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BYD Song Plus 2025 melhora motor e bateria, mas consumo está mais alto

SUV híbrido, BYD Song Plus ganhou novos equipamentos, como NFC e central multimídia maior, e ficou R$ 10.000 mais caro do que a linha 2024

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 jul 2024, 09h21 - Publicado em 11 jul 2024, 17h02
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  • O BYD Song Plus foi o híbrido mais vendido do Brasil na primeira metade de 2024. E, para tentar manter esse posto, ganha algumas novidades na linha 2025, com destaque para a bateria maior, que promete um alcance prolongado.

    Mas a BYD não pode se esquecer que a concorrência também tem se mexido: o GWM Haval H6 ganhou uma nova versão com mira declarada no próprio Song Plus, tanto em mecânica, quanto em preço. O Song Plus 2025 sai por R$ 239.800, que é pouco mais do que os R$ 239.000 redondos do rival. Então, como o SUV da BYD se sai nessa atualização?

    Como identificar um Song Plus 2025?

    Por fora o modelo 2025 é exatamente o mesmo da linha 2024 – na verdade, até há duas formas para que você possa diferenciá-los, mas são apenas para quem é muito detalhista. 

    BYD Song Plus
    BYD Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Uma delas é o nome do carro na traseira. Antes, o nome Song Plus era apresentado em duas linhas, com o “Song” acima do “Plus”. Agora, é colocado de forma linear e antecedido pelo nome “BYD”. O segundo detalhe fica no retrovisor do motorista: a inscrição do NFC, tecnologia que a linha 2025 passou a ter.

    Mas o que é isso? É possível substituir a chave tradicional por um cartão (que pode ser solicitado à BYD) que se parece com um cartão de crédito, ou transformar um celular na própria chave do carro. Assim, basta aproximar o cartão ou o celular do retrovisor para abrir/fechar o carro, e de um ponto específico do painel, com o mesmo desenho do NFC, para ligar o veículo. É a mesma tecnologia dos pagamentos por aproximação que fazemos nas maquininhas por aí.

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    BYD Song Plus
    BYD Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Em design, porém, nada muda – o que é bom, já que o Song Plus agrada visualmente. A dianteira tem belos faróis full led com facho alto automático e uma grade avantajada com frisos horizontais, enquanto a traseira aposta em grandes lanternas full led com iluminação de uma ponta a outra. De lado, as rodas são as mesmas, diamantadas, de 19 polegadas, com pneus 235/50.

    Interior seduz e acomoda bem

    Por dentro, o Song Plus seduz muito pela aparência e pela qualidade do acabamento. Grande parte das superfícies é emborrachada e há uma mistura muito atraente de brilhos, cores, texturas e materiais. Para completar, há iluminação ambiente, com diversas opções de cores e ajuste de intensidade. 

    O quadro de instrumentos tem 12,3 polegadas, já a central multimídia (giratória) passa a ter 15,6 polegadas e é mais uma novidade da linha 2025. Antes, eram 12,8 polegadas. Porém, 

    BYD Song Plus
    BYD Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Ainda entre os equipamentos, há também ar-condicionado de duas zonas, carregador de celulares por indução, câmera 360°, teto solar (de tamanho generoso) com abertura, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e retrovisor eletrocrômico (este último, mais uma novidade).

    Conte ainda com um pacote de sistemas de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de pontos cegos, sistema de permanência em faixa, detector de movimento lateral pra abertura das portas, entre outros.

    BYD Song Plus
    BYD Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Song Plus também agrada na acomodação de passageiros e bagagens. Nos bancos traseiros, há bom espaço mesmo para pessoas mais altas e o assoalho plano ajuda para o caso de um terceiro ocupante. Quem for ali também pode contar com duas saídas de ar-condicionado no console central e duas no piso, além de duas portas USB tipo A.

