Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Audi A4 Ambition 2.0 TFSI quattro: o sedã que acelera como um TT

Versão topo de linha chega com tempero esportivo, mas sem deixar a tradição e o conforto de lado

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h54 - Publicado em 27 out 2016, 13h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Audi A4 Ambition
    A4 Ambition tem visual esportivo graças ao pacote S Line (/)
    Audi A4 Ambition
    A4 Ambition tem visual esportivo graças ao pacote S Line ()

    Sempre que um novo filho nasce, o irmão mais velho sente-se renegado pela maior atenção dada ao caçula. Na família Audi não é diferente. A chegada do A3 Sedan nacional botou o A4 em segundo plano: perdeu versões, apelo visual, motores mais potentes e, consequentemente, vendas. Concluído o amadurecimento do A3, porém, chegou a hora de colocar ordem na casa e reconhecer a importância do A4.

    Em abril deste ano, a marca das quatro argolas lançou a nova geração do A4 no Brasil. Maior, mais refinado e mais caro, ele chegou em três versões de acabamento e uma de motorização para brigar com BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Agora, além da perua Avant, a Audi lança a configuração mais cara do sedã, Ambition, que parte de R$ 244.000.

    A primeira diferença do A4 Ambition em relação às versões mais baratas está na aparência. De série, o novato recebe o pacote S Line, com rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado, para-choques esportivos e grade com a inscrição “quattro”, remetendo à tração integral. São 14 opções diferentes de cores para a carroceria — R$ 2.000 extras para as metálicas.

    Audi A4 Ambition
    Rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado são exclusivas da versão ()

    O acabamento é típico de um Audi: o painel tem montagem precisa e materiais de alta qualidade. No console entre os passageiros, uma faixa com textura dá boa aparência em meio às superfícies lisas. Destaque também para a central multimídia com tela fixa e destacada do painel, que não é sensível ao toque (mas, mesmo assim, fácil de operar) e coexiste com o quadro de instrumentos digital.

    Batizado de Audi Virtual Cockpit, o quadro de instrumentos é formado por uma tela TFT de 12,3 polegadas com alta definição. Nele, são concentradas as informações de viagem e estado do veículo, conteúdo multimídia, telefonia e navegador GPS. No TT, a tela também mostra as imagens da câmera de ré. No A4, porém, todos os dados são apresentados no visor central. Apesar de parecer futurístico e complicado demais, o mostrador digital é extremamente funcional e intuitivo, com comandos fáceis e diversas opções de personalização.

    Audi A4
    Tela fixa no centro do painel replica algumas informações do quadro de instrumentos e mostra as imagens da câmera de ré ()

    Entre os itens de série estão ar-condicionado digital automático de três zonas (com regulagem de temperatura exclusiva para o banco traseiro), faróis full-led com acompanhamento de curva e nivelamento automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, seletor de modos de condução, piloto automático, limitador de velocidade, teto solar elétrico, banco do motorista com regulagens elétricas, lavador de faróis e central multimídia MMI com GPS.

    Continua após a publicidade

    Como opcionais, a Audi oferece faróis Matrix led adaptativos (R$ 6.000), além dos pacotes Assistance (R$ 12.600) e Tech (R$ 10.200). O primeiro adiciona câmera de ré, Pre Sense Rear (que prepara o veículo e os ocupantes para uma possível colisão traseira) e Side Assist (assistente de pontos cegos). O segundo acrescenta head-up display e o sistema de áudio Bang&Olufsen de 18 alto-falantes. Completo e com pintura metálica, o A4 Ambition chega a R$ 274.800.

    Audi A4
    Quadro de instrumentos digital herdado do TT destaca-se no interior do A4 ()

    Fazem falta itens como assistente de estacionamento automático, assistente de permanência em faixa, faróis altos automáticos, piloto automático adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática — cada vez mais presentes em modelos de categorias inferiores, como o Chevrolet Cruze (de R$ 109.790) e o próprio A3 Sedan Ambition (de R$ 147.990).

