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Chevrolet Montana tinha o melhor do Corsa e levava muita carga

Picape derivada da segunda geração do Corsa tinha visual das UTE australianas e levava mais carga que Saveiro e Strada

Por Adriano Griecco | Introdução: Henrique Rodriguez
Atualizado em 16 Maio 2021, 12h14 - Publicado em 15 Maio 2021, 10h37
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  • Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Foi só a General Motors anunciar a produção de uma picape inédita, supostamente maior e com cabine dupla, que veio a notícia de que a Chevrolet Montana deixou de ser fabricada há algumas semanas.

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    Esta segunda geração da Montana esteve à venda por mais de 10 anos e não teve qualquer atualização visual em todo esse tempo. Esteve mais tempo em produção, inclusive, que sua primeira geração, vendida entre 2003 e 2010. E não estaríamos forçando a barra se disséssemos que a primeira geração deixou saudade.

    Houve, inclusive, uma reviravolta técnica nessa mudança de geração. A primeira Chevrolet Montana era baseada na primeira geração do Corsa e chegava para substituir a Corsa Pick-Up, baseada na plataforma GM 4200, que seguiria viva com Celta e Classic.

    Montana Sport 2014
    Chevrolet Montana Sport 2014 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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    Isso, pelo menos, até o lançamento da segunda geração da Montana em 2010. A geração que acaba de sair de linha era baseada no Agile, outro carro baseado na velha base 4200, que enfim foi aposentada.

    Em menos de 20 anos a picape compacta conseguiu avançar e regredir tecnicamente. Agora, o resgate do primeiro teste da primeira geração da Montana, publicado no final de 2003, mostra que ela poderia ter sido baseada no Celta. E nessa, estaria até hoje com a mesma base do Corsa de 1994.

    Chevrolet Montana Off Road – Ela veio para brigar

    Cabine maior, mais capacidade de carga e três anos de garantia para motor e câmbio são os principais argumentos para enfrentar a concorrência
    Publicado originalmente em outubro de 2003

    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Desde o lançamento do novo Corsa, em abril do ano passado, os picapeiros de plantão aguardavam a versão utilitária do compacto. Nesse quase um ano e meio entre desenvolvimento e apresentação – a Strada veio sete meses depois do Palio – chegou-se a cogitar que a Montana não seria derivada do Corsa mas sim do Celta.

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    A demora, segundo a fábrica, não está relacionada a problemas durante o projeto, porém ao calendário de lançamentos da GM. É bom lembrar que entre a chegada dos dois modelos ela ainda lançou a Meriva, também derivada do Corsa, e o novo Astra.

    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Pelas fotos já dá para imaginar que a missão da Montana é se aproximar da Strada – e se possível ultrapassá-la. Seu preço deverá ficar perto dos 23.000 reais (R$ 59.230 em 2021, IPCA), para a versão básica (ainda há a Sport e a Off Road, a avaliada por nós).

    Vale adiantar que não haverá versões com cabine estendida. Segundo a GM o conceito “Max Cab”, adotado na Montana, tem a melhor relação entre capacidade de carga e espaço interno, graças à maior distância entre-eixos: são 2,71 metros contra 2,48 na picape Corsa. No total, a nova picape é 37 centímetros maior que a antecessora.

    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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    De fato a cabine é espaçosa e até os mais altos não têm problemas para achar a posição ideal ao volante – os bancos têm regulagem de altura na versão Off Road. Quanto àquele espacinho atrás dos bancos, saiba que ele é mais que suficiente para levar uma mochila ou pequenas caixas. Mas nada comparável ao espaço da Strada com cabine estendida.

    Ainda no interior, o visual e o acabamento seguem o padrão da família Corsa, com predominância de plástico cinza e pequenas falhas de acabamento, percebidas no encaixe de algumas peças do painel.

    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Se por dentro ela lembra o Corsa, externamente essa afirmação só é válida se a picape estiver de frente. E apenas na versão básica, que leva o mesmo pára-choque do hatch. As linhas da Montana foram um dos últimos trabalhos de David Rand, ex-diretor de design da GM Brasil e que agora ocupa o cargo de diretor do departamento de estilo da marca, na matriz, em Detroit.

