Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

BMW X4

Com o porte reduzido do X3 e o visual musculoso do X6, o recém-chegado X4 é um SUV mais esportivo do que utilitário

Por Vitor Matsubara
18 Maio 2015, 17h15
testes

Foi com o X6 que a BMW inaugurou o segmento de SUVs cupês, em 2009. Seis anos depois, chegou a vez de o segundo membro dessa linhagem estrear no mercado brasileiro. O recém-lançado X4 segue os passos de seu irmão maior, aliando o porte imponente dos utilitários esportivos com o design esportivo de um cupê – só que em embalagem mais compacta.

Apesar de parecer maior e mais baixo, o X4 tem praticamente as mesmas dimensões do X3. As semelhanças, no entanto, param por aí. Embora os dois possuam o mesmo motor 2.0 turbo em suas versões de entrada, o X4 tem mais potência: são 245 cv, contra “apenas” 184 cv do X3. Trata-se, inclusive, do mesmo motor do sedã 328i ActiveFlex – que por enquanto não deve equipar o novo utilitário esportivo da BMW.

Nossas medições confirmaram o bom desempenho do modelo, que levou apenas 6,8 segundos na prova de aceleração de 0 a 100 km/h – tão rápido quanto os 6,9 segundos do Mini Cooper S com cinco portas, um veículo mais ágil e com proposta bem mais esportiva que o X4. Mas obviamente a marca cobra por isso: enquanto o X3 parte de R$ 206 950, a tabela de preços do X4 começa em R$ 272 950 (a unidade avaliada custa R$ 274 950) e pode chegar aos R$ 316 950 da versão xDrive35i, equipada com o motor 3.0 TwinPower Turbo, com 306 cv de potência.

Ao volante, o X4 é um legítimo BMW. O SUV faz curvas como poucos de sua categoria, especialmente no modo de condução Sport+, que modifica os ajustes de direção e suspensão e torna o controle de estabilidade um pouco mais permissivo – para os rigorosos padrões alemães, é claro. Além do Sport+, o X4 pode ser configurado nos modos Sport, Comfort e Eco Pro. Outro destaque é o câmbio automático de oito velo cidades, de funcionamento suave e eficiente, que permite trocas de marcha por toques na alavanca ou nas borboletas atrás do volante.

Continua após a publicidade

Se por fora as linhas chamativas fazem do novo utilitário de luxo um ímã de olhares, dentro dele o clima é de discrição. A cabine tem acabamento esmerado e o visual sóbrio característico de todo BMW, mas dificilmente algum dos passageiros vai se queixar da vida a bordo.

Quem viaja nos bancos da frente conta com regulagens elétricas e memória dos assentos. As luzes

de cortesia espalhadas por todos os lados deixam o ambiente mais aconchegante. Nem a curvatura exagerada do teto inspirado nos cupês incomoda os passageiros acomodados no banco de trás, embora um quinto adulto viaje apertado.

Continua após a publicidade

Da generosa lista de itens de série do SUV, vale destacar o avançado sistema de entretenimento BMW

ConnectedDrive, que inclui som Harman Kardon, GPS e acesso a redes sociais e rádios online por meio do pareamento com um smartphone. Mas a marca peca ao deixar de fora alguns equipamentos de segurança, como piloto automático adaptativo e aviso de pontos cegos, presentes em vários modelos de categorias (e valores) inferiores.

VEREDICTO

O X4 é a escolha perfeita para quem aprecia o estilo ousado do X6, mas o achava grande (e caro) demais para o dia a dia urbano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.