Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Stellantis quer ser a primeira fabricante com motores híbridos nacionais

Stellantis quer eletrificação dos Fiat Pulse e Fastback, e dos Jeep Renegade e Compass com tecnologia nacional e "em breve"

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 ago 2022, 12h26 - Publicado em 25 ago 2022, 12h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A gama de opções de carros híbridos vem aumentando bastante no Brasil, especialmente no mercado de carros de luxo. Isso vale para híbridos leves (MHEV), híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV). Mas todos são importados ou montados localmente, e caros.

    A Stellantis, porém, quer popularizar os carros híbridos leves no Brasil. O projeto vai além de combinar a tecnologia com seus motores flex, e prevê a nacionalização de todos os componentes do sistema, capaz de reduzir substancialmente o consumo e as emissões.

    De acordo com João Irineu, Diretor de Compliance de Produto da Stellantis para a América do Sul, a localização dos sistemas híbridos será fundamental para a redução do custo final dos carros da empresa. Essa preocupação se estende às futuras versões híbridas-leve de carros de Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.

    fiat-500-and-fiat-panda-receive-12v-mild-hybrid-engine_likeautomotive.com_.
    Motor 1.0 Firefly com sistema híbrido leve de 12V (Divulgação/Fiat)

    Por isso, a empresa não pretende lançar um híbrido leve no Brasil antes que os componentes tenham produção local. Isso vale do motor à bateria, passando pelos softwares de gerenciamento dos motores. Mas o executivo adiantou que isso não vai demorar para acontecer e diz acreditar que os híbridos flex, hoje, são a melhor solução para o Brasil.

    Na Europa, a Stellantis já tem sistema híbrido leve combinado aos motores da família Firefly. O sistema mais simples é de 12V, e combina o três-cilindros 1.0 aspirado a um elétrico com 5 cv, inclusive em versões com câmbio manual. O outro, mais robusto, trabalha com 48V e tem 20 cv e 5,6 kgfm para auxiliar o novo 1.5 turbo de 130 cv e 24,5 kgfm.

    Continua após a publicidade

    Resta entender quais das duas soluções será adotada no Brasil.

    Fiat pode ter os primeiros híbridos 100% nacionais

    fiat fastback
    Fiat Fastback (Divulgação/Fiat)

    O parceiro Autos Segredos antecipou, há um ano, que a Stellantis fabricará motores 1.0 e 1.3 Firefly com tecnologia híbrida e até motores elétricos em Betim (MG). A primeira movimentação aconteceria com a adoção de tecnologia híbrida leve entre 2024 e 2025.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    As datas coincidem com o apurado por QUATRO RODAS: Pulse e Fastback serão os primeiros híbridos nacionais da Fiat e têm lançamento previsto para 2024. A dupla, fabricada em Betim, será dois dos sete eletrificados que a Stellantis lançará no Brasil até 2025.

    Renegade
    Jeep Renegade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ambos seguirão com os motores 1.0 e 1.3 turboflex, mas se tornarão híbridos leves graças ao sistema elétrico que é ligado ao virabrequim. Além de um desempenho mais ágil, a dupla ficará mais econômica e limpa para atender os limites legais de emissões.

    Isso porque o motor/gerador que substitui o alternador ligado ao virabrequim via correia dentada não apenas dá um fôlego extra quando o motor é exigido, mas também pode permitir desligá-lo em descidas, recuperar energia da frenagem e auxiliar sistemas que eventualmente roubam desempenho do carro.

    Continua após a publicidade
    208 1.0 Style
    Peugeot 208 1.0 Style (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O conjunto híbrido também equipará os Jeep Renegade e Compass com motor 1.3 turboflex. Os outros eletrificados previstos até 2025 seriam de Peugeot e Citroën.

    Quem já aposta nos híbridos flex?

    O primeiro carro híbrido fabricado no Brasil foi o Toyota Corolla, lançado em 2019 e que já fez sua estreia com motor 1.8 flex – o primeiro no mundo. Mas todo o conjunto é importado do Japão.

    Continua após a publicidade

    As versões híbridas-leve dos Caoa Chery Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro, recém-lançados no Brasil, também têm toda a mecânica importadas da China. Por sinal, o índice de componentes locais dos carros, montados em Anápolis (GO) varia entre 15 e 20%.

    Toyota Corolla Cross XRX Hybrid flex 2022
    Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A Volkswagen é outra fabricante que vem apostando nos híbridos flex e, inclusive, prometeu seis híbridos para o Brasil até 2026. Um Golf de oitava geração vem sendo testado para a calibração do motor 1.5 eTSI, uma evolução do atual 1.4 TSI.

    A ideia seria ajustar o referido trem-de-força a outros modelos como o Taos, que poderia ser o primeiro carro da marca a receber a tecnologia, que estará disponível tanto para o Brasil quanto para a Argentina, onde o SUV é fabricado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.