    Responsável pelo design de Corsa, Corsa Sedan e Meriva, ele teria deixado o projeto pronto, ficando a cargo de Carlos Barba, o atual chefe do departamento, os acertos finais.
    Entenda-se aí os adereços estéticos, como os detalhes da versão Off Road.

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    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Nela, o pára-choque dianteiro tem um quebra-mato que sustenta dois faróis de neblina. O conjunto óptico recebeu uma máscara preta, que acompanha o formato dos refletores. E, a exemplo do que acontece na Strada Adventure, a Montana tem protetores plásticos nos pára-lamas e estribos laterais.

    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Na tampa traseira, a influência veio de outro fabricante. Em vez do tradicional Chevrolet por extenso, como é na S10, a Montana ostenta o logotipo da marca, assim como a Saveiro.

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    Novidade mesmo são as lanternas com dois círculos – no mais alto ficam a lanterna e a luz de freio e no outro a luz de ré e as luzes indicadoras de direção –, o “step side”, uma espécie de degrau próximo ao pára-lama traseiro, a exatos 55 centímetros de altura do solo, e o santantônio, que fica acoplado na caçamba.

    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Eis aí um dos pontos fortes do veículo. Entre as picapes pequenas, a Montana é a que tem maior capacidade de carga, levando até 735 quilos. São 35 quilos a mais que uma Courier e que uma Saveiro 1.6 e 30 a mais que uma Strada 1.8 cabine simples. Mas a Montana fica devendo o protetor plástico da caçamba, que é vendido em concessionária por 500 reais. Na Saveiro e na Strada o item é de série.

    A Montana será comercializada apenas com o motor 1,8 litro Flexpower, que trabalha tanto com álcool (109 cavalos) como com gasolina (105 cavalos). A opção por utilizar apenas esse motor se justifica pela confiança depositada pela GM na tecnologia bicombustível, a exemplo do que já aconteceu com o Corsa.

    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Em relação ao irmão, a Montana tem alterações na relação de diferencial, que passou de 3,94:1 para 4,19:1. Tal mudança tem como objetivo prover a picape de mais força quando carregada.

    Ao volante – e com a caçamba vazia –, a impressão é a de que se está dirigindo um Corsa. Prova disso está na proximidade dos números de desempenho. Comparando a aceleração de 0 a 100 km/h com o Corsa Flexpower, medido em julho deste ano, a vantagem para o hatch é de apenas sete décimos – a Montana realizou o teste em 12,3 segundos.

    Chevrolet Montana Off Road
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Na máxima, a barreira aerodinâmica causada pelo quebra-mato e pelo santantônio impediu que a picape fosse além dos 164 km/h, 7 km/h mais lenta que o irmão.

    Na hora de fazer curvas, a diferença em relação ao Corsa também é pequena. Na dianteira, a GM manteve o conjunto McPherson, utilizando apenas uma calibragem mais rígida de molas e amortecedores, tendo em vista a vocação trabalhadora da Montana. Na traseira, mais requisitada na hora de transportar carga, a marca utilizou uma viga de torção com molas helicoidais.

    E o esforço para tornar a picape competitiva não se restringiu à área técnica. Também o pessoal de pós-venda foi envolvido. Quem comprar a Montana terá garantia de fábrica de um ano sem limite de quilometragem e mais dois anos (além do primeiro) de garantia para motor, câmbio e todos os sistemas elétricos envolvidos nesses dois componentes. E a garantia é exclusiva à picape. Mas para ter direito a ela o cliente deverá fazer revisões – gratuitas – de seis em seis meses nas concessionárias da marca.

    Fotos da Chevrolet Montana Off Road

    Teste – Chevrolet Montana Off Road

    0 a 100 km/h – 12,3 s
    Velocidade máxima – 164 km/h
    Consumo urbano – 7,2 km/l
    Consumo rodoviário – 11,7 km/l
    Preço – 29.500 reais (R$ 75.969 em 2021, IPCA)

    Ficha técnica – Chevrolet Montana Off Road 1.8

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