Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Novo Toyota Corolla híbrido terá motor mais eficiente e autonomia de 2.100 km

Com a possível chegada da 13ª geração do Corolla, a Toyota prepara uma grande atualização, sendo visual e também mecânica

Por Lucas Parente
24 jul 2024, 14h54
nova-geracao-toyota-corolla---projecoes (1)
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Faz seis anos que a atual geração do Toyota Corolla está em produção no Brasil. Já está no final do seu ciclo de vida e o lançamento da próxima geração está previsto para 2026. Uma das principais novidades será uma inédita versão híbrida plug-in que poderá entregar até 2.100 km de autonomia para enfrentar rivais chineses.

De acordo com o site chinês Best Car, a 13ª geração do Toyota Corolla estará muito focado em melhorar sua eficiência, seja com um bom trabalho na sua aerodinâmica, seja com o uso de motores a combustão de nova geração. E isso se estenderá a todas as opções de carroceria: hatch, sedã, perua e, posteriormente, à nova geração do SUV Corolla Cross.

Segundo a publicação, o novo Corolla se valerá da sua altura baixa para melhorar sua aerodinâmica, de forma a reduzir o seu consumo de gasolina. Os novos motores também proporcionarão melhoras no aspecto aerodinâmico devido à premissa de ter um bloco menor.

nova-geracao-toyota-corolla---projecoes
(Reprodução/Internet)

A publicação também sinaliza que a nova geração do Prius servirá como inspiração para o visual do novo Corolla, principalmente nas entradas de ar dianteiras.

Continua após a publicidade

No Japão, as versões de entrada do Corolla terão motor quatro cilindros 1.5 aspirado com 130 cv e 15 kgfm. Esse motor também será usado para o sistema híbrido (HEV), mas disponibilizado ao carro 100 cv e 13 kgfm. Ainda não se sabe qual será a potência do motor elétrico a ser combinado a ele.

Para completar a linha, também existirá uma variante 1.5 turbo com 180 cv e 23 kgfm, que substituirá o 2.5 aspirado usado pela Toyota em diversos carros híbridos, como o RAV4. E, pela primeira vez, o Corolla terá um sistema híbrido plug-in, trazendo lições aprendidas com o Prius Prime.

Continua após a publicidade
Motor Toyota
Protótipo do novo motor 1.5 da Toyota (Divulgação/Toyota)

A principal meta dos engenheiros da Toyota é usar a eficiência energética para enfrentar os chineses. Recentemente a BYD anunciou que seu sistema híbrido plug-in é capaz de ter uma eficiência térmica de 46,06%, o que ajuda os carros a passar dos 2.000 km de autonomia com um tanque. Em contraponto, o motor mais atual da Toyota é capaz de alcançar “apenas” 41% de eficiência.

Há pouco tempo, a Toyota falou um pouco mais sobre o desenvolvimento de sua nova linha de motores. Além da substituição do motor 2.5 aspirado pelo 1.5 turbo, que promete redução de consumo em até 30%, a marca também está desenvolvendo um 2.0 turbo para substituir o atual 2.4 turbo. A fabricante afirmou que o propulsor será menor e com um curso de pistão mais curto, o que permitirá aos veículos um capô mais baixo, melhorando a aerodinâmica dos seus carros.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Caso o novo Toyota Corolla siga o planejado e estreie no Japão em 2026, devemos esperar a nova geração por aqui em 2027. Como a fábrica de Indaiatuba (SP) será fechada, a empresa passará a produzir o Corolla em Sorocaba (SP), onde também são feitos o Corolla Cross, os Yaris Hatch e Sedan e, em breve, o Yaris Cross.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.