o Kia EV5.
No exterior, o Hyundai Ioniq 5 foi amplamente premiado pela crítica, ainda que as vendas nos Estados Unidos, por exemplo, tenham raramente excedido as 3.000 unidades/mês desde janeiro de 2022, quando chegou às lojas.
Há três versões distintas do Hyundai Ioniq 5 cotadas para serem lançadas no Brasil, cada uma com uma combinação mecânica distinta, que pode valorizar a potência ou a autonomia.
Isso porque o Ioniq 5 2025 pode ter motor traseiro de 228 cv e 35,7 kgfm (vai de 0 a 100 km/h em 7,5 s) ou tração integral, composta pela combinação do mesmo motor traseiro com um dianteiro de 101 cv e 26 kgfm, rendendo uma potência combinada de 325 cv e promete 0 a 100 km/h em 5,7 s.
Como ambos usam a mesma bateria de 84 kWh, a versão com apenas um motor é chamada de Long Range e tem autonomia de 570 km no ciclo europeu (WLTP).
O carregamento pode ser feito tanto em 400 V ou 800 V, abrindo espaço para uso de tomadas rápidas ou comuns sem necessidade de adaptadores. Na melhor das condições, é possível ir de 10% a 80% de carga em 18 minutos, com 5 minutos já garantido 100 km de rodagem. O carro também pode ter sua energia aproveitada por eletrônicos externos e até recarregar outros carros elétricos.
Ainda existe uma configuração mais modesta, com motor elétrico traseiro de 170 cv e 35,5 kgfm, para ir de 0 a 100 km/h em 8,5 s. Sua bateria tem 63 kWh e a autonomia WLTP é de 440 km.
O Hyundai Ioniq 5 poderá ser vendido no Brasil em três versões de acabamento: Platinum, Ultimate e Signature.
Apesar da variedade de opções, as virtudes que garantiram o sucesso do Ioniq 5 lá fora se mantêm. Entre elas, o amplo espaço interno (com 531 litros de porta-malas), dinâmica veicular supostamente empolgante, elevada segurança e bons recursos de automação da direção. E o modelo já desembarcará no Brasil reestilizado.
Como é o Hyundai Ioniq 5
Por fora, o Ioniq 5 pouco lembra os modelos recentes da marca. Na verdade, seu design é vagamente inspirado no primeiro Hyundai, o Pony, de 1975. Entretanto, as linhas quadradas do novo utilitário são mais estéticas e buscam remeter à modernidade, assim como faróis e lanternas que simulam pixels e relembram displays antigos.
Nesta sua primeira reestilização, a entrada de ar dianteira foi simplificada e alargada, por exemplo, dando aspecto mais funcional. As rodas de liga leve também foram redesenhadas para uma melhor aerodinâmica, junto com uma asa traseira maior. O comprimento total do carro aumentou em 2 cm em relação ao modelo anterior, chegando a 4,65 m.
O Ioniq 5 é grande, e só de entre-eixos são 3 metros. Assim, sobra espaço interno e há dois porta-malas: o traseiro com 531 l e outro sob o capô, com até 51 l, dependendo da versão. A posição dos motores também é pensada para não ocupar volume útil e, ao mesmo tempo, acrescentar estabilidade na direção. Ainda tem 1,9 m de largura e 1,6 m de altura, o que revela ser um carro maior do que aparenta.
Por dentro, a Hyundai aproveitou o espaço amplo para aplicar o conceito “Living Space”, no qual ergonomia e conforto são pensados não só para enquanto o carro estiver em movimento. Isso resulta em amplo teto solar, assoalho plano e bancos 30% mais finos, para ampliar a sensação de espaço sem comprometer o conforto.
Para justificar o apelo ambiental, o plástico interno é feito de garrafas PET, enquanto couro e todos os tecidos são vegetais, assim como as suas três opções de cores.
O painel também é clean, e os mostradores tradicionais dão lugar uma tela retangular idêntica (e embutida) à central multimídia, com 12 polegadas cada. Os controles de ar-condicionado, luzes e limpadores seguem físicos. Na reestilização, volante, bancos esportivos e pedais foram modificados e o console central recebeu um novo botão físico para controlar recursos como bancos aquecidos e ventilados, volante aquecido e auxílio de estacionamento.
O sistema de infoentretenimento foi atualizado e agora suporta atualizações de software remotamente. A central é enxuta por querer, já que o Ioniq 5 estreia o head-up display da Hyundai, capaz de transformar o para-brisas em uma terceira tela com realidade aumentada. Enriquecendo a experiência, há automação veicular de nível 2, capaz de guiar o SUV por conta própria em condições tranquilas.