Nissan Frontier sairá de linha em duas fábricas; qual é o futuro da picape?
Produção da Nissan Frontier na Argentina será encerrada em menos de dois meses e substituta no Brasil não será a nova geração da picape
A Nissan vive um momento de reestruturação. Busca meios de poupar gastos e investimentos para reestruturar sua operação a nível global, como parte do plano Re:Nissan, para atravessar a maior crise da sua história.
Entre as ações que serão tomadas, está o fechamento das fábricas que produzem a Nissan Frontier nas Américas do Sul e Central, no momento em que se aguarda mais uma atualização da picape média. Mas todas as necessidades estão contempladas nos planos, que ainda estão mudando.
As Nissan Frontier vendidas no Brasil atualmente são importadas da Argentina. A fábrica de Córdoba, no entanto, encerrará a produção da picape ainda neste ano para se dedicar a carros da Renault, em especial a picape intermediária Renault Niagara. A princípio, a produção da Frontier seguiria até dezembro, mas a Nissan já estaria articulando uma antecipação deste prazo.
De acordo com o jornalista argentino Horacio Alonso, a Nissan começou a antecipar a data do fim da produção da Frontier em Córdoba. A data definida, por enquanto, é 9 de outubro. A picape média vinha sendo fabricada no país vizinho desde 2018.
Assim que anunciou o fim da produção da Frontier na Argentina, a Nissan sinalizou que a picape média voltará a ser importada do México – as primeiras unidades da atual geração, lançada em 2017, vinham de lá. Só não disse qual fábrica será responsável.
Acontece que a Nissan confirmou o fechamento da fábrica Civac, no México, que foi a primeira fábrica da Nissan construída fora do Japão e data de 1966. Esta fábrica é responsável pelos Versa e V-Drive e também pela Frontier.
O que a Nissan começará a fazer é migrar toda a produção da unidade Civac para a fábrica de Aguascalientes, onde o Sentra é fabricado. A migração completa acontecerá até 2027, mas a Frontier tem motivos para mudar de fábrica antes.
Nissan Frontier 2026 terá nova reestilização
Foi em março que a fabricante japonesa divulgou uma atualização mais profunda para sua picape média. Nas palavras da Nissan, a Frontier 2026 chegará “trazendo um design evoluído, central multimídia melhorada e um impressionante conjunto de tecnologias avançadas de assistência à condução”.
Para acompanhar o anúncio, veio um teaser da nova Frontier, que já adianta um pouco do que podemos esperar do design. Assim como a nova geração do Kicks, a picape terá linhas horizontais para os leds diurnos. Não é possível ver os faróis principais, que podem estar do lado da grade, devido ao led mais curto.
Além disso, a Frontier terá equipamentos mais avançados, como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, sistemas que ainda fica devendo. Também espera-se que receba central multimídia e quadro de instrumentos digital no mesmo patamar de evolução presente no novo Kicks.
O motor 2.3 biturbo será mantido, mas com algum esforço para melhorar seu desempenho. Hoje, seus 190 cv e 45,9 kgfm não são os piores números do segmento, mas está longe dos mais de 200 cv das picapes mais vendidas e nem mesmo seu câmbio automático de sete marchas consegue contornar sua falta de fôlego.
Esta nova Nissan Frontier mexicana, porém, não será a Frontier mais avançada à venda no mundo.
A Frontier com chassi da Mitsubishi Triton
Em simultâneo, a Nissan trabalha no desenvolvimento de uma Frontier evoluída, baseada no mesmo chassi da Mitsubishi Triton. A intenção não é só a redução de custos, mas também usar a experiência da Mitsubishi entre as picapes médias.
Neste caso, trata-se de uma nova geração para a Nissan Navara, que será fabricada na Tailândia para ser vendida em mercados da Ásia e da Oceania. Sua apresentação é esperada para o último trimestre deste ano, mas o início das vendas só acontecerá no ano fiscal de 2026, que começará em abril de 2026.
Nem mesmo esta picape terá versão híbrida, elétrica ou híbrida plug-in. No máximo, o que a Nissan vem considerando, é exportar a partir da China a Frontier Pro Plug-In desenvolvida em parceria com a Dongfeng e que foi apresentada em abril no Salão de Xangai. A picape híbrida não está descartada nem mesmo para o Brasil.


