Volkswagen terá sistema híbrido pleno com mais 200 cv em 2026
Segundo informações do Reino Unido, VW sistema HEV será composto por um motor 1.5 e outro elétrico, rendendo entre 201 cv e 268 cv

A Volkswagen vai expandir sua oferta de carros híbridos. Atualmente, a montadora tem disponível, na Europa e em outros mercados, motorizações híbridas leve (MHEV) e plug-in (PHEV), mas já iniciou os testes para um novo sistema híbrido pleno (HEV).
Sistema HEV é como o usado pelos Toyota Corolla e Kia Niro. No caso dos Volkswagen, caberá a um 1.5 TSI o papel de ser o principal motor do sistema. Ele será auxiliado por um outro motor elétrico que, além de tracionar as rodas, também vai recarregar a bateria que alimenta o sistema. As informações são da Autocar, do Reino Unido.

O motor elétrico poderá mover o carro sozinho por uma distância limitada, provavelmente em velocidades mais baixas, favorecendo o consumo na cidade. A potência combinada poderá ficar entre 201 cv e 268 cv, enquanto o torque deve ficar entre 35,66 kgfm e 40,78 kgfm.
Entre os modelos que vão receber o sistema HEV está o Golf, mas ele não será o primeiro. Os testes iniciais e a estreia ficarão a cargo da nova geração do VW T-Roc. Segundo informações dos britânicos, o SUV compacto eletrificado deverá ser lançado já em 2026, tendo também suas versões tradicionais e híbrida PHEV.
Mas o sistema híbrido pleno não ficará restrito à dupla. A plataforma MQB Evo permite que ele seja disponibilizado para uma ampla gama de modelos de diferentes marcas, entre eles o Tiguan, Passat, Tayron, Audi A3, Seat Leon e Formentor, além dos Skoda Cupra, Scala, Kodiaq e Superb, informa a Autocar.

O lançamento do novo sistema HEV faz parte de um investimento de 60 bilhões euros (cerca de R$ 372 bi) do Grupo VW até 2028 para manter os motores a combustão vivos. Porém, isso pode não salvar os motores a diesel na Europa.
Se o sistema HEV for bem aceito pelo público europeu e a demanda por carros leves a diesel continuar diminuindo, é bem provável que a Volkswagen descontinue-os nos próximos anos.