Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Nova geração do Peugeot 2008 terá motor 1.0 turboflex híbrido no Brasil

Previsto para 2024, nova geração do Peugeot 2008 fará parte da ofensiva híbrida da Stellantis, que ainda terá motor 1.3 turbo híbrido a etanol no Brasil

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 17h03 - Publicado em 31 Maio 2023, 16h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A indústria automotiva, por bem ou mal, está empenhada em ajudar a diminuir emissões de carbono, e o carro elétrico é o grande protagonista desse movimento. Mas o elevado preço desse tipo de veículo é um entrave para países mais pobres como o Brasil, que aposta pesado nos híbridos e no etanol.

    A Stellantis é uma das que vêm tomando a dianteira nessa estratégia. O conglomerado que une marcas como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën está disposta a eletrificar, em diferentes níveis, boa parte de seu catálogo. E já planeja carros exclusivamente a etanol.

    Futuro Peugeot 2008 local será feito na Argentina e terá visual semelhante ao do novo e-2008 europeu
    Futuro Peugeot 2008 local será feito na Argentina e terá visual semelhante ao do novo e-2008 europeu (Divulgação/Peugeot)

    O primeiro item já havia sido adiantado por QUATRO RODAS, que revelou em julho do ano passado que os Fiat Pulse e Fastback receberiam sistema híbrido leve 48V, no qual um pequeno motor elétrico é conectado ao 1.0 turbo e auxilia em arrancadas ou em um start-stop avançado, semelhante ao Velejar do Kia Stonic.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Mas não para por aí: o novo Peugeot 2008, ainda inédito no Brasil, será mais um a receber essa tecnologia, que se estenderá a todos os modelos 1.0 turbo do grupo (a Strada turbo é a única que ainda não temos certeza).

    Fiat Strada Ranch (foto) são praticamente iguais no visual externo e idênticas na lista de equipamentos e preço: R$ 132.990
    Fiat Strada Ranch agora tem motor 1.0 turbo e custa R$ 132.990 (Divulgação/Fiat)

    O projeto P24, como é conhecido, deve trazer algumas novidades estéticas que estrearam recentemente com o e-2008, elétrico, na Europa, com destaque para as DRLs e o para-choque dianteiro redesenhados. Por outro lado, haverá simplificações mecânicas a fim de reduzir custos.

    Continua após a publicidade

    Entre essas mudanças, uma já confirmada é o motor 1.0 turbo flex, de Pulse e companhia, que rende 130 cv e 21,4 kgfm, acoplado ao câmbio CVT. Com o projeto de adaptação desse trem-de-força já sendo feito há algum tempo, a oferta de um Peugeot 2008 MHEV seria tarefa mais fácil, e já está internamente confirmada para o Brasil.

    Citroen C3 Aircross
    (Divulgação/Citroën)
    Com o plano de investimento de R$ 2,5 bilhões na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, esta mecânica também poderá ser estendida aos Citroën C3 Aircross e ao futuro SUV cupê derivado dele. Ambos são baseados na plataforma CMP, a mesma do novo Peugeot 2008.

    Continua após a publicidade

    A Stellantis ainda planeja ter carros com sistemas híbridos convencionais e híbridos plug-in, inclusive com estes sistemas eletrificados. Como o custo de um PHEV é elevado, é natural que ele estreie em modelos mais caros, como o Jeep CommanderRam Rampage, capazes de diluírem melhor esse acréscimo. Ao todo, a empresa terá três tecnologias de eletrificação no Brasil e elas fazem parte do programa Bio-Hybrid.

    Jeep Commander
    Jeep Commander é aposta óbvia para estrear mecânica híbrida plug-in prometida pela Stellantis (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O sistema será aplicado nas plataformas atuais, o que não inclui, portanto, a próxima geração do Jeep Compass – que será baseada na plataforma STLA Medium do novo Peugeot 3008. O SUV médio, entretanto, se encaixa nos que podem receber o sistema HEV e, claro, a versão exclusivamente a etanol do 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm.

    Continua após a publicidade
    RAM Rampage RT 2024
    RAM Rampage RT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Vale lembrar que, em breve, o Commander e o Compass ganharão versão com o mesmo motor 2.0 Hurricane-4 a gasolina da Rampage, com potência 272 cv e 40,8 kgfm, além do apelo esportivo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.