Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Citroën C3 turbo terá 130 cv e preço em torno de R$ 90.000

O primeiro Citroën C3 turbo já está pronto. É provável que outras versões, mais caras, cheguem para concretizar a aposentadoria do motor 1.6

Por Eduardo Passos
4 jun 2024, 19h00

Lançado em 2022, o Citroën C3 atual veio para ser barato, e conseguiu. Um dos veículos mais em conta do Brasil, ele oferece valioso espaço extra frente a Renault Kwid e Fiat Mobi. Também há versões mais caras, com motor 1.6, além de design que, ainda subjetivo, certamente é mais interessante que o estilo “burocrático” dos concorrentes.

Mesmo assim, o C3 ainda fica longe de Kwid e Mobi nas vendas, e a Citroën prepara uma novidade importante: o motor 1.0 turbo mais potente do país. É utilizando esse propulsor de 130 cv e 20,4 kgfm que o novo Citroën C3 2025 deverá ser, também, a forma mais barata de se ter um carro zero-km turbinado.

Há expectativa de que carros zero-km voltem a custar menos de R$ 60.000
O C3 ganhou nosso comparativo, mas ainda vende bem menos que Fiat Mobi e Renault Kwid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O C3 turbo já está em testes finais, e QUATRO RODAS fez contato com pessoas envolvidas no projeto como uma segunda apuração. Como cada centavo importa, entretanto, não espere muita coisa além da potência e torque extras.

Quais os problemas do Citroën C3?

Nada incomoda tanto os donos do novo C3 quanto o acabamento e a durabilidade. É o que ouvimos de uma fonte ligada ao desenvolvimento e interações incrementais do projeto CC21 (Novo Citroën C3).

Citroën C3
Aspecto dos plásticos e quadro de instrumentos simplório irritam os clientes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não surpreende, já que, em nossos primeiros contatos com o compacto, adiantamos que itens como a chave rústica, comandos de vidro traseiro no console e rebarbas plásticas causariam aborrecimento. Outro aspecto foi o surgimento de falhas que, de tão constantes, levaram os concessionários a ameaçar com processo a Citroën no ano passado.

Segundo apuramos, muito teve a ver com a condução turbulenta do Novo C3, que ocorreu junto à fusão de FCA e PSA e ainda teve o desenvolvimento dividido entre brasileiros e indianos (com objetivos por vezes distintos).

Divulgação
Incrementos do C3 Aircross, portanto, são um caminho natural para evoluir o irmão menor (Divulgação/Citroën)

Logo, o timing parece adequado para o C3 passar por uma revitalização na imagem, aproveitando a chegada do Basalt. Nada melhor que ostentar o motor T3, que já equipa Fiat Pulse, Peugeot 208, Fiat Strada, Fiat Fastback, Citroën C3 Aircross etc.

Citroën C3 2
Chave também pode mudar (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como é o Citroën C3 T200?

Uma versão já pronta é o Citroën C3 YOU, que também usará o câmbio CVT. Em termos de equipamentos, a principal adição deverá ser o quadro de instrumentos digital de 7”, substituindo o simplório velocímetro que sequer é acompanhado do conta-giros.

Continua após a publicidade
Controle dos vidros traseiros no console central, entretanto, já é mudança cara e complexa demais para manter o preço competitivo
Controle dos vidros traseiros no console central, entretanto, já é mudança cara e complexa demais para manter o preço competitivo (Team-BHP/Reprodução)

Acontece que o C3 YOU já faz parte de um novo padrão global de versões adotado pela marca. Nesse padrão, os YOU são modelos básicos, seguidos respectivamente dos PLUS e MAX. E o que isso significa? Que, provavelmente, haverá mais C3 turbo a caminho, em variantes mais equipadas que substituirão aquelas com motor 1.6 aspirado, de 120 cv e 15,7 kgfm.

Na Índia, C3 Aircross já adota a ordem "YOU, PLUS e MAX"
Na Índia, C3 Aircross já adota a ordem “YOU, PLUS e MAX” (Reprodução/Citroën)

Nos hipotéticos C3 PLUS e C3 MAX, podemos esperar por itens do Aircross, como bancos em material que imita couro, rodas diamantadas em aro 16 ou 17 e faróis em LED. Mas o C3 YOU já pode oferecer melhorias importantes para a percepção do comprador.

Além do quadro de instrumentos, há chances de mudança da chave por uma do tipo canivete e até de ar-condicionado digital. Aproveitando as adaptações para o novo motor, é natural que a Stellantis esteja fazendo o máximo que dá para melhorar a resposta da suspensão do carro sem que precise trocar muitas peças. Por fim, também deve haver foco no controle de qualidade e mudanças pontuais no acabamento interno.

Continua após a publicidade
Citroën C3
Versões 1.6 devem sair com a chegada de outras variantes com motor 1.0 turbo, mais equipadas que o C3 YOU (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Citroën C3 YOU deve chegar às lojas em alguns meses, com a pretensão de ser o carro turbo mais barato do Brasil. Por conta disso e do reposicionamento na gama, não se assuste se o compacto estrear por cerca de R$ 90.000, ainda que em preço promocional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.