    Apesar da aparência e dos números dignos de um esportivo, o A4 mantém seu propósito de ser um sedã espaçoso e confortável para levar a família — afinal, além do bom espaço para todos os ocupantes, são 480 litros de porta-malas. A suspensão está longe de ser rígida (como no TT) e permite um rodar suave. Por outro lado, mesmo com 4,72 metros de comprimento e 1.510 kg, no modo Dynamic ele devora curvas com tanto apetite quanto o cupê da casa.

    Continua após a publicidade
    Audi A4
    o Virtual Cockpit, como chama a Audi, tem diversas formas de personalização ()

    O comportamento esportivo é fruto do belo conjunto formado entre a suspensão (multilink com cinco braços na traseira), direção elétrica, tração integral permanente e a estrutura com grande quantidade de alumínio, que diminui o peso e aumenta a rigidez.

    Enquanto as demais versões (incluindo a perua Avant) utilizam um motor 2.0 TFSI de 190 cv, o A4 Ambition abusa de um 2.0 TFSI de dupla injeção (direta e indireta) com 252 cv e 37,7 mkgf já a partir de 1.600 rpm.

    Com auxílio da transmissão S-Tronic de sete marchas, o sedã faz trocas suaves e vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, completando a retomada de 80 a 120 km/h em 3,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Isso tudo registrando o ótimo consumo médio de 10,9 km/l em ciclo urbano e 14,9 km/l no rodoviário.

    Continua após a publicidade
    Audi A4 Ambition
    Inscrição “quattro” na traseira mostra que o modelo tem tração integral ()

    Ele também freia muito bem: foram necessários 59,5 metros para o veículo parar completamente na prova de 120 a 0 km/h. Falando em freios, o A4 possui um sistema inteligente de secagem dos discos, que entra em funcionamento automaticamente quando os limpadores do para-brisa estão em funcionamento (indicando para o sistema que há chuva). As pastilhas encostam nos discos (de forma extremamente suave) e retiram a água acumulada neles para frenagens mais eficientes.

    Em relação à concorrência, o principal concorrente do A4 Ambition é o BMW 328i M Sport, com 245 cv e tração traseira, por R$ 249.950. Do lado da Mercedes, o mais próximo de sua faixa de preço é o C 250 Turbo Sport (211 cv, por R$ 225.900), além da série limitada C 300 Anniversary Limited Edition (245 cv, R$ 249.900). 

    VEREDICTO

    Ele pode ser um sedã recatado e discreto para rodar com tranquilidade na estrada ou na rodovia, mas também pode ser um esportivo com acelerações e retomadas fortes para os momentos de diversão.

    Ficha Técnica
    Audi A4 Ambition 2.0 TFSI
    Preço: R$ 244.000
    Motor: gasol., diant., transv., 4 cil., 1.984 cc, 16V, turbo, dupla injeção, 252 cv a 5.000 rpm, 37,7 mkgf a 1.600 rpm
    Câmbio: automático, 7 marchas, tração integral
    Suspensão: McPherson (diant.) e multilink (tras.)
    Freios: discos ventil. (diant) e sólidos (tras.)
    Rodas e pneus: liga leve, 245/40 R18
    Dimensões:

    comprimento, 472,6 cm; largura, 184,2 cm; altura, 142,7; entre-eixos, 282 cm; peso, 1.510 kg; porta-malas, 480 l; tanque de combustível, 58 l

    Teste de pista
    Audi A4 Ambition 2.0 TFSI
    ACELERAÇÃO
    0 a 100 km/h: 6,1 s
    0 a 1000 m: 26,1 s / 203,2 km/h
    VELOCIDADE MÁXIMA; 250 km/h (limitada eletronicamente)
    RETOMADAS
    De 40 a 80 km/h: 2,7 s
    De 60 a 100 km/h: 3,3 s
    De 80 a 120 km/h: 3,9 s
    CONSUMO (URBANO/RODOVIÁRIO): 10,9/14,9 km/l
    FRENAGENS (60/80/120 a 0 km/h): 15,5/25,8/59,5 m
    Opcionais
    Pacote Itens adicionais Preço
    Pintura metálica Pintura metálica R$ 2.000
    Faróis matrix led Faróis matrix led R$ 6.000
    Assistance Pre Sense Rear, Side Assist, câmera de ré R$ 12.600
    Tech Head-up display e sistema de áudio Bang&Olufsen R$ 10.200
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.