    O porta-malas, que tem abertura e fechamento elétricos, tem bons 574 litros, bem mais que os 410 litros do Jeep Compass e só um pouco maior que os 560 litros do Haval H6 PHEV19. 

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    BYD Song Plus
    BYD Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Bateria maior e mudanças silenciosas nos motores

    O Song Plus é um híbrido plug-in. Ou seja, combina um motor a combustão e um elétrico, mas esse elétrico é alimentado por uma bateria que precisa ser recarregada em rede elétrica externa, como uma tomada residencial ou carregadores disponíveis, como em shoppings.

    E, sobre recarga, já temos a primeira novidade do Song Plus 2025, que passa a aceitar uma potência maior de recarga em AC, agora de 6,6 kW – antes, eram 3,3 kW. Não há, porém, opção de recarga rápida, em DC.

    BYD Song Plus
    BYD Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O aumento na potência de recarga ajuda, já que a bateria mais do que dobrou de tamanho e passou de 8,3 para 18,3 kWh. Segundo a BYD, com esse crescimento da bateria, o SUV agora pode fazer até 1.200 km em uso combinado dos motores ou até 68 km no modo elétrico, segundo medições feitas juntas ao Inmetro.

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    Por outro lado, a marca foi discreta ao promover mudanças nos motores. O abastecido a gasolina, no caso, um 1.5 aspirado, passou a ter 105 cv – antes, eram 110. Já o elétrico passou de 179 pra 194 cv. Apesar disso, a marca segue divulgando uma potência combinada de 235 cv. 

    BYD Song Plus
    BYD Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nos nossos testes, ele foi de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, ou seja, mais rápido que os 9,7 segundos do modelo 2024. Mas um pouco mais lento que os 7,2 segundos do Haval PHEV19, que tem 326 cv. Mas o consumo piorou significativamente. Ele fez 18,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, considerando uso hibrido dos motores. Nos testes anteriores eram 22,2 km/l na cidade e 19,6 na estrada. 

    A dirigibilidade do Song Plus agrada especialmente em ambientes urbanos, já que seu comportamento é amigável e focado no conforto. A suspensão trabalha em silêncio e sem passar as imperfeições do solo aos ocupantes, mas em alguns momentos balança demais. Não chega a incomodar, porém.

    BYD Song Plus
    BYD Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Quem vai pelo mesmo caminho é a direção, que pode ser alterada de acordo com os modos de condução (eco, normal e sport), mas sempre tem um peso a mais. Elogios ao isolamento acústico do SUV, que além de isolar bem de ruídos externos, incluindo nas caixas de roda, também deixa que passe apenas o mínimo de ruído do motor a combustão. Quando em funcionamento, quase não se percebe.

    Se o bom isolamento e o comportamento amigável ajudam no conforto, acabam por anestesiar a condução e deixam o Song Plus como um carro sem emoções. Mesmo que ande quase como um Pulse Abarth, o chinês não transmite sensação de boa aceleração e parece ser lento, pesado. Não é para quem busca prazer ao dirigir.

    BYD Song Plus
    BYD Song Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Veredicto Quatro Rodas

    Em geral, a linha 2025 evoluiu onde precisava. O Song Plus continua muito confortável, ficou mais tecnológico e mais rápido, embora tenha perdido números importantes de consumo e siga sem qualquer emoção na dirigibilidade. Agora precisa aguardas os próximos capítulos para saber se manterá o reinado.

    Teste – BYD Song Plus

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 8,8 s
    0 a 1.000 m: 30 s / 173 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h: 4,3 s
    D 60 a 100 km/h: 4,8 s
    D 80 a 120 km/h: 6,3 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 14,9/26,6/60,9 m
    Consumo
    Urbano: 18,1 km/l
    Rodoviário: 16,1 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. : – dBA
    80/120 km/h: 60,6/72,8 dBA
    Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h:
    Volante: 2,7 voltas

    Ficha técnica – BYD Song Plus

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