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Renault Kwid elétrico terá versão de carga com mais volume que Fiat Strada

Com E-Kwid Cargo já homologado, Renault deverá investir em frotistas para ampliar a presença do Kwid elétrico no Brasil

Por Eduardo Passos
Atualizado em 8 fev 2022, 12h34 - Publicado em 8 fev 2022, 09h55
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  • Renault E-Kwid Cargo deverá seguir o irmão europeu, Dacia Spring
    Renault E-Kwid Cargo deverá seguir o irmão europeu, Dacia Spring (Divulgação/Dacia)
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    No mês passado, quando a Renault apresentou a versão reestilizada do Kwid nacional, a marca aproveitou para exibir, pela primeira vez, a versão elétrica do subcompacto, com chegada ao Brasil confirmada para 2022.

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    O E-Kwid, como foi batizado, virá da China, onde já é vendido, mas seu motor será exclusivo do mercado brasileiro, com produção local e mais potência e, possivelmente, torque. Agora, dados obtidos por QUATRO RODAS mostram uma importante utilidade dessa força extra: transporte de cargas.

    Modelo abre mão dos bancos traseiros para levar mais carga, que fica separada do condutor por uma tela
    Modelo abre mão dos bancos traseiros para levar mais carga, que fica separada do condutor por uma tela (Divulgação/Dacia)

    Renault E-Kwid Cargo

    Sabemos disso porque, segundo apurou QUATRO RODAS, há uma versão do E-Kwid liberada para vendas, o E-Kwid Cargo. Ele deve seguir as mesmas configurações do seu equivalente europeu, o Dacia Spring, que na versão de fretes urbanos abriu mão dos bancos de trás para expandir seu porta-malas.

    Dacia Spring Cargo (1)
    Interior é quase idêntico ao do novo Renault Kwid, com seletor de marcha no lugar do câmbio manual (Divulgação/Dacia)

    Com 1.100 litros de volume e 325 kg de capacidade de carga, o carrinho elétrico será voltado para o chamado last mile, a perna final do frete de um produto, do armazém intermediário ao endereço do cliente. O motor de 44 cv e 12,7 kgfm deve ser mudado para uma variante nacional, ou ao menos exclusiva do Brasil.

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    Uma vez que esses trajetos são majoritariamente urbanos, a autonomia de menos de 300 km acaba não sendo o maior dos problemas, já que veículos desse tipo costumam rodar durante o dia e serem recarregados pela noite. Caso uma recarga emergencial seja necessária, cidades grandes do Brasil já contam com pontos de recarga de baixa capacidade, pelo menos.

    Dacia Spring Cargo (1)
    Capacidade de carga não é alta, mas o volume supera a caçamba da Fiat Strada, por exemplo (Divulgação/Dacia)

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    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
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