Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chevrolet Trailblazer: o golpe da gravata

Trailblazer muda o visual e, mesmo mais barato, nunca esteve tão sofisticado, tecnológico e... urbano

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h24 - Publicado em 22 jul 2016, 22h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chevrolet Trailblazer
    De cara nova, o SUV ficou mais barato que o anterior  (/)
    Chevrolet Trailblazer
    De cara nova, o SUV ficou mais barato que o anterior ()

    A Chevrolet finalmente percebeu o enorme crescimento do segmento dos SUVs no Brasil. Mais do que isso, a marca abriu os olhos para o Trailblazer, modelo que carrega a herança da saudosa Blazer dos anos 1990 e é ofuscado, desde seu lançamento, pelo rival Toyota SW4. De janeiro a junho de 2016, o utilitário da GM emplacou 496 unidades, enquanto o japonês (que no início do ano ganhou uma geração completamente nova, e bem mais cara) fechou o semestre com nada menos que 5.081 exemplares. No entanto, essa situação pode mudar.

    Na busca por recuperar o tempo perdido, o Trailblazer passa por sua primeira grande mudança e adota as mesmas novidades da S10 — com o trunfo de custar até R$ 3.800 menos em relação ao anterior. Sempre na versão LTZ, vai de R$ 159.990 (gasolina) a R$ 189.990 (diesel). Como comparação, a SW4 parte de R$ 213.450 (gasolina) e chega a R$ 228.950 (diesel).

    Continua após a publicidade

    A dianteira ganhou a nova identidade visual da Chevrolet, com linhas mais retilíneas, que alargam visualmente o modelo, e faróis retangulares com assinatura em leds. Na traseira, nada muda: as lanternas são iluminadas por leds e as luzes de ré ficam no para-choque. De lado, as rodas são de 18 polegadas e têm acabamento diamantado.

    Chevrolet Trailblazer
    Atrás, nada mudou; suspensão traseira é multilink, diferente do eixo rígido da S10 ()

    Entre os equipamentos, além dos triviais ar-condicionado digital com saídas traseiras, assistente de partida em aclives e declives, faróis automáticos e seis airbags, o SUV ganhou diversos itens voltados à segurança. Direção elétrica, sensores de estacionamento dianteiros, câmera de ré, alerta de mudança de faixa e de colisão frontal e serviço OnStar agora fazem parte da lista de série.

    Continua após a publicidade
    Chevrolet Trailblazer
    O painel adotou traços mais retos e materiais de melhor qualidade ()

    Como exclusividade em relação à S10, o Trailblazer traz alerta de pontos cegos e de movimentação na traseira – recurso útil para sair com segurança das vagas dos shoppings. Por dentro, o acabamento dá um salto de qualidade e requinte, com materiais de toque mais macio e costuras aparentes.

    Chevrolet Trailblazer
    Com sete lugares, o acesso ? terceira fileira de bancos é fácil e simples ()

    Por fim, o Trailblazer incorporou vidros mais espessos (para conter o ruído externo), novos coxins, amortecedores e freios. Apesar disso, ficou 13 kg mais leve. As novidades refletem no conforto ao rodar: o novo Trailblazer está mais silencioso, macio e estável quando comparado ao anterior. A direção elétrica ficou mais precisa e menos sensível aos desnivelamentos do solo, e o novo ajuste de suspensão também é digno de elogios, ignorando as irregularidades sem apresentar inclinação tão grande em curvas.

    Chevrolet Trailblazer
    Rodas aro 18 são novas e têm acabamento diamantado ()

    Equipado com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 mkgf e câmbio automático de seis marchas, o grandalhão de 2.161 kg foi de 0 a 100 km/h em 9,8 s — a rival SW4 cumpre a mesma tarefa em longos 13,4 s. Em consumo e frenagem, o Chevrolet também é superior: as médias foram de 9,1/13,1 km/l em ciclo urbano/rodoviário. A SW4 fez 8,9/10,6. Vindo a 120 km/h, ele parou em 65,8 m, enquanto a Toyota precisou de 9,1 m a mais.

    Continua após a publicidade
    Chevrolet Trailblazer
    O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 mkgf ()

    VEREDICTO

    O Trailblazer ficou mais bonito, bem-acabado e com uma extensa lista de equipamentos. O bom custo-benefício se dá pelo fato de custar quase R$ 40.000 a menos que a SW4.

    Teste de Pista (com diesel)
    Aceleração de 0 a 100 km/h 9,8 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 31,4 s – 166 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 4,2 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 5,5 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 7,4 s
    Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15,9 / 28,7 / 65,8 m
    Consumo urbano 9,1 km/l
    Consumo rodoviário 13,1 km/l
    Ficha Técnica – Trailblazer LTZ 2.8 diesel 4×4
    Motor diesel, diant., long., 4 cil., 2.776 cm3, 16V, 200 cv a 3.600 rpm, 51 mkgf a 2.000 rpm
    Câmbio automático, 6 marchas, tração 4×4
    Suspensão duplo A (diant.) / five-link (tras.)
    Freios discos ventilados
    Direção elétrica
    Rodas e pneus liga leve, 265/60 R18
    Dimensões comprimento, 488,7 cm; altura, 184,4 cm; largura, 190,2 cm; entre-eixos, 284,5 cm; peso, 2.161 kg; porta-malas, 205/554/1043 l; tanque, 76 l
    Equipamentos de série ar digital, seis airbags, câmera de ré, alerta de pontos cegos e de movimentação na traseira, central multimídia com OnStar
    Preço R$ 189.990
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.