Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Subaru Forester e XV terão versões híbridas com motor boxer no Brasil

Estratégia de eletrificação da marca envolverá importação de SUVs 4x4 híbridos que prometem talento nas trilhas. Forester e XV estão homologados no Brasil

Por Eduardo Passos
1 set 2021, 14h09
Subaru XV (esquerda) e Forester chegarão ao Brasil em versão híbrida e-Boxer
Subaru XV (esquerda) e Forester chegarão ao Brasil em versão híbrida e-Boxer (Divulgação/Subaru)

Sabe aquela pessoa que só aparece para compartilhar notícias ruins? Ela pode melhorar aprendendo com a Subaru, que anda sumida no Brasil mas prepara uma guinada interessante, com a chegada de novas versões híbridas de seus utilitários ao portfólio local.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Informações obtidas com exclusividade por QUATRO RODAS confirmam que a japonesa já homologou no país versões mild hybrid (sem conexão à tomada) dos SUVs Forester e XV. O Forester, inclusive, já foi flagrado por fontes internas, que cederam, sob confidencialidade, as imagens à reportagem.

 

 

O Forester seguirá vendido sua versão convencional, mas a Subaru também venderá o novo Forester S MHEV, que une o conhecido motor 2.0 boxer de quatro cilindros (150 cv/19,8 kgfm) ao elétrico do tipo PMSM, de corrente alternada (16,7 cv/6,7 kgfm).

Continua após a publicidade
Subaru Forester tem 4,6 m de comprimento e 2,7 m entre eixos, sem perder talento para a terra
Subaru Forester tem 4,6 m de comprimento e 2,7 m entre eixos, sem perder talento para a terra (Divulgação/Subaru)

Batizado obviamente de e-Boxer, o conjunto não tem dados de potência e torque combinados ao público, mas a fabricante exibe satisfeita sua capacidade de, por exemplo, levar o Forester (utilitário de 1,7 tonelada) do zero aos 100 km/h em 11,8 segundos, com máxima de 188 km/h.

Não impressiona, mas até melhora quando vemos o consumo prometido do modelo. Em ciclo NEDC, mais generoso, o carro atinge 13,5 km/l na cidade, enquanto na estrada chega aos 15,6 km/l, sempre com tração integral e vetorização de torque.

Na homologação brasileira, Forester teve consumo combinado de 15,2 km/l
Na homologação brasileira, Forester teve consumo combinado de 15,2 km/l (Divulgação/Subaru)
Continua após a publicidade

A pequena diferença entre os cenários ocorre por conta do sistema híbrido, que atua principalmente em baixas velocidades e, além de oferecer respostas mais rápidas, também melhora a eficiência na cidade, enquanto na estrada o 2.0 comanda os trabalhos.

Subaru XV terá câmbio CVT de sete velocidades, tal como o Forester
Subaru XV terá câmbio CVT de sete velocidades simuladas, tal como o Forester (Divulgação/Subaru)

O mesmo arranjo mecânico vale para o Subaru XV S MHEV, também homologado no Brasil. Assim como outros modelos equipados com e-Boxer, o motor 2.0 se mantém no eixo dianteiro da dupla, enquanto o elétrico fica alinhado ao centro de gravidade do carro.

Interior do novo Subaru XV e-Boxer
Interior do novo Subaru XV S e-Boxer (Divulgação/Subaru)
Continua após a publicidade

Para incrementar a estabilidade, baterias e componentes do sistema elétrico ficam sobre o eixo traseiro, no que a empresa julga ser o melhor arranjo em termos de equilíbrio. Tudo isso é comandado junto aos freios pelo sistema X-Mode, que gerencia ativamente o controle do carro mediante as condições de pista. Além de rampas íngremes o mecanismo atua em cenários de aquaplanagem e, claro, em trechos de terra.

Small-2628-Forestere-BOXER
Sistema X-Mode promete ajuste impecável da tração integral a diferentes situações, incluindo aventuras no fora-de-estrada (Divulgação/Subaru)

Variante off-road do clássico Impreza, o Subaru XV também não é um espetáculo de agilidade, indo de 0 a 100 km/h em 10,7 s e atingindo máxima de 193 km/h. Cerca de 100 kg mais leve, ele faz cerca de 13,7 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada, também com 4×4 e em ciclo NEDC. No teste brasileiro o carro atingiu, em regime combinado, 16,8 km/l.

Japonesa faz questão de vender seu peixe com algo que entende bem, o rali
Japonesa faz questão de vender seu peixe com algo que entende bem, o rali (Divulgação/Subaru)
Continua após a publicidade

A estratégia de importar modelos híbridos do Japão se alinha com a proposta global da Subaru, que acaba de anunciar o Solterra, seu primeiro SUV elétrico, que chegará às lojas ao longo de 2023.

Waze te mandou para um trajeto digno dos Sertões? O Forester chama a responsabilidade para si
Waze te mandou para um trajeto digno dos Sertões? O Forester híbrido chama a responsabilidade para si (Divulgação/Subaru)

Em duas versões 2.0, o XV custa entre R$ 163.900 e R$ 172.900, enquanto o Forester 2.0 varia de R$ 193.900 a 203.900. Caso o mesmo fator de conversão em relação ao mercado australiano, por exemplo, seja aplicado, o Subaru XV S MHEV custará cerca de R$ 180.000, enquanto o Forester S MHEV terá preço na casa dos R$ 204.000. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Quatro Rodas

Capa quatro rodas 748 agosto 2021
Capa quatro rodas 748 agosto 2021 A edição 748 de QUATRO RODAS já está nas bancas! ()
Clique e Assine
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.