Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Caixinha, doutor?

Por Péricles Malheiros 0 km Foram longos 81 dias entre a efetivação do pedido e a retirada do novo Up!. Nesse tempo, deu para comprar, receber e rodar quase 4 000 km com um outro lançamento do mercado, o Toyota Corolla XEi. Mas na primeira quinzena de maio finalmente o compacto da Volkswagen foi integrado […]

Por Redação
24 jun 2014, 12h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    0 km

    Foram longos 81 dias entre a efetivação do pedido e a retirada do novo Up!. Nesse tempo, deu para comprar, receber e rodar quase 4 000 km com um outro lançamento do mercado, o Toyota Corolla XEi. Mas na primeira quinzena de maio finalmente o compacto da Volkswagen foi integrado à nossa frota.

    O editor responsável pela seção Longa Duração, Péricles Malheiros, chegou no horário combinado, mas só deixou a Amazon 1h45 mais tarde. “Vi o carro saindo da lavagem e chegando à oficina, ainda molhado. Só então começaram a fazer o desbloqueio da central eletrônica do carro”, diz. Algumas marcas restringem o acesso apenas aos dispositivos básicos do carro e limitam a velocidade a 20 ou 30 km/h para evitar danos no processo de embarque, transporte e desembarque dos carros. Uma vez entregue pelas transportadoras às concessionárias, elas reprogramam a central eletrônica com todos os parâmetros de funcionamento normal. Convidado a entrar na área de manutenção e acompanhar o processo de destravamento do Up!, Péricles testemunhou o trabalho desordenado da equipe. “Os rapazes que mexiam no carro demoraram a concluir o serviço porque consultavam o tempo todo um outro técnico, mais experiente. O problema é que ele cuidava simultaneamente de outros dois veículos”, diz o editor.

    Enquanto o software era atualizado, o atendente comentou com Péricles: “O seu é o primeiro Up! que entrego. Sei bem pouco sobre ele”. Assim, quem fez a instalação e deu as (superficiais) explicações do sistema multimídia removível Maps & More foi o mesmo requisitado técnico da oficina. Mas aí, finalmente, o processo se encerrou e o carro foi liberado.

    Continua após a publicidade

    Sobre o atraso, nenhuma explicação ou pedido de desculpa. Pelo contrário. “Demorou, mas finalmente está tudo pronto. Se puder deixar uma caixinha para o pessoal que agilizou o seu carro, ótimo”, disse o cordial mas despreparado técnico. Diante de tantos absurdos, Péricles jogou uma última isca antes de deixar a concessionária e parar no posto vizinho para abastecer o tanque (que estava praticamente vazio). “Os pneus estão calibrados?”, perguntou. “Sim, nem precisa se preocupar com isso”, respondeu o mesmo atendente. Enquanto o etanol entrava, Péricles pediu ao frentista que aplicasse a calibragem recomendada pela VW (29 libras nos dianteiros e 26 nos traseiros). “De olho no visor do calibrador, notei que todos estavam com 40 libras”, diz Péricles. Desatenciosa, a Amazon ainda liberou o carro com os adesivos de controle de qualidade afixados no para-brisa, assim como as películas plásticas que protegem o logotipo cromado das calotinhas das rodas e do volante e da tela do painel de instrumentos e do Maps & More.

    Pagamos R$ 37 098 pelo nosso Up!, versão High, com os opcionais Maps & More, ar-condicionado e pintura especial (Amarelo Saturno).

    Por 60 000 km ficaremos de olho em tudo que se refere ao Up!: mecânica, acabamento, elétrica, dinâmica e, claro, rede de assistência.

    Continua após a publicidade

    Diário

    657_longaup_02

    Sistema multimídia Maps & More reune funções de GPS, computador de bordo, sensor de estacionamento e até alerta de portas abertas

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.