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VW Amarok 2025 segue a mesma receita da Saveiro – para o bem e para o mal

Com atualização limitada, nova Amarok 2025 ficará sem central VW Play e piloto automático adaptativo; nova telinha redonda exibe alertas de segurança

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jul 2024, 14h26 - Publicado em 24 jul 2024, 13h10
Volkswagen Amarok 2025
 (Motor1/Reprodução)
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A Volkswagen fez uma escolha: em vez de fabricar a nova geração da Amarok (que é baseada na nova Ranger) na Argentina, optou por atualizar a primeira geração, lançada em 2010, com o visual do novo modelo. O resultado será revelado nas próximas semanas, mas uma concessionária argentina queimou a largada e revelou que a atualização não será tão grande assim.

O Motor1 conta que uma concessionária da Argentina recebeu a nova Amarok 2025 mais cedo e resolveu fazer uma comparação com a Toyota Hilux em um evento de apresentação aos clientes. Se era para chamar atenção para a Amarok, conseguiram.

Volkswagen Amarok 2025
(Joel Carrera/Motor1/Reprodução)

Na dianteira, os novos faróis integrados com a grade (que pode ser iluminada) tentam se aproximar do estilo adotado pela nova geração, que só é fabricada na África do Sul, e ainda marcam outra evolução: são de leds em todas as versões, sendo que antes as Amarok ou tinham faróis halógenos ou de xenônio. O para-choque também é inteiramente novo e os faróis de neblina também são de led.

Volkswagen Amarok
Nova geração da VW Amarok é fabricada apenas na África do Sul e usa a mesma plataforma da Ford Ranger (Divulgação/Volkswagen)

Na prática, a dianteira da nova Amarok também conseguiu ficar parecida com a da nova Saveiro. Também existe uma certa semelhança com a picape compacta na lateral, onde a única novidade também é uma roda com desenho que lembra uma flor.

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Volkswagen Amarok 2025
(Joel Carrera/Motor1/Reprodução)

Pelo menos a traseira não tem uma faixa adesiva preta interligando as lanternas com nova distribuição das luzes. O nome da picape agora vai estampado no meio da tampa da caçamba e ainda há logotipos que destacam o motor V6 turbodiesel e o sistema de tração integral 4Motion.

Volkswagen Amarok 2025
(Joel Carrera/Motor1/Reprodução)

Talvez a maior decepção esteja na cabine. O volante não mudou, o painel não é novo, e apenas as versões Extreme e Hero (especial para o lançamento, cheia de acessórios) têm uma tira de material sintético com costuras contrastantes no meio. Não há quadro de instrumentos digital e a central multimídia não é a VW Play, mas a Compósition Touch de 9 polegadas, mesmo aparelho que equipa a Saveiro.

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Volkswagen Amarok 2025
(Joel Carrera/Motor1/Reprodução)

O que pode ter acontecido é que a arquitetura eletrônica da Amarok, que já ficou antiga, não suporta a central VW Play, que depende de maior integração com carro para habilitar suas funções. É uma condição que também se aplica à Saveiro.

Volkswagen Amarok 2025
(Motor1/Reprodução)

Uma novidade é uma pequena tela redonda no topo do painel, presente a partir da versão Comfortline, e que fica responsável por exibir informações dos novos sistemas de segurança, como os alertas de saída de faixa, alerta de colisão e atropelamento, monitor de tráfego e indicador de velocidade máxima.

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A Amarok não tinha qualquer sistema de segurança mais avançado, mas continuará sem piloto automático adaptativo e sem frenagem autônoma de emergência.

Volkswagen Amarok 2025
(Motor1/Reprodução)

Na Argentina, a Amarok 2025 continuará com o motor 2.0 turbodiesel na versão Trendline, única 4×2 e com câmbio manual. Esse motor não existe mais no Brasil, onde o motor V6 3.0 turbodiesel com 257 cv continuará como única opção, sempre com câmbio automático de oito marchas e tração integral.

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Volkswagen Amarok 2025
(Motor1/Reprodução)

Todas as versões têm faróis de led, rodas de liga leve, piloto automático, volante multifuncional e dois USB traseiros. A versão Comfortline agrega faróis de neblina de led, câmera de ré, navegador, borboletas para trocas sequenciais e novos bancos, mas de tecido.

Volkswagen Amarok 2025
(Motor1/Reprodução)
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Na versão Highline, destaque para a grade iluminada, para os novos sistemas de segurança, bancos de couro com aquecimento, santoantonio, estribos laterais e capota marítima. Já a versão Highline tem rodas aro 20, pedais esportivos, santoantonio aerodinâmico, estribos exclusivos, protetor de caçamba e adesivo da versão.

Volkswagen Amarok 2025
(Motor1/Reprodução)

A versão Hero, que marca o lançamento da Argentina, tem santoantonio aerodinâmico, rodas, logotipos, espelhos e maçanetas pintados na cor preta e cor cinza exclusiva. A primeira foto divulgada pela Vokswagen foi, justamente, desta versão.

Essa é a nova Volkswagen Amarok, reestilizada para a linha 2025
Essa é a nova Volkswagen Amarok, reestilizada para a linha 2025 (Divulgação/Volkswagen)
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