Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota já testa a inédita Hilux híbrida, que mantém motor 2.8 turbodiesel

A picape da Toyota receberá uma tecnologia híbrida leve de 48 volts em 2024 e talvez uma versão 100% elétrica nos próximos anos

Por Lucas Parente
8 jul 2023, 18h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nos últimos anos, muito se especulou sobre uma versão híbrida da Toyota Hilux e parece que isso finalmente irá acontecer. Na verdade, a Toyota não escondeu de ninguém a eletrificação de sua picape média. Tanto é que um protótipo da Hilux Hybrid foi usado durante a sétima rodada da temporada 2023 do Campeonato Mundial de Rally (WRC), no Quênia.

    A picape, que combina um sistema híbrido leve de 48V ao motor 2.8 turbodiesel, foi usada em corridas de demonstração em estradas de terra desafiadoras. Ao volante estavam o quatro vezes WRC, o ex-vencedor do título mundial da Toyota, Juha Kankkunen, e o co-piloto Jimmi Gathu.

    De acordo com o piloto de rally finlandês de 64 anos, a configuração híbrida leve pode aumentar visivelmente o desempenho da picape em relação aos modelos não híbridos. Esse sistema acopla um pequeno motor elétrico que não movimenta por conta própria a caminhonete, mas dá uma força ao 2.8 turbodiesel de 224 cv por meio de uma correia. Esse motor também regenera a energia cinética das frenagens, recarregando sua bateria de 48V. O câmbio automático de seis marchas e a tração 4×4 não têm alterações.

    Toyota Hilux Hybrid
    (Divulgação/Toyota)

    A marca estima uma melhoria de 10% no consumo de combustível. Com base em nossos testes, isso levaria a Hilux a consumo de 11,2 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada. Além da economia de diesel, o sistema mild hybrid permitirá ação maior do do start-stop, favorecendo o silêncio na cabine e diminuindo as vibrações causadas pelo motor.

    Continua após a publicidade

    anunciou a eletrificação da sua famosa picape e ainda tem planos, de mais para frente, oferecer um modelo totalmente elétrico.

    Até que demorou. A Toyota teve pioneirismo no segmento dos híbridos convencionais (HEV) com o lançamento do Prius e, no Brasil, domina boa parte do segmento dos eletrificados. A atualização foi anunciada oficialmente pela marca e, ao menos, aproxima a Hilux de outras picapes como a Toyota TacomaToyota Tundra, que já ganharam novas gerações.

    Continua após a publicidade
    Toyota Hilux Hybrid
    (Divulgação/Toyota)

    O sistema híbrido da Hilux virá de série em em diversas versões, mas a novidade chegará, por enquanto, somente no mercado australiano. A estreia no país oceânico ocorrerá no primeiro semestre de 2024 e, como já aconteceu outras vezes, é natural que a tecnologia chegue posteriormente ao Brasil. Não há, entretanto, data para isso.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.