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Chevrolet Bolt EUV tem autonomia e preço atraentes, mas prazo de validade

Com sobrenome EUV, o SUV do Bolt chega ao Brasil mais em conta e com muito mais espaço interno que seu "irmão"

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 jul 2023, 13h16 - Publicado em 13 jun 2023, 17h00
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  • O Chevrolet Bolt EUV nasceu em 2021 como o primeiro SUV elétrico da marca. No Brasil, o modelo estreia agora, em 2023, já em clima de despedida: ele deixará de ser produzido nos Estados Unidos ainda este ano, já que, a partir de 2024, todos os elétricos da General Motors serão baseados na plataforma Ultium – mais moderna em relação a que dá origem à linha Bolt.

    Sendo assim, por aqui ele busca “compensar” a chegada tardia com exclusividade e preço atraente. Serão oferecidas apenas 200 unidades e por R$ 279.990, R$ 50.000 a menos do que o Bolt EV “convencional”, de menores dimensões. Será que mesmo assim vale a pena?

    Apesar de guardar semelhanças por ser uma derivação, o Bolt EUV tem um descolamento visual significativo em relação ao Bolt EV (sem a letra “U”). A dianteira tem conjunto óptico full-led semelhante, mas com peças separadas, enquanto a grade é maior.

    Chevrolet Bolt EUV
    Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    De lado vem a maior diferença entre os modelos, já que o EUV tem proporções mais definidas, como traseira mais vertical e capô mais horizontal. As rodas de 17 polegadas têm bom tamanho, mas parecem pequenas frente à extensa área de lataria.

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    A traseira tem particularidades como o funcionamento das luzes de freio e indicadoras de direção, que ficam no para-choque e se alternam, como em um típico carro norte-americano. Entre as dimensões, o Bolt EUV é 16 centímetros maior do que o EV no comprimento, 8 cm no entre-eixos e 3 cm na altura.

    Chevrolet Bolt EUV
    Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O layout inteno é o mesmo nos dois modelos, com discretas exclusividades no Bolt EUV, como o revestimento azul escuro de bancos, painéis de porta e da faixa central do painel. O painel segue com visual limpo e poucos comandos físicos, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e central multimídia com grandes 10,2 polegadas.

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    Há boa variação de texturas e brilhos, além de qualidade dos materiais (com porções emborrachadas) e montagem caprichada – mesmo que falte suavidade nos botões dedicados à multimídia atrás do volante e no fechamento do compartimento sob o apoio de braço central.

    Chevrolet Bolt EUV
    Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A lista de itens de série é boa, com piloto automático adaptativo, faróis altos automáticos, alerta de tráfego cruzado traseiro, bancos dianteiros e volante com aquecimento, sistema de som Bose, teto solar elétrico e dez airbags.

    As maiores dimensões externas se refletem no espaço. Os ocupantes traseiros podem viajar sem qualquer aperto para as pernas, e o mesmo vale para quem precisar ocupar a posição central. O Bolt EUV é um raro caso em que o assoalho traseiro é totalmente plano. O porta-malas também é bom: são 462 litros, 82 a mais do que no Bolt EV.

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    Chevrolet Bolt EUV
    Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Há dois escorregões, porém: ocupantes laterais com mais de 1,75 m poderão raspar a cabeça no teto e não há saídas de ar-condicionado ou portas USB atrás.

    A mecânica é a mesma do “irmão”, ou seja, o Bolt EUV é puxado por um motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm, alimentado por uma bateria de 66 kWh. De acordo com nossos testes, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos e tem autonomia projetada de 403 km em ciclo urbano e 396 km em ciclo rodoviário, bons alcances e que mostram uma economia significativa considerando o tamanho intermediário da bateria e os 1.711 kg do modelo.

    Chevrolet Bolt EUV
    Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Todos estes números refletem o equilíbrio que representa o Bolt EUV, que tem bom desempenho, acelerações e retomadas fáceis, mas sem a brutalidade de outros elétricos. É claro que, em acelerações totais, os ocupantes colarão no banco graças ao torque instantâneo. Isso, porém, acontece de forma suave.

    A convivência segue tranquila com o conjunto bem acertado de suspensão, que absorve impactos com maciez e permite um rodar relativamente tranquilo em terrenos com imperfeições. Em mudanças bruscas, como valetas, divisórias de viadutos ou desníveis de asfalto, a suspensão produz um efeito rebote que poderia ser suavizado, mas que não tira o brilho do conjunto. A direção é mais pesada do que se pode aparentar, mas garante a boa dirigibilidade e estabilidade do Bolt, ao lado da suspensão.

    Chevrolet Bolt EUV
    Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O sistema de condução com um pedal é altamente funcional e pode ser reforçado com o câmbio na posição B, que intensifica as desacelerações, ou por uma aleta atrás do volante, à esquerda. A função ajuda a poupar os freios e a carga da bateria.

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    Veredicto

    Mesmo perto do fim, o Bolt EUV é uma boa opção, especialmente frente ao seu “irmão” EV, que é menor, mais caro e que também sairá de linha. Além disso, considere que grande parte de seus concorrentes por aqui também serão descontinuados ou atualizados em breve.

    Chevrolet Bolt EUV
    Chevrolet Bolt EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ficha técnica

    Motor: elétrico, dianteiro, 203 cv, 36,7 kgfm
    Bateria: Ion-lítio, 66 kWh; autonomia, 403 km urbano e 396 km rodoviário
    Recarga: 10 km por hora a 2,2 kVA, 40 km por hora a 7,4 kVA, 144 km em 30 min. a 50kW
    Câmbio: 1 marcha, tração dianteira Direção: elétrica progressiva
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
    Pneus: 215/50 R17
    Peso: 1.711 kg
    Dimensões: compr., 4,31 cm; larg., 2,05 cm; altura, 1,62 cm; entre-eixos, 2,67 cm; porta-malas, 462 litros

    Testes Quatro Rodas

    Aceleração
    0 a 100 km/h – 8 segundos
    0 a 1.000 m – 30,6 s – 148,12 km/h
    Velocidade máxima – n/d
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h – 3,1 s
    D 60 a 100 km/h – 3,8 s
    D 80 a 120 km/h – 5,1 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 – 13,1/23,3/53,9 m
    Consumo
    Urbano – 6,2 km/kWh
    Rodoviário – 6 km/kWh
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. – n/d
    80/120 km/h – 60,1/66,9 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h – 95 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h – n/d
    Volante – 2,7 voltas
    Seu bolso
    Preço básico – R$ 279.990
    Garantia – 3 anos (8 anos para bateria)

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