Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Kia Sportage chegará ao Brasil em versão 1.6 híbrida leve que faz 16 km/l

Com motor 1.6 T-GDI, novo Kia Sportage apostará em sistema de 48 V para promover benefícios da eletrificação sem elevar demais seu preço

Por Eduardo Passos
18 fev 2022, 15h43
Kia Sportage ganhará design bem ousado no Brasil ainda em 2022
Kia Sportage ganhará design bem ousado no Brasil ainda em 2022 (Divulgação/Kia)
Continua após publicidade

Já não é segredo que a Kia lançará o novo Sportage 2023 no Brasil dentro de poucos meses. O que agora sabemos com mais detalhes, entretanto, são mais especificações do SUV médio, que deverá ser híbrido leve e virá com entre-eixos encurtado.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

As novas peças da “investigação” vieram graças ao leitor Alexandre Areias, que flagrou um veículo muito bem camuflado na cidade de Resende (RJ). Analisando seus detalhes, entretanto, descobrimos se tratar do Sportage na especificação europeia. O modelo deverá chegar ao Brasil do Velho Continente, sendo fabricado em Žilina, Eslováquia.

A principal diferença na versão europeia está no entre-eixos de apenas 2,68 m, 7,6 cm menor que o da versão alongada. Com balanço traseiro também diminuído, o SUV que chegará ao Brasil é 14,6 cm mais curto que o modelo global, com 4,51 m de comprimento.

Flagra Sportage
Novo SUV vem sendo testado frequentemente na Via Dutra, entre SP e RJ (Alexandre Areias/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Híbrido leve

Dados obtidos por QUATRO RODAS mostram que a Kia trouxe ao nosso país uma versão do Sportage com motor o 1.6 T-GDI. Com ajuda do sistema elétrico de 48 V, o Sportage MHEV chega aos 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio é de dupla embreagem de sete velocidades, também oferecido no recém-lançado Kia Stonic e a tração é dianteira.

Comprimento encurtado não deve comprometer o amplo espaço do utilitário
Comprimento encurtado não deve comprometer o amplo espaço do utilitário (Alexandre Areias/Quatro Rodas)

Estabelecida por meio de uma correia dentada ligada ao virabrequim, a força do motor elétrico é útil principalmente para permitir que o motor a gasolina trabalhe com maior tempo de abertura das válvulas de admissão – não apenas o momento mas a duração da abertura é variável. Isso reduz a força do motor a gasolina, mas também reduz a emissão de poluentes e consumo, que, segundo testes europeus, é de até 15,9 km/l de gasolina.

Painel do novo Kia Sportage
Painel do novo Kia Sportage (Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

Em situações de frenagem, a correia faz o trabalho inverso, alimentando a bateria que, em reação, gera uma força eletromagnética semelhante a um freio motor. A energia armazenada vira torque extra em arrancadas e serve para desligar o motor em descidas, contribuindo ainda mais para a economia.

Sistema híbrido leve eleva o preço do carro em cerca de R$ 10.000, mas promove evolução sensível no consumo do carro
Sistema híbrido leve eleva o preço do carro em cerca de R$ 10.000, mas promove evolução sensível no consumo do carro (Divulgação/Kia)

Telas e bastante espaço

Ainda que especificações detalhadas sejam desconhecidas — e uma variante híbrida plug-in não esteja descartada —, o Sportagem MHEV deve ser vendido no Brasil como versão SX. O modelo terá uma ampla tela curvada de série, que, seguindo a moda, integrará quadro de instrumentos digital e central multimídia, de 12,3’’ cada, dentro da mesma moldura.

Console central ganha espaço pela remoção das alavancas de freio e câmbio
Console central ganha espaço pela remoção das alavancas de freio e câmbio (Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

Recursos tecnológicos do Creta também são esperados, como a projeção de câmeras traseiras no painel, auxiliando a mudança de faixas, e controle de cruzeiro adaptativo com leitura de placas.

kia_sportage_gt-line_phev_3
Curvatura facilita a visualização de extremidades dos displays (Divulgação/Kia)

A sucursal europeia da Kia também priorizou espaço, apesar do entre-eixos mais curto. Como, ao contrário do Stonic, a bateria do Sportage fica sob os bancos de trás, o porta-malas tem generosos 591 l, e os ocupantes têm mais espaço para as pernas, ombros e cabeça.

Sistema híbrido leve eleva o preço do carro em cerca de R$ 10.000, mas promove evolução sensível no consumo do carro
Preço do novo Kia Sportage vendido no Brasil é esperado na casa dos R$ 250.000 (Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

Antes do Kia Sportage o mercado brasileiro deverá receber o novo elétrico Kia EV6. Ainda neste ano, porém, a quinta geração do Sportage é esperada por preços na casa de R$ 250.000.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.