Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Volkswagen terá sistema híbrido pleno com mais 200 cv em 2026

Segundo informações do Reino Unido, VW sistema HEV será composto por um motor 1.5 e outro elétrico, rendendo entre 201 cv e 268 cv

Por João Vitor Ferreira
23 mar 2025, 09h51
VW T ROC
VW T-Roc está sendo usado para testar o novo sistema HEV (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Volkswagen vai expandir sua oferta de carros híbridos. Atualmente, a montadora tem disponível, na Europa e em outros mercados, motorizações híbridas leve (MHEV) e plug-in (PHEV), mas já iniciou os testes para um novo sistema híbrido pleno (HEV).

Sistema HEV é como o usado pelos Toyota Corolla e Kia Niro. No caso dos Volkswagen, caberá a um 1.5 TSI o papel de ser o principal motor do sistema. Ele será auxiliado por um outro motor elétrico que, além de tracionar as rodas, também vai recarregar a bateria que alimenta o sistema. As informações são da Autocar, do Reino Unido.

VW-T-Roc-4
Além de mudar de geração, T-Roc também vai estrear o sistema HEV em 2026 (Cochespias/Divulgação)

O motor elétrico poderá mover o carro sozinho por uma distância limitada, provavelmente em velocidades mais baixas, favorecendo o consumo na cidade. A potência combinada poderá ficar entre 201 cv e 268 cv, enquanto o torque deve ficar entre 35,66 kgfm e 40,78 kgfm.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Entre os modelos que vão receber o sistema HEV está o Golf, mas ele não será o primeiro. Os testes iniciais e a estreia ficarão a cargo da nova geração do VW T-Roc. Segundo informações dos britânicos, o SUV compacto eletrificado deverá ser lançado já em 2026, tendo também suas versões tradicionais e híbrida PHEV.

Mas o sistema híbrido pleno não ficará restrito à dupla. A plataforma MQB Evo permite que ele seja disponibilizado para uma ampla gama de modelos de diferentes marcas, entre eles o Tiguan, Passat, Tayron, Audi A3, Seat Leon e Formentor, além dos Skoda Cupra, Scala, Kodiaq e Superb, informa a Autocar.

VW GOLF GTI 2025
Vários modelos, todos equipados com a platadorma MQ5 Evo, serão equipados com o sistema HEV, entre eles o Golf (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O lançamento do novo sistema HEV faz parte de um investimento de 60 bilhões euros (cerca de R$ 372 bi) do Grupo VW até 2028 para manter os motores a combustão vivos. Porém, isso pode não salvar os motores a diesel na Europa.

Se o sistema HEV for bem aceito pelo público europeu e a demanda por carros leves a diesel continuar diminuindo, é bem provável que a Volkswagen descontinue-os nos próximos anos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.