Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Volta de imposto faz GWM trocar picape híbrida por SUVs nacionais

Marca chinesa trabalha em novo SUV híbrido de entrada para concorrer com o Jeep Compass e pode nacionalizar o Haval H6

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 dez 2023, 15h56 - Publicado em 20 dez 2023, 12h49
 (Reprodução/GWM)
Continua após publicidade

Uma inédita picape híbrida flex da linha Poer deveria se tornar o primeiro carro da GWM fabricado no Brasil. Pelo menos esse era o plano da fabricante chinesa desde que comprou, da Mercedes-Benz, a fábrica em Iracemápolis (SP). Mas a estratégia mudou após a volta do imposto de importação para carros elétricos e híbridos, a partir de janeiro.

À agência AutoData, o diretor de relações governamentais da GWM, Ricardo Bastos, disse que a picape híbrida ficará para depois, junto com um SUV maior que usaria o mesmo chassi de longarinas. Em vez deles, os Haval H6 e um SUV inédito para concorrer com o Jeep Compass seriam os primeiros carros nacionais da GWM.

Estética da nova Poer será bem diferente da atual
Estética da nova Poer será bem diferente da atual (Alexsandro Lacerda/Quatro Rodas)

Esta nova versão da picape Poer segue em testes e poderia estrear no Brasil antes mesmo de estrear na China. Por conta da estratégia da marca, é quase impossível que a picape híbrida faça sua estreia com unidades importadas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Isso porque a volta dos impostos fez com que a GWM priorizasse seus carros de maior volume de vendas e mais sensíveis ao preço. Desta forma, o Haval H6 seria o carro escolhido para a GWM dar largada na produção nacional. O modelo já estava nos planos da fábrica.

HAVAL H6
HAVAL H6 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Talvez troquemos o produto. E em vez da plataforma off-road, que incluía a picape e um SUV, devemos jogá-la para a frente e convocar veículo de plataforma como é o Haval. Porque este é um produto que já testamos, que o consumidor mostrou que gostou e, para nós, neste momento de aumento do imposto, é uma escolha mais segura”.

Continua após a publicidade

Outro carro cotado é um “Haval menor”, que a fabricante já tratou anteriormente como Haval H4. Será um carro desenvolvido especificamente para o Brasil usando o Haval Jolion como ponto de partida, para colocar a GMW no segmento dos SUVs médio-compactos – onde estão, por exemplo, o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.

Haval Jolion
Haval Jolion (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Imagem divulgada pela própria fabricante há alguns meses sugere que o Haval H4 (o carro cinza) será parecido com o Chitu, que tem grade hexagonal com barras verticais mais largas, faróis mais estreitos e para-choque mais tradicional, sem prolongamento das drl, quando comparado com o Jolion. Mas a carroceria é a mesma nos dois carros, o que também justifica os testes do Jolion no Brasil.

Haval H4
(Reprodução/GWM)

Se as semelhanças forem confirmadas e não tiverem grande impacto nas dimensões, o Haval H4 será pelo menos 2o cm mais curto que o H6: são 4,47 m, 1,84 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos (maior que os 2,64 m de Compass e os 2,65 m do Corolla Cross).

Na Europa, o Haval Jolion tem mecânica híbrida paralela (HEV) com motor 1.5 aspirado de quatro cilindros a gasolina (de 95 cv e 12,7 kgfm) e um elétrico (150 cv e 25,5 kgfm) que, juntos, entregam 189 cv e 38,2 kgfm. O câmbio automático tem duas marchas, a tração é dianteira e a bateria fornece 1,8 kWh. O zero a 100 km/h é cumprido em 8,2 s, com consumo médio de 20 km/l de gasolina.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.