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Case Quadtrac: operamos o trator mais potente no Brasil, que não tem pneus

Com até 778 cv, trator articulado tem esteiras de borracha para melhorar desempenho e economia

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 out 2024, 19h20 - Publicado em 3 out 2024, 17h03
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  • Um carro de R$ 5,5 milhões não é investimento, mas um trator nesse preço sim. Este é o preço do Case Quadtrac 715, o trator mais potente do mundo que tem a eficiência que pode proporcionar como razão de existir. É uma máquina que, na condição de uso ideal, dá lucro.

    Difícil pode ser encontrar essa condição ideal. O Quadtrac pertence à mesma família do Case Steiger, que conhecemos há dois anos. Também é um enorme trator articulado mas que, em vez de um conjunto de oito rodas e pneus, é equipado com quatro esteiras de borracha. É isso que o torna tão peculiar.

    Case Quadtrac 715
    São 8,29 m de comprimento e quase 4 m de altura (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Não é à toa que tanques de guerra costumam usar esteiras (ou lagartas). Em solos mais úmidos, os pneus tendem a arrastar ou destracionar com maior facilidade. Pior que isso: danificam mais o solo, comprometendo a área por onde passam com a compactação. Outra vantagem é ser mais estreito, com 3 m de largura.

    Além disso, como proporciona mais tração naturalmente, dispensa o uso dos enormes lastros usados nas versões com pneus para conseguir despejar toda a força do motor no solo. 

    Case Quadtrac 715
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Pudemos pilotar a única unidade do Case Quadtrac que está no Brasil. Foi importada dos Estados Unidos para estar na Agrishow, em maio, e passar por demonstrações e testes para poder ser oferecido a clientes brasileiros que demandarem uma máquina tão específica.

    Case Quadtrac 715
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Suas esteiras têm 30 polegadas de largura, o que aumenta a área de contato com o solo. Mesmo pesando 34 toneladas, a área de contato é tão grande que a distribuição de peso é equivalente a de um adulto de 100 kg em um pé só: 0,5 kg/cm². Ou seja, é mínimo.

    Case Quadtrac 715
    Reservatório de vidro contém óleo lubrificante para os rolamentos da esteira (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ao mesmo tempo, as ranhuras e toda a movimentação da esteira evita o acúmulo de terra e, como todas as esteiras são iguais, a distribuição de força entre os eixos também é exatamente igual. A distribuição de peso, também.

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    Este é um dos segredos: com as esteiras o Quadtrac realmente consegue usar toda a sua força, se necessário, sem patinar, ou trabalhar com mais folga, reduzindo o consumo numa operação de arrasto de plantadeira, por exemplo.

    Case Quadtrac 715
    Roda maior é quem envia a força do motor para as esteiras (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Um Quadtrac é capaz de cobrir uma área equivalente a 20 campos de futebol por hora. Pode puxar uma plantadeira de 61 linhas, a maior disponível, com 28 m de largura, com alguma folga.

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    Desta forma, faz o mesmo trabalho de três tratores médios mais rápido e com custo operacional menor. Isto é especialmente importante para lidar com as mudanças climáticas, que estreitam as janelas de plantio e colheita ideais para o melhor aproveitamento da lavoura.

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    Case Quadtrac 715
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Contudo, a borracha desgasta mais rápido e custa caro por ser importada: R$ 330.000 para as quatro, equivalente ao mesmo custo de trocar todos os oito pneus de um Steiger. Os pneus, porém, têm maior durabilidade.

    Trator-tanque

    Estamos falando de um trator que na parte traseira tem um tanque com 1.948 litros de diesel e 322 litros de fluido hidráulico, que é fundamental para movimentar qualquer implemento agrícola montado nele e até mesmo para o funcionamento da articulação central que faz com que mude sua direção. Há dois pistões hidráulicos, um de cada lado, que fazem com que o Quadtrac se “dobre”.

    Case Quadtrac 715
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    E quem demanda tanto combustível é um motor Cursor 16, um seis cilindros biturbo, com um turbocompressor para regimes mais baixos e outro para regimes mais altos. É um motor também utilizado em embarcações de médio porte e que no Quadtrac gera 715 cv em funcionamento normal e até 778 cv quando necessário. O torque é de 342 kgfm.

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    O curioso é que, para que seu maior desempenho seja garantido, existe até um radiador para o óleo diesel. Isso porque, se o combustível aquecer demais dentro do tanque ao longo do dia, o desempenho do trator será reduzido.

    Case Quadtrac 715
    Capô do motor é tão pesado que sua abertura é elétrica (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O que mais importa é, mesmo, a força. São os módulos eletrônicos que gerenciam a entrega de acordo com a necessidade, com o tanto de força necessário para arrastar o implemento e manter a velocidade necessária. Isso inclui a rotação do motor e a marcha – seu câmbio full-powershift, automatizado, tem 16 marchas à frente e duas à ré. A redução de consumo é na ordem dos 20%, de acordo com a fabricante.

    Case Quadtrac 715
    O menor radiador é, na verdade, para resfriar o diesel (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    No Brasil, a velocidade máxima do Quadtrac é limitada a 40 km/h por lei. Na Europa, pode chegar a 50 km/h mas uma nova legislação poderá aumentar a velocidade máxima para 70 km/h.

    Case Quadtrac 715
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Como o Steiger, o Quadtrac tem cabine ampla e bastante confortável e a suspensão está nela, com quatro amortecedores, molas e até barra panhard. Além disso, há suspensão no banco que ainda tem ventilação, aquecimento e gira 45° para permitir a visibilidade do implemento. O joystick que comanda todo o funcionamento do motor acompanha o banco. 

    Case Quadtrac 715
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O mais interessante nisso é que as esteiras também tornam a rodagem do trator mais confortável e estável. O sacolejo é menor e a operação da direção é mais precisa. Também surpreende a manobrabilidade: o raio de giro é de 5,7 m, até menor que o de algumas picapes médias.

    Case Quadtrac 715
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O operador tem acesso a duas telas. Uma na coluna dianteira funciona como quadro de instrumentos. Outra maior, ao alcance das mãos, é uma central de comandos. Controla tudo, das luzes ao rádio e ar-condicionado, além de exibir imagens das câmeras. A frontal, inclusive, é providencial: o enorme capô, que pesa cerca de 450 kg, também toma bastante do campo de visão do trator.

    Case Quadtrac 715
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Com o sistema de automação da Case, chamado AFS, é possível mapear toda a lavoura e criar caminhos predefinidos para que o trator siga de forma autônoma, exigindo o operador apenas na hora de manobrar. Também há serviço de telemetria, para que o trabalho e as condições técnicas da máquina possam ser acompanhados remotamente.

    Case Quadtrac 715
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Não é muito diferente do que uma equipe de Fórmula 1 tem à disposição para acompanhar seus carros na pista. E, por incrível que pareça, o desempenho também é importantíssimo para este enorme trator.

    Ficha Técnica – Case Quadtrac 715

    Preço: R$ 5.500.000
    Motor: dianteiro 16L, biturbo diesel, dianteiro, lon, 6 cilindros em linha; injeção direta, 715/778 cv, 342 kgfm a 1.400 rpm Câmbio: automatizado, 16 marchas, 2 à ré, tração 4×4 integral
    Direção: hidráulica por articulação Freios: pneumáticos nos eixos
    Dimensões: comprimento, 829 cm; largura, 399,7 cm; altura, 391,8 cm; entre-eixos, 391,2 cm; tanque, 1.948 l; peso, 34.500 kg

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