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Audi R8 V10 Plus: aspiração e transpiração

Último Audi com motor aspirado, R8 de segunda geração é um sucesso nas ruas, mas a pista é o seu habitat

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 jan 2018, 15h40 - Publicado em 5 Maio 2017, 20h49
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  • Nova geração do R8 é um carro de corrida autorizado a andar na rua
    Nova geração do R8 é um carro de corrida autorizado a andar na rua (João Mantovani/Quatro Rodas)

    “Cara, eu não faço a mínima ideia do que você faz na vida, mas eu queria ter o seu trabalho, nem que fosse por um único dia. Tem um Audi R8 bem aqui. Isso é carro que a gente só vê no Salão do Automóvel”, disse um dos meus vizinhos de apartamento, apontando para a minha vaga de garagem.

    Na rua, quando parei o R8 em um semáforo fechado, contei: eram nove motoqueiros, todos virados para trás, vários com o celular, fotografando. Um deles, mais empolgado, chegou a descer para obter o melhor ângulo. Ainda se ajeitando de volta em sua moto, foi ele que coordenou os colegas, fazendo sinais com as mãos: “Abre aí, abre aí, que o cara vai dar uma esticada pra gente ver”, disse ele me olhando nos olhos.

    Eu não tinha o direito de decepcionar aquela plateia de entusiastas. Dentro do que a via e a lei permitiam, fiz o meu papel, arrancando com vontade com o esportivo. Logo depois, tirei o pé e voltei a passear.

    Esperava que o enxame de motos logo me alcançasse, o que de fato aconteceu. Mas ninguém passou: pelo retrovisor, acompanhei uma nova sessão fotográfica – todos com os braços erguidos para clicar o motor V10, protegido apenas pelo vidro traseiro. O R8 é, sem dúvida, um dos carros com maior poder de encantamento que já dirigi.

    Joia exposta: vidro traseiro revela o motor de 610 cv
    Joia exposta: vidro traseiro revela o motor de 610 cv (João Mantovani/Quatro Rodas)
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    Fiel ao modelo anterior, este R8 de segunda geração é mais compacto. Mais largo, porém menor em comprimento e altura, tem proporção que acentua a esportividade de suas linhas. A plataforma recebeu um pacote de mudanças e se transformou na Modular Sport System (MSS), uma arquitetura 45 kg mais leve e compartilhada com o Lamborghini Huracán.

    A MSS apresenta material composto com fibra de carbono no túnel central, colunas B e na parede corta-fogo, que separa o motor do habitáculo. O porta-malas, na frente, mais parece uma caixa funda, com volume interno de 227 litros.

    Com 4,43 metros, o R8 empata em comprimento com a... Kombi
    Com 4,43 metros, o R8 empata em comprimento com a… Kombi (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Nesta segunda geração, o R8 será vendido apenas com motor V10 5.2 (anteriormente, a versão de entrada tinha um V8 4.2). Ainda assim, serão dois níveis de preparação: o primeiro com 540 cv e o segundo (Plus, como esta unidade cedida para teste) com 610 cv. O preço, assim como o desempenho e o visual, é estratosférico: um R8 V10 Plus igual ao que foi avaliado sai por R$ 1.193.990.

    Esqueça a elogiável suavidade de rodagem do R8 antigo. O novo é duro a ponto de tornar imprescindível as manobras de desvio até de simples sinalizadores de pista tipo olho de gato. Até as mais sutis imperfeições do asfalto são sentidas na cabine.

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    Bancos de couro com design esportivo compõe bem com um interior admirável
    Bancos são confortáveis, mas passageiros sofrem com buracos (João Mantovani/Quatro Rodas)

    As suspensões – com duplo A sobreposto na dianteira e na traseira – têm auxílio de amortecedores com rigidez de atuação variável. Os vilões da dureza, no entanto, são os novos gigantescos pneus Pirelli P Zero: 245/30 na dianteira e 305/30 na traseira, ambos montados em rodas com aro de 20 polegadas.

