Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Citroën C3 turbo terá 130 cv e preço em torno de R$ 90.000

O primeiro Citroën C3 turbo já está pronto. É provável que outras versões, mais caras, cheguem para concretizar a aposentadoria do motor 1.6

Por Eduardo Passos
4 jun 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lançado em 2022, o Citroën C3 atual veio para ser barato, e conseguiu. Um dos veículos mais em conta do Brasil, ele oferece valioso espaço extra frente a Renault Kwid e Fiat Mobi. Também há versões mais caras, com motor 1.6, além de design que, ainda subjetivo, certamente é mais interessante que o estilo “burocrático” dos concorrentes.

    Mesmo assim, o C3 ainda fica longe de Kwid e Mobi nas vendas, e a Citroën prepara uma novidade importante: o motor 1.0 turbo mais potente do país. É utilizando esse propulsor de 130 cv e 20,4 kgfm que o novo Citroën C3 2025 deverá ser, também, a forma mais barata de se ter um carro zero-km turbinado.

    Há expectativa de que carros zero-km voltem a custar menos de R$ 60.000
    O C3 ganhou nosso comparativo, mas ainda vende bem menos que Fiat Mobi e Renault Kwid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O C3 turbo já está em testes finais, e QUATRO RODAS fez contato com pessoas envolvidas no projeto como uma segunda apuração. Como cada centavo importa, entretanto, não espere muita coisa além da potência e torque extras.

    Quais os problemas do Citroën C3?

    Nada incomoda tanto os donos do novo C3 quanto o acabamento e a durabilidade. É o que ouvimos de uma fonte ligada ao desenvolvimento e interações incrementais do projeto CC21 (Novo Citroën C3).

    Citroën C3
    Aspecto dos plásticos e quadro de instrumentos simplório irritam os clientes (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Não surpreende, já que, em nossos primeiros contatos com o compacto, adiantamos que itens como a chave rústica, comandos de vidro traseiro no console e rebarbas plásticas causariam aborrecimento. Outro aspecto foi o surgimento de falhas que, de tão constantes, levaram os concessionários a ameaçar com processo a Citroën no ano passado.

    Segundo apuramos, muito teve a ver com a condução turbulenta do Novo C3, que ocorreu junto à fusão de FCA e PSA e ainda teve o desenvolvimento dividido entre brasileiros e indianos (com objetivos por vezes distintos).

    Divulgação
    Incrementos do C3 Aircross, portanto, são um caminho natural para evoluir o irmão menor (Divulgação/Citroën)

    Logo, o timing parece adequado para o C3 passar por uma revitalização na imagem, aproveitando a chegada do Basalt. Nada melhor que ostentar o motor T3, que já equipa Fiat Pulse, Peugeot 208, Fiat Strada, Fiat Fastback, Citroën C3 Aircross etc.

    Continua após a publicidade
    Citroën C3 2
    Chave também pode mudar (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Como é o Citroën C3 T200?

    Uma versão já pronta é o Citroën C3 YOU, que também usará o câmbio CVT. Em termos de equipamentos, a principal adição deverá ser o quadro de instrumentos digital de 7”, substituindo o simplório velocímetro que sequer é acompanhado do conta-giros.

    Citroën C3 Feel (3)
    Controle dos vidros traseiros no console central, entretanto, já é mudança cara e complexa demais para manter o preço competitivo (Team-BHP/Reprodução)

    Acontece que o C3 YOU já faz parte de um novo padrão global de versões adotado pela marca. Nesse padrão, os YOU são modelos básicos, seguidos respectivamente dos PLUS e MAX. E o que isso significa? Que, provavelmente, haverá mais C3 turbo a caminho, em variantes mais equipadas que substituirão aquelas com motor 1.6 aspirado, de 120 cv e 15,7 kgfm.

    Continua após a publicidade
    Citroën C3 YOU PLUS MAX
    Na Índia, C3 Aircross já adota a ordem “YOU, PLUS e MAX” (Reprodução/Citroën)

    Nos hipotéticos C3 PLUS e C3 MAX, podemos esperar por itens do Aircross, como bancos em material que imita couro, rodas diamantadas em aro 16 ou 17 e faróis em LED. Mas o C3 YOU já pode oferecer melhorias importantes para a percepção do comprador.

    Além do quadro de instrumentos, há chances de mudança da chave por uma do tipo canivete e até de ar-condicionado digital. Aproveitando as adaptações para o novo motor, é natural que a Stellantis esteja fazendo o máximo que dá para melhorar a resposta da suspensão do carro sem que precise trocar muitas peças. Por fim, também deve haver foco no controle de qualidade e mudanças pontuais no acabamento interno.

    Continua após a publicidade
    Citroën C3
    Versões 1.6 devem sair com a chegada de outras variantes com motor 1.0 turbo, mais equipadas que o C3 YOU (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Citroën C3 YOU deve chegar às lojas em alguns meses, com a pretensão de ser o carro turbo mais barato do Brasil. Por conta disso e do reposicionamento na gama, não se assuste se o compacto estrear por cerca de R$ 90.000, ainda que em preço promocional.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.