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Radar RD6: picape elétrica anti-Hilux tem lançamento no Brasil confirmado

Exclusivo: picape elétrica com plataforma de Volvo terá versões com até 428 cv e já desembarcou no Brasil para os primeiros testes

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 abr 2024, 10h00
Radar RD6 Brasil
 (//Reprodução)
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O primeiro lote da picape elétrica Radar RD6 desembarcou no Brasil na última semana. São as seis primeiras unidades que serão usadas em testes para tropicalização e homologação do modelo no Brasil. A intenção é lançar picape em versões com tração traseira e 4×4 no Brasil ainda em 2024.

A Radar é uma nova marca do Grupo Geely – dono da Volvo, da Zeekr e da Smart – criada em 2022. Seu primeiro e único modelo (por enquanto) é a Radar RD6, uma picape elétrica com trejeitos de Fiat Toro e Ford Maverick, mas porte de Toyota Hilux.

Radar RD6 Brasil
(Geely/Divulgação)
Radar RD6 Brasil
(//Reprodução)

Em dezembro, QUATRO RODAS publicou, com exclusividade, que havia estudos para o início das operações da Radar no Brasil.

Agora sabemos que quem está por trás da operação no Brasil é a Timber, empresa do Grupo Rodoparaná que comercializa máquinas e veículos pesados das marcas Ponsse (finlandesa) e Sany (chinesa).

Radar RD6 Brasil
(//Reprodução)
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Ainda não está decidido se a picape RD6 será vendida com a marca Radar ou Riddara – como também é conhecida em alguns mercados internacionais. Na dúvida, as unidades enviadas para o Brasil têm logotipos da Geely.

Radar RD6 Brasil
(//Reprodução)

Radar é uma palavra do nosso vocabulário, mas neste caso é usada como um acrônimo de “Rational Alone Discovery Accompany Romantic”, ou “Racional Sozinho Descoberta Acompanha Romântico” na tradução literal. Simplesmente não faz sentido.

Radar RD6 Brasil
(//Reprodução)

Nas próximas semanas, engenheiros da Timber serão enviados para a Costa Rica com o objetivo de ter treinamentos sobre peças, serviços e processos de garantia. A operação para o Brasil prevê pontos de vendas exclusivos em locais estratégicos e a homologação de oficinas para serviços de manutenção. 

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Como é a Radar RD6?

Radar RD6 Brasil
(Geely/Divulgação)

A Radar RD6 tem 5,26 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,83 de altura e distância entre-eixos de 3,12 m. Logo, ela chega a ser 20 cm mais comprida que uma Ford Maverick e fica mais próxima da Toyota Hilux, que é uma picape média com comprimento de 5,23 m. 

Contudo, como Toro e Maverick, a RD6 é monobloco: usa a plataforma SEA, a mesma do Volvo EX30 e do Zeekr X, mas em uma variação destinada a veículos comerciais elétricos.

Radar RD6
(Radar/Divulgação)
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Isso faz todo o sentido. A proposta no mercado chinês é de uma picape versátil e voltada para o público jovem dos grandes centros urbanos, mas que gosta de ir ao campo ou à praia nos finais de semana. Não é muito diferente das picapes monobloco vendidas no Brasil.

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Estas primeiras unidades que chegaram ao Brasil na última semana têm apenas um motor traseiro com 272 cv e 39,71 kgfm. A autonomia varia de acordo com a bateria: a menor tem 63 kWh e garante 400 km de alcance. Acima dela há a intermediária de 86 kWh e 500 km de autonomia. Por último, a maior tem 100 kWh e permite a picape rodar por até 632 km com apenas uma carga. Aceitam recarga a uma potência de até 120 kW.

Radar Horizon RD6
(Geely/Divulgação)

A Radar RD6 4×4 tem dois motores e foi lançada com a linha 2024. Soma 428 cv e 60 kgfm, e vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos – um avanço e tanto frente aos 6,9 s da versão de 272 cv. A velocidade máxima é de 190 km/h. A capacidade de carga é de 865 kg, enquanto a caçamba tem 1.200 litros de capacidade volumétrica. 

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Design da Radar RD6

Radar Horizon RD6
(Geely/Divulgação)

Em questão de visual, a Radar RD6 é bem moderna e deve agradar ao consumidor brasileiro. Sem muita extravagância, a dianteira é simples, com faróis finos, uma grade falsa estreita e com um friso que integra os DLRs em forma de C.

Radar Horizon RD6
(Geely/Divulgação)

A versão 4×4 tem algumas mudanças sutis, como a marca “RADAR” tomando todo o espaço da grade dianteira (na 4×2 existe uma barra iluminada atravessando a frente), enquanto na tampa traseira há um emblema 4WD mais discreto, mas mantém a fina lanterna atravessando toda a tampa da caçamba.

Radar RD6 Brasil
(Geely/Divulgação)
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Por dentro a Geely não inovou e reproduziu o interior do seu SUV Haoyue. Isso não é ruim, já que a cabine tem aspecto moderno e condiz com a realidade da picape, de ser um veículo mais voltado para a cidade do que para o trabalho pesado. Há duas telas de 12,3’’ e iluminação ambiente de 72 cores, ar-condicionado e interação por voz. 

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Atrás, destaque para as saídas de ar-condicionado e para a possibilidade de levantar o assento para transportar caixas ou itens mais sensíveis.

Radar RD6
Radar RD6 (Geely/Divulgação)
painel de energia radar rd6
(geely/Divulgação)

Ela também está equipada com acabamento em couro sintético, bancos dianteiros elétricos, auto-hold e controle de descida em rampa. Na dianteira há um ‘frunk’ de 70 litros, enquanto a caçamba tem diversas tomadas de diferentes padrões que, segundo a marca, podem alimentar até 5 ar-condicionados domésticos de uma vez – a função V2L tem 6,6 kW de potência máxima na versão com tração dianteira e até 21 kW na 4×4.

Para segurança, a RD6 tem airbags frontais duplos, laterais e de cortina, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro, aviso de saída de faixa, aviso de colisão dianteira e traseira, assistência de troca de faixa, frenagem autônoma de emergência e reconhecimento de sinais de trânsito. Há também câmera de ré e visão de 360 graus, que está reservada para as versões topo de linha, assim como boa parte dos ADAS.

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