Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Volvo já testa caminhão elétrico de 660 cv em estradas brasileiras

Volvo FM Electric foi flagrado aguardando recarga durante operação com a empresa Citrosuco; fabricante quer acabar com caminhões a combustão até 2040

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 Maio 2023, 12h38
Volvo FM Electric brasil
 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Volvo já eletrificou toda sua gama de automóveis no Brasil, já prevendo que seus próximos lançamentos serão apenas de carros elétricos. Agora a fabricante sueca avança para começar essa transição entre os caminhões: seu primeiro caminhão elétrico já está em testes no Brasil em operações reais.

Atração da última edição da Fenatran, em novembro passado, o Volvo FM Electric agora está em testes nas rodovias brasileiras. Nossa equipe foi surpreendida pelo caminhão elétrico enquanto recarregava um carro elétrico em Limeira (SP). Ele vem sendo utilizado junto com a Citrosuco, empresa que tem fábrica próxima e em outras cidades da região.

Volvo FM Electric brasil
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Este caminhão elétrico tem PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas e é movido por um motor elétrico de 660 cv (490 kW) combinado com o câmbio automatizado I-Shift de 12 marchas semelhante ao usado pelos Volvo FM com motor turbodiesel. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Volvo já testa caminhão elétrico de 660 cv em estradas brasileiras
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Destinado a operações urbanas e regionais, o Volvo FM Electric é oferecido com pacotes de duas a seis baterias, com capacidade que varia entre 180 e 540 kWh. O maior conjunto permite rodar cerca de 300 km com uma carga, sendo favorecido pelo freios regenerativos.

Continua após a publicidade

Só as baterias podem pesar até 2 toneladas e têm vida útil estimada em 8 anos, mas a fabricante sinaliza que terão pelo menos mais 20 anos com uso de segunda vida, como acumuladores domésticos ou industriais. 

Volvo FM Electric
(Divulgação/Volvo)

O caminhão que está no Brasil é um 4×2, mas há versões 6×2, 6×4 e 8×2 previstas. Na Europa, a Volvo anunciou recentemente que recebeu um pedido da Holcim de 1.000 unidades do FM Electric, que serão entregues entre 2023 e 2030. A Volvo já anunciou que pretende encerrar a produção de caminhões a combustão até 2040. 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.