Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

VW terá câmbio automático de 8 marchas nacional em todos os seus carros

Nova transmissão substituirá caixa de seis marchas que equipa Polo, Virtus, Nivus e T-Cross

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 19 nov 2024, 10h19 - Publicado em 19 nov 2024, 10h18
Volkswagen Nivus GTS 2025
Volkswagen Nivus GTS 2025 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Desde que abandonou a transmissão automatizada I-Motion, a Volkswagen tem equipado todos os seus carros nacionais com um câmbio automático de seis marchas produzido pela japonesa Aisin. A caixa será substituída a partir de 2026 por uma nova de oito marchas, inclusive no Brasil.

É o que revela o site Autocar India, citando que esta será uma mudança global e não apenas para o país asiático. A publicação diz que a Aisin já está se preparando para produzir esta transmissão automática de oito marchas no Brasil e que ainda discute a possibilidade de fabricá-la também na Índia, o que ainda não foi decidido por ter um volume muito baixo no país. É uma informação curiosa, pois o câmbio de seis marchas é importado do Japão.

Esta nova transmissão é chamada AQ300, uma evolução da AQ250 usada atualmente. As marchas terão uma relação mais próxima, melhorando as trocas e reduzindo o desperdício de combustível em acelerações e frenagens. Isto ajudará a reduzir as emissões de poluentes e melhorar o rendimento energético.

Volkswagen Gol 2019 com transmissão Automática (33)

Isto será importante para a Volkswagen. O Proconve L8 entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, com regras claras sobre a geração de CO² e consumo de combustível. O programa terá mais duas etapas, mexendo novamente nos limites máximos de emissões em 2027 e 2029.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A nova transmissão ajudará a fabricante a atender estas normas com a adoção do sistema híbrido-leve, atualmente em desenvolvimento e será produzido em São Carlos (SP). A motorização eletrificada deverá ser combinada ao motor 1.0 turbo para poder ser utilizado por Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e o inédito Tera.

VW-TAIGUN-2
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Segundo o Autocar India, a nova transmissão AQ300 começará a ser oferecida em 2026, após a reestilização de modelos como Virtus e Taigun (o T-Cross vendido por lá). Esta data pode ser a mesma para o Brasil, chegando para a segunda geração de Polo, Virtus e T-Cross.

Como é uma transmissão feita pela Aisin, a Volkswagen não será a única a se beneficiar desta mudança. A empresa japonesa também fornece este câmbio para outras fabricantes, como a Stellantis, onde equipa todos os modelos com motor 1.3 turbo, como os Fiat Fastback e Toro ou os Jeep Renegade, Compass e Commander.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.