Novo Jeep Compass 2026 aparece em vídeo antes da estreia
Terceira geração do SUV médio será apresentada ainda em 2025, mas deve chegar ao Brasil somente em 2026

Em algum momento deste ano, a nova geração do Jeep Compass será apresentada mundialmente. Embora esteja fazendo silêncio sobre o assunto desde que divulgou um teaser em outubro passado, a Stellantis deu mais algumas pistas sobre o SUV médio ao deixar parte dele aparecer em um vídeo sobre inteligência artificial.
A terceira geração do Compass aparece rapidamente em um vídeo sobre tecnologia e o uso de inteligência artificial no desenvolvimento dos veículos da Stellantis. No momento em questão, um funcionário está passando por uma apresentação e mostra o efeito do gerador de modelos e alterna entre o novo Jeep e o Peugeot 3008 atual.
Esta troca dos painéis no vídeo entre o Jeep e o Peugeot é justificada. O SUV francês adotou a plataforma STLA Medium na troca de geração realizada no ano passado e o mesmo acontecerá com o Compass. O vídeo mostra a arquitetura recebendo a carroceria dos dois utilitários em sequência.
Outra dica é o terceiro slide na sequência, que mostra partes separadas com a plataforma, o chassi e as rodas. A legenda da imagem à direita diz “J4U NA BEV mass: 2470 kg”. J4U é o nome do projeto do Compass, enquanto NA é North America (América do Norte) e BEV significa Battery Electric Vehicle (veículo elétrico a bateria). E ainda diz o peso do carro, de 2.470 kg.
A própria Stellantis havia confirmado que o novo Compass terá uma versão 100% elétrica, seguindo os planos de eletrificação da empresa. A base STLA Medium permitirá que esta configuração torne-se realidade, ao contrário da geração anterior.
Infelizmente, a imagem não ajuda a ver como será o design do Jeep. É possível notar a tradicional grade com sete entradas de ar, terminando nos faróis. O teaser e o flagra do carro em testes já davam dicas de que a Jeep não deverá revolucionar no estilo, mantendo uma identidade familiar no utilitário.
Todos os rumores até agora apontam que o Compass irá crescer, permitindo que o Renegade também fique maior e se afaste do Avenger. O modelo atual mede 4,40 metros de comprimento, sendo um dos menores SUVs médios do segmento. Como exemplo, tanto o Toyota Corolla Cross quanto o Volkswagen Taos medem 4,46 metros.
A expectativa é que a nova geração do Jeep Compass seja produzida em Goiana (PE) a partir de 2026 e, assim como no mercado global, ofereça diversas motorizações. Há chances de que seja o primeiro a ter a tecnologia Bio-Hybrid em uma versão híbrida plena ou plug-in, ao invés do sistema híbrido leve que equipa os Fiat Pulse e Fastback.