Revelada em setembro deste ano, a nova geração da Toyota Tundra já está no Brasil – ao menos através de registros de patente feitos no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Os registros podem sugerir que a marca está de olho no sucesso das picapes RAM por aqui, além da vinda quase certa de Ford F-150 e Chevrolet Silverado ao Brasil. A Toyota, porém, nega.
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Questionada por QUATRO RODAS sobre os registros, a Toyota diz que não há “nenhuma intenção de comercializar a Tundra no Brasil”. De qualquer forma, a marca registrou duas configurações diferentes da sua maior picape: uma convencional, e a TRD, de credenciais mais esportivas e off-road.
Para os Estados Unidos, a Tundra oferece duas opções de motores, sempre a gasolina e acompanhadas de um câmbio automático de 10 marchas. A primeira opção é um V6 3.5 biturbo com 394 cv de potência e 66,2 kgfm de torque, enquanto a segunda combina um motor elétrico ao mesmo motor a combustão anterior, chegando a 443 cv e 80,6 kgfm.
Também são duas carrocerias diferentes: CrewMax, com caçamba de 1,67 ou 1,98 metro; e Double Cab, com 1,98 e 2,46 metros.
Como comparação, a Ford F-150 é equipada com um conjunto híbrido, que combina o V6 3.5 turbo de 380 cv a um motor elétrico de 47 cv extras. A RAM 1500 já vem ao Brasil com um V8 5.7 a gasolina de 400 cv. Já a Silverado tem um 2.7 turbo, um V8 5.3 e outro V8 6.2 de 426 cv a gasolina, além de um 3.0 turbodiesel.