Poderia estar tudo pronto para o lançamento do Renault Kardian em março, mas não está. Inclusive, uma inesperada versão com motor 1.0 turbo e câmbio manual de seis marchas, que aparentemente não estava nos planos originais, pode só chegar às lojas depois do lançamento oficial.
A expectativa era por uma versão de entrada que mantivesse o motor 1.6 16V de 120 cv e o câmbio manual de seis marchas do Stepway. Mas o fato da Renault ter continuado a produção do Stepway em 2024 pode indicar o que fez essa mudança de planos e o motor 1.6 pode ficar limitado à exportação.
Herdeiro do Sandero RS
Embora só esteja previsto para a versão de entrada, com rodas aro 16 com calotas, o Kardian 1.0 turbo manual tem chances de ser bem interessante. Ele não só herda o câmbio manual de seis marchas do Sandero RS, como tem mais torque que a versão esportiva, que tinha 20,9 kgfm gerados por um 2.0 aspirado (de 150 cv).
Todo Renault Kardian 2024 terá o motor 1.0 TCe turbo, um novo três cilindros com turbo, injeção direta flex e sistema start-stop, que gera 125 cv e 22,4 kgfm com álcool.
E mesmo a versão de entrada também poderá ser combinada com o câmbio EDC, um automatizado de dupla embreagem com seis marchas que se tornará padrão na linha Renault e chegará a outros modelos.
Quais serão as versões do Renault Kardian?
Quatro versões estão previstas. O Kardian Evolution será o mais básico, com rodas de aço aro 16 com calotas que imitam rodas diamantadas e painel com faixa de plástico rígido, mas não terá chave presencial. Esta versão poderá surgir apenas meses depois do lançamento, inclusive com a oferta do câmbio manual de seis marchas.
A versão intermediária Tecno já teria as rodas de 17 polegadas diamantadas, chave presencial e frenagem de emergência, além de acabamento exclusivo. Já a topo de linha Iconic terá bancos de couro marrom, além dos equipamentos da série especial de lançamento.
O Kardian Premier Edition terá a carroceria na cor laranja energie com teto preto, painel com faixa de vinil e costuras laranjas, iluminação ambiente nas portas, bancos com tecido com degradê laranja e os sistemas ADAS, como frenagem de emergência e piloto automático adaptativo. Esta versão entra em pré-venda ainda em março.