Omoda terá híbrido flex no Brasil antes de Chevrolet e Volkswagen
Marca chinesa começará a vender no Brasil no início de 2025 com híbrido leve com motor 1.5 turbo com injeção direta flex
Em operação conjunta, as marcas Omoda e Jaecoo deixaram para iniciar a venda dos seus carros no primeiro trimestre de 2025. Pelo menos a estreia promete ser robusta, com 50 concessionárias espalhadas pelo Brasil e carro com motor híbrido flex com injeção direta.
O carro mais barato no início das vendas será o Omoda 5 MHEV. Seu motor é um 1.5 turbo com injeção direta flex combinado com um sistema híbrido leve de 48V, que gera até 157 cv e 23,1 kgfm quando com gasolina. É o mesmo motor dos Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro Hybrid – a Omoda|Jaecoo pertence à Chery Global.
O câmbio é automático CVT com simulação de nove marchas. A marca fala em um consumo médio de 11 km/l com etanol e 16 km/l com gasolina.
É um bom ganho na comparação com os Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro, que até têm versões híbridas leve flex, mas com uma versão do motor 1.5 turbo com injeção multiponto, convencional, com 147/150 cv e 21,4 kgfm, também com câmbio CVT.
O Omoda 5 tem dimensões equivalentes às de um Jeep Compass, com 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, além de 378 l de porta-malas.
Até o início de 2025 o Compass poderá ter uma versão híbrida leve, mas a marca chinesa ainda estará à frente de Volkswagen, Chevrolet, Renault e Honda, que já falam na eletrificação dos seus carros mas com planos de lançamento mais tardio. A Omoda pegará pronto um conjunto mecânico usado pela Caoa, mas que não fez tanta diferença na eficiência do Tiggo 5x Pro.
Este mesmo SUV terá uma versão elétrica, chamada Omoda 5 EV. Utiliza um motor de 225 cv e 34,7 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 61 kWh. Os testes na Europa indicam que tem uma autonomia de 430 km, pelo ciclo WLTP. Será lançado simultaneamente à versão a combustão. Enquanto a versão flex terá preço ao redor dos R$ 170.000, o elétrico custaria cerca de R$ 220.000. A diferença visual entre os dois está no visual dianteiro, descartando a grade, e no acabamento melhorado nas portas.
Junto deles, teremos também o Jaecoo 7, um SUV médio posicionado como uma opção acima ao Omoda 5. Desembarcará primeiro na versão com o motor 1.5 turbo a gasolina combinado com sistema híbrido plug-in (PHEV), de 339 cv e 52 kgfm, prometendo uma autonomia de até 1.200 km. A fabricante tem planos para uma opção com motor 1.6 turbo sem eletrificação, ainda em estudos.