    Rodas aro 20 e freio de composto cerâmico são alguns dos itens de série
    Rodas aro 20 e freio de composto cerâmico são alguns dos itens de série (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Para máxima performance, há ainda um seletor que permite ao piloto indicar ao carro a condição da pista: seca, molhada ou com neve – no caso do Brasil, lama.

    Boa parte da magia de transformar energia em movimento instantâneo é mérito do sistema de tração Quattro. Com capacidade de transferir até 100% da força do V10 para um único eixo, conta com diferencial dianteiro arrefecido a água, um requinte tecnológico que resulta em retomadas de velocidade alucinantes: 40 a 80 km/h em 1,7 segundo; 60 a 100 em 1,9 segundo e 80 a 120 km/h em 2 segundos cravados.

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    Mais do que um carro, o R8 é uma verdadeira máquina de teletransporte.

    Motor V10 5.2 traseiro central: admire sem moderação
    Motor V10 5.2 traseiro central é o único aspirado da Audi ainda em produção (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Assim como aconteceu com o motor V8, ficou para a história do modelo a opção de transmissão manual. Agora, o carro mais extremo da marca das argolas oferece apenas o câmbio DL800, automatizado, com dupla embreagem banhada a óleo e sete marchas sequenciais.

    Volante tem DNA das pistas: além das borboletas do câmbio, tem teclas do sistema multimídia e seletor de modo de condução
    Volante tem DNA das pistas: além das borboletas do câmbio, tem teclas do sistema multimídia e seletor de modo de condução (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Se eu tivesse que destacar apenas um ponto no acabamento do R8 V10 Plus, não teria a mínima dificuldade. O volante é uma obra-prima. Estiloso, funcional, bem-acabado e com ótima pegada, tem teclas do sistema multimídia (GPS, áudio, celular), botões de partida do motor, tipo de som do escapamento (normal ou esportivo), Audi Drive Select (modos de condução) e do controle de largada.

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    O belo volante serve de moldura para a tela digital do Virtual Cockpit, um painel multiconfigurável high-tech
    Tela digital de alta resolução do Virtual Cockpit é configurável (João Mantovani/Quatro Rodas)

    O belo volante também abriga as borboletas do câmbio e serve de moldura para a tela digital do Virtual Cockpit, que cumpre a função de painel multiconfigurável high-tech. Com sistema de assistência elétrica e relação variável, a direção gira suave e rápida de um batente a outro com pouco mais de duas voltas completas.

    No volante botão de partida e até de ajuste de sonoridade do escapamento
    No volante, botão de partida e até de ajuste de sonoridade do escapamento (João Mantovani/Quatro Rodas)

    VISÃO ALÉM DO ALCANCE

    Para o nosso mercado, a Audi trará apenas o modelo ultracompleto. Ou seja, no pacote Brasil já estão inclusos os modernos faróis de laser, ainda mais eficientes e inteligentes (se adaptam ao ambiente) que os de led.

    Faróis de laser completam o pacote Brasil
    Faróis de laser são ainda mais eficientes que os de leds (João Mantovani/Quatro Rodas)
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    Silhueta cupê, rodas aro 20, faróis de laser, motor V10 exposto. Nada se destaca tanto quanto a capacidade do R8 de ser tão dócil e tão violento. Dirija como se estivesse em um campeonato de direção econômica: em qualquer avenida, ele estará em sexta ou sétima marchas, a 70 ou 80 km/h.

    Na estrada, rodará com cinco cilindros adormecidos e, quando você tirar o pé do acelerador, poderá rodar desligado e com o câmbio desacoplado, numa espécie de banguela monitorada para redução de consumo.

    Mas experimente pisar fundo para usufruir a aceleração de dar raiva em dono de moto esportiva. Brutal, ele não precisa de muito tempo para fazer você entender que, mais do que um volante lindo, o que está em suas mãos é um carro de corrida. Luxuoso e requintado, sim, mas um genuíno automóvel de competição, mas com autorização para andar na rua.

    Veredicto

    Piloto experiente, cliente vip da Audi, milionário ou um reles jornalista automotivo: se você tiver a chance de fazer um test-drive em um R8, vá em frente. Eis uma experiência inesquecível.

    Teste de pista (com gasolina)

    Ficha técnica – Audi R8 V10 Plus

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