Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Novo Peugeot 2008 virá idêntico ao europeu, mas não repare demais

Novo Peugeot 2008 do nosso mercado já circula pela Argentina, onde será feito. O contato próximo permite ver onde ele mudará em relação ao irmão europeu

Por Eduardo Passos
27 jun 2024, 21h22
O nosso Peugeot 2008 é diferente do europeu, mas é difícil enxergar isso
O nosso Peugeot 2008 é diferente do europeu, mas é difícil enxergar isso (Braian Salbatierra/Botón de Arranque)
Continua após publicidade

É questão de semanas para o novo Peugeot 2008 ser lançado no Brasil. A nova geração do SUV compacto deve chegar até agosto e mudará bastante, sendo uma alternativa mais luxuosa ao Fiat Pulse (ou trocando off-road pelo requinte frente ao Jeep Renegade).

O projeto P24, como chamado internamente na Stellantis, tratou de pegar o 2008 europeu, lançado em 2019, e adaptá-lo para a América do Sul. O nosso utilitário será produzido na Argentina, mas a principal mudança no intercâmbio acabou sendo o conjunto de motor 1.0 turboflex e câmbio CVT, que vem do Brasil.

Novo Peugeot 2008 2025 flagrado na Argentina (10)
Feito na Argentina, o Peugeot 2008 que será vendido no Brasil tem carroceria idêntica à versão europeia (Braian Salbatierra/Botón de Arranque)

Com lançamento próximo, há várias flagras que mostram uma carroceria idêntica ao irmão da Europa, mas as imagens que vieram da Argentina reforçam o que apuramos quanto às simplificações do carro.  Isso porque Braian Salbatierra, da página Botón de Arranque no Instagram, foi um segredeiro dedicado, realizando imagens próximas e de alta resolução do carro que encontrou, estacionado tranquilo próximo ao estádio do River Plate, em Buenos Aires.

Todos os carros da Stellantis com 1.0 turbo e câmbio CVT devem receber sistema híbrido leve
Peugeot 2008 vendido na Europa (Divulgação/Peugeot)
Continua após a publicidade

Estilo europeu

As fotos deixam claro que o visual do nosso Peugeot 2008 seguirá à risca o facelift que o mercado europeu recebeu no ano passado, com DRLs que lembram as garras de um leão, nova assinatura luminosa das lanternas e o novo emblema da fabricante. A unidade flagrada é de um 2008 Allure, a versão intermediária.

Novo Peugeot 2008 2025 flagrado na Argentina (4)
Peugeot 2008 Allure terá rodas de aro 17 (Braian Salbatierra/Botón de Arranque)

As rodas de aro 17 trazem um desenho ousado, sempre deixando claro que, dentro da Stellantis, cabe à Peugeot apostar em conceitos estilísticos mais vanguardistas. Os faróis full-led estão presentes, assim como sensores e câmeras de ré à frente e atrás. A antena de rádio é do tipo barbatana e, em geral, fica evidente uma presença mais imponente do carro, que tende a ostentar mais requinte que outros SUVs compactos do mercado.

Continua após a publicidade

Receita brasileira

Ouvimos que a Stellantis fez questão de manter a qualidade mecânica o mais próxima possível à que os europeus têm acesso, a fim de fazer a Peugeot se destacar. Mas é impossível não mexer no conjunto quando motor e câmbio são novos. Para tanto, a geometria de suspensão mudou, assim como alguns componentes mecânicos.

Novo Peugeot 2008 2025 flagrado na Argentina (8)
Quadro de instrumentos digital e central multimídia de 10″ são os mesmos do 208 (Braian Salbatierra/Botón de Arranque)

Para o que o Brasil pede, muitas vezes não foi possível aproveitar o que já vem da Europa, sendo preciso recorrer a fornecedores locais. É importante frisar que, segundo as fontes, não houve piora, mas a famosa “tropicalização” e foco na durabilidade. Por outro lado, “o interior foi empobrecido”. O acabamento do painel é mais simples, assim como a forração, estofamento e tecidos dos bancos. Tanto o display da multimídia quanto os alto-falantes também são um pouco mais baratos.

Continua após a publicidade
Novo Peugeot 2008 2025 flagrado na Argentina (8)
Mas é provável que a economia nos tecidos e painéis de porta façam o nosso modelo mais barulhento (Braian Salbatierra/Botón de Arranque)

O motor 1.0 turbo flex (130 cv/20,4 kgfm) é parelho ao 1.2 turbo mais caro das versões europeias (130 cv/23,4 kgfm), com a vantagem da produção massiva em Betim (MG) e do ajuste ao etanol. Mas talvez esteja em seu ronco a principal piora frente ao 2008 do Norte.

Isso porque um dos destaques do Peugeot 2008 europeu é o isolamento acústico, e justamente nos painéis de porta houve a simplificação mais aguda do interior, ouvimos. Certamente um dano calculado para que o modelo chegue competitivo, a cerca de R$ 130.000. “Nessa faixa de preço, não há nada tão bom aqui”, disse o funcionário da Stellantis, que sabe como o prato é feito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.