Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Aceleramos buggy de R$ 90.000 feito todo com mecânica de Chevrolet Onix

Buggy Jay Jay herda toda a mecânica e peças de acabamento do carro mais vendido do país, mas também tem uma pitada de Audi

Por Felipe Bitu
Atualizado em 27 set 2019, 19h15 - Publicado em 30 ago 2019, 15h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jay Jay
    Jay Jay é um Onix encurtado com chassi tubular e carroceria de fibra de vidro (Felipe Bitu/Quatro Rodas)

    Inaugurado há 50 anos, o segmento dos buggies nacionais viveu seu auge nas décadas de 70 e 80, pegando carona na popularidade do VW Fusca.

    A ideia se repete no Jay Jay, veículo recreacional desenvolvido pela K2 Concept sobre a mecânica do Chevrolet Onix.

    Nossa reportagem teve a oportunidade de colher as primeiras impressões do modelo, que é definido pela empresa paulistana como um “fun activity vehicle”, similar em conceito a clássicos do passado como o Mini Moke e Citroën Méhari.

    Jay Jay

    “Não temos pretensão de disputar espaço nas praias nordestinas”, diz uma fonte responsável pela homologação do modelo, que ainda não pode falar oficialmente. “Nosso objetivo é oferecer diversão e conforto em cidades litorâneas e estâncias turísticas a partir de uma mecânica confiável e de fácil manutenção fácil”, completa.

    Continua após a publicidade

    Como boa parte dos buggies, o Jay Jay usa chassi tubular e carroceria em plástico reforçado com fibra de vidro.

    Jay Jay
    Grande desafio do Jay Jay: provar que é valente no off-road com tração dianteira (Felipe Bitu/Quatro Rodas)

    A novidade fica por conta dos componentes da GM: motores (1.0 e 1.4 quatro-cilindros flex), câmbio (manual de seis marchas), suspensão (McPherson e eixo de torção), freios (discos ventilados na dianteira e tambores na traseira) e até a direção elétrica vêm do Onix.

    O bom vão livre do solo é resultado das enormes rodas de 18 polegadas, que funcionam surpreendentemente bem em pisos irregulares.

    Continua após a publicidade
    Jay Jay
    Entre-eixos curto deixa o Jay Jay esperto para passar por obstáculos (Felipe Bitu/Quatro Rodas)

    A distância entre os eixos foi encurtada em 13 cm com relação ao Onix, indo a 2,40 metros. Isso aumenta o ângulo ventral, aprimora a transposição de obstáculos e, consequentemente, o torna mais ágil em manobras.

    O curso das suspensões deveria ser maior, mas no estágio atual garante boa estabilidade no asfalto e conforto em estradas sem pavimentação.

    Jay Jay
    Painel tem desenho exclusivo, mas volante, computador de bordo, central MyLink, chaves e botões vêm todos do Onix. Já as saídas de ar… Essas são do Audi A3 Sedan (Felipe Bitu/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Em contrapartida, o diferencial sem bloqueio acentua a baixa aderência da tração dianteira em pisos não asfaltados.

    QUATRO RODAS experimentou as duas opções de motor. A configuração 1.4 flex de 106 cv e 13,9 mkgf com etanol é bastante aceitável para as atribuições do modelo, mas a 1.0 de 80 cv e 9,8 mkgf se mostra fraca.

    Jay Jay
    Motor 1.0 SPE/4 do Onix equipa esta unidade vermelha do Jay Jay. Unidade verde usa o propulsor 1.4 (Felipe Bitu/Quatro Rodas)

    Capaz de acomodar quatro ocupantes, o Jay Jay traz um pequeno porta-malas traseiro (cujo volume não é divulgado) e resgata uma ideia dos buggies Kadron dos anos 70: a capota rígida.

    Continua após a publicidade

    Também se diferencia por opcionais incomuns nesse tipo de veículo, como ar-condicionado e vidros laterais com acionamento elétrico.

    Mesmo sem preço oficial definido, nossas apurações indicam que a versão básica com motor 1.0 ficará por volta de R$ 90.000.

    As vendas, promete a fabricante, devem começar em algum momento de 2020, mas o modelo ainda se encontra em homologação.

    Resta saber se, a esses preços, a empresa conseguirá convencer o consumidor a escolher o Jay Jay e não uma opção mais aventureira, como um Suzuki Jimny 4Sport Desert, ou urbana, como um Jeep Renegade Sport.

    Continua após a publicidade

    Ficha técnica – Jay Jay

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.