Namorados: Revista em casa a partir de 10,99

Mais uma chinesa? XPeng prepara-se para vender elétricos no Brasil

Startup de carros elétricos já registrou o sedã P7+ no Brasil e anuncia vagas de emprego para começar a operação local

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 30 mar 2025, 17h18 - Publicado em 30 mar 2025, 14h00
XPeng P7+
XPeng P7+ (Divulgação/Xpeng)
Continua após publicidade

O Brasil está na mira da indústria automotiva chinesa e veremos cada vez mais fabricantes no país nos próximos anos. Uma das que estão de olho no país é a XPeng, uma das grandes startups de carros elétricos da China, que não só registrou um carro no Instituto Nacional da Propriedade Industria (INPI) como já começou a contrar pessoas para a operação brasileira.

Vagas de emprego aparecerem no LinkedIn, uma para gerente de marketing de produto e outra para country manager, ambas para São Paulo. Em ambos os casos, o anúncio da vaga foi feito pela própria XPeng direto na China, o que indica uma mudança nos planos – durante o Salão de Pequim (China) de 2024, executivos da marca diziam que a operação brasileira seria com uma parceira local.

XPeng P7+

A descrição do trabalho do country manager é outra indicação de que a XPeng virá por conta própria, por ser o repsonsável pelo escritório no mercado brasileiro e ainda ter que realizar todas a estratégia de desenvolvimento da marca no país, como rede de concessionários, produtos e pós-venda.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Enquanto isso, a XPeng já pediu o registro do desenho industrial de um de seus carros, o sedã P7+. É uma versão mais barata e maior do P7, com algumas mudanças mais profundas como uma melhora no espaço interno, principalmente na segunda fileira.

XPEng P7+ registrado no Brasil

Trata-se de um sedã bem longo, com 5,07 metros de comprimento, fazendo com que seja maior do que, por exemplo, o Honda Accord, que mede 4,97 m. É maior até do que o carro que poderia ser o seu rival mais próximo no país, o BYD Seal, que tem 4,80 m de comprimento.

Continua após a publicidade

Na China, é vendido com duas opções de bateria, de 60,7 kWh ou de 76,3 kWh, o que faz com que tenha uma autonomia entre 620 e 710 km, segundo o ciclo de testes chinês CLTC. A bateria menor dá energia para um motor de 245 cv, enquanto a mior adota um propulsor de 313 cv.

XPeng P7+

Os esforços da XPeng tanto para desenvolver carros elétricos quanto o sistema de condução autônoma tem chamado a atenção. A Volkswagen fez um aporte de US$ 700 milhões (R$ 4 bilhões) na empresa chinesas, comprando 4,99% das ações, com a intenção de colaborar no desenvolvimento de dois carros elétricos para o mercado chinês. Mais recentemente, as duas fabricantes anunciaram uma cooperação para desenvolver plataformas e softwares, reduzindo o tempo de desenvolvimento em mais de 30%.

Continua após a publicidade

Aos poucos, a XPeng tem expandido sua operação. Desde 2020, a empresa venda o SUV G3 na Noruega e tem trabalhado para entrar em outros países da Europa como Alemanha.

Não será fácil posicioná-lo no Brasil. Tem preço inicial de 186.800 yuan (R$ 148.188) e, como comparação, o BYD Seal parte de 139.800 yuan (R$ 110.903) em seu país de origem, mostrando como a XPeng tenta ser uma opção mais cara e equipada.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.