Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

VW começa a revelar seu SUV mais barato contra Pulse e Kardian

Novo VW Tera será SUV de entrada que mira em Pulse e Kardian e custará menos de R$ 120.000 para se afastar dos T-Cross e Nivus mais baratos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 nov 2024, 19h16 - Publicado em 11 set 2024, 19h52
VW A0 SUV
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Por muito tempo este que será o SUV mais barato da Volkswagen foi tratado como “SUV do Gol”, mas a fabricante já se decidiu: do Gol, só quer o apelo popular para este que será seu primeiro carro inédito nacional desde o lançamento do Nivus. Seu nome será Volkswagen Tera.

É um carro que precisa ser visto e estar na boca do povo. Por isso, também, começa a ser revelado no Rock In Rio por trás de um ambiente de leds, que a depender da imagem formada e da luminosidade, revela partes do modelo – ou o esconde por completo. E mesmo com toda a camuflagem, há detalhes muito mais visíveis do que os cantores e bandas no palco principal do festival de música.

Aqui vai o que pudemos notar e confirmar “vendo” o carro de perto:

  • Como flagras sinalizavam, tem porte e colunas do Skoda Fabia. Pode-se esperar por 4,10 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos.
  • A linha de cintura remete ao Skoda, mas há um vinco mais baixo nos para-lamas traseiros que acabam nas lanternas.
  • As lanternas traseiras são de leds e interligadas por uma barra preta com a espessura de metade do logo traseiro.
  • O para-choque traseiro tem desenho típico de SUV urbano, com proteção na base, mas parece estar mais recuado que a tampa do porta-malas.
  • As rodas são diamantadas e de aro 17. As molduras das caixas de roda são bem salientes.
  • O teto tem relevos bem marcados e as barras longitudinais são elevadas e, aparentemente, funcionais.
  • A frente do carro está com todas as tomadas de ar cobertas, mas o teaser mostra bastante. Os faróis têm leds integrados e não são contínuos, o que permite uma fácil identificação.
VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O VW Tera era tratado pelo codinome VW246. A fabricante até terá uma atração curiosa no evento que patrocina, onde os visitantes do seu estande só poderão dar nomes errados – mas com uma dica real de que o nome final terá cinco letras. Vale lembrar que a Volks começou a trabalhar possibilidades de nomes há um ano.

VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Sua missão está mais do que definida. Com o Nivus e T-Cross custando a partir de R$ 119.890 nas versões Sense, não é difícil perceber que existe espaço para um SUV mais barato na linha da Volkswagen com preço imediatamente acima do Polo. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O que dá um toque especial ao VW Terra é que este não é mais um derivado do Polo. O “A0” vem da mesma variação da plataforma MQB, mas este SUV compacto foi concebido a partir do Skoda Fabia, o primo tcheco do Polo que também é 5 cm maior, com 4,10 m de comprimento e os mesmos 2,56 m de entre-eixos. Por isso seu porta-malas também será maior e seu interior, completamente diferente do Polo e bastante parecido como o do Skoda.

VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Fiat Pulse e Renault Kardian serão os principais rivais deste novo VW, que ajudará a formar uma segunda classe de SUVs compactos junto com o futuro SUV do Chevrolet Onix.

Mesmo com toda a camuflagem é possível notar que o Tera 2025 tem coluna C grande e para-lamas largos nessa região para acompanhar a linha de cintura ascendente, o que faz com que pareça mais robusto e aumenta seu porte.

vw suv 4

Continua após a publicidade

Outros recursos de design são o vidro traseiro menor e em posição mais elevada, a tampa do porta-malas menor e o para-choque traseiro mais elevado. É possível que lanternas e faróis sejam interligados por barra de leds, que estariam escondidos sob a camuflagem. Na primeira imagem divulgada pela marca, porém, a barra central não existe na dianteira.

VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O Tera será fabricado na unidade de Taubaté ao lado das versões mais baratas do Polo no início de 2025, e faz parte da ofensiva anunciada pela marca de lançar 16 modelos até 2028.

Continua após a publicidade
VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Um ponto importante é que, desde o início, o projeto está adaptado para os planos de híbrido flex da marca, mas com um motor elétrico menor, num arranjo híbrido leve. O motor cotado para o lançamento é o 170 TSI, o 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm já presente no Polo e mais fraco que a versão presente em Nivus e T-Cross, que têm 128 cv e 20,4 kgfm.

VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.