Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Citroën C3 You! 1.0 turbo é mais selvagem, mas tem os contras de sempre

Compacto recebe motor 1.0 de 130 cv e, por R$ 95.990, se torna o carro turbo mais barato do mercado

Por Rodrigo Mora
Atualizado em 26 ago 2024, 10h15 - Publicado em 26 ago 2024, 10h00
Novo Citroën C3 YOU!
 (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

Intitulada “Les chevrons sauvages”, uma peça publicitária da Citroën de 1985 não mostrava um carro sequer: enfim livres de uma garagem, dezenas de cavalos invadiam as ruas de um centro urbano absolutamente vazio rumo a um deserto. Velozes e impetuosos, então se juntavam para formar o logotipo da empresa, o famoso duplo chevron.

E assim o filmete de Jacques Séguéla com um trocadilho entre chevron, o formato do símbolo da marca, e chevaux, cavalo em francês, ganhou prêmios conceituados de publicidade, como Lion d’Or e Sept d’Or.

Citroën C3 You!
Citroën C3 You! (Divulgação/Citroën)

Hoje caberia muito bem para o Citröen C3 YOU!, e aí sim estamos falando de cavalos “sauvages”, ou seja, selvagens. Esse carro é daqueles que desembestam com uma cutucadinha mais atrevida no acelerador. Afinal de contas, são 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque para um carro de 1.115 kg. Deu no que deu: 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, de acordo com a fabricante.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O Citroën C3 YOU! (nomenclatura global, não adianta reclamar) é equipado com o motor T200, um tricilíndrico 1.0 12V que tem virado o coringa da Stellantis, ora sob o capô de um Fiat (Pulse, Fastback e Strada), ora a serviço da Peugeot e enfim para impulsionar um Citroën. Agora será testado num modelo de porte maior, o novo Peugeot 2008. Vai longe.

Citroën C3 You!
Citroën C3 You! (Pedro Bicudo/Citroën)

Freios redimensionados e direção com calibração específica para esta versão acompanham o motor mais potente que o antigo 1.6 aspirado de 122 cv, que foi aposentado na gama C3. O diâmetro de giro, inclusive, aumentou de 10,5 para 10,8 m.

Continua após a publicidade
Citroën C3 You!
Citroën C3 You! (Pedro Bicudo/Citroën)

Embora tenha recebido mudanças também na suspensão, nas molas e nos amortecedores, por conta do peso diferente do conjunto mecânico, o Citroën C3 continua não sendo cúmplice de estripulias nas curvas. Também tem a ver com a suspensão mais alta, típica da sua intenção de parecer SUV.

Citroën C3 You!
Citroën C3 You! (Pedro Bicudo/Citroën)

Orquestrando a cavalaria selvagem está um câmbio automático do tipo CVT, insosso como todos do gênero – sobretudo no uso rodoviário; na cidade até que vai bem. No majoritariamente rodoviário, chegamos perto dos 8,8 km/l declarado pela marca. Trocas sequenciais das sete marchas simuladas podem ser feitas pela alavanca.

Continua após a publicidade

Um desempenho enérgico, contudo, não ofusca limitações habituais do C3, que parece nunca ficar pronto.

Novo Citroën C3 YOU!
(Divulgação/Citroën)

Dá para relevar o acabamento simples, mas o bater na lata das portas e o acanhado painel de instrumentos desanimam. O editor Henrique Rodriguez foi sagaz, como sempre: “Deve ser o carro sem conta-giros mais rápido do Brasil.”

Continua após a publicidade

Exterior e equipamentos do C3 Turbo

Novo Citroën C3 YOU!
(Divulgação/Citroën)

Para diferenciar o C3 com motor T200, há uma plaqueta com o nome da versão nos para-lamas, molduras do farol de neblina pintadas de azul, adesivos na coluna C e nas laterais, e rodas (de 15 polegadas) pretas. Na traseira, o logotipo “Turbo 200”.

Novo Citroën C3 YOU!
(Divulgação/Citroën)

Na lista de equipamentos o C3 YOU! apenas cumpre tabela: ar-condicionado, direção elétrica, seis alto-falantes, comandos do rádio no volante, retrovisores, vidros e portas com travas elétricas; controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com trava elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e a chave canivete, que passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.

Continua após a publicidade
Novo Citroën C3 YOU!
(Divulgação/Citroën)

Novidade mesmo na linha são os bancos e o volante com novo revestimento sintético e costuras azuis. E o teto pintado de preto é de série na versão, que pode ter o resto da carroceria pintado em branco ou dois tons de cinza metálico, o Artense e o Grafito. Não há opção de preto nem o antigo azul, que saiu de linha.

Bom espaço interno e multimídia imponente (10,25 polegadas) e amigável também jogam a favor do C3, que se resume a um simpático e razoável hatch turbinado de R$ 95.990.

Ficha técnica – Citroën C3 You! T200

Preço: R$ 95.990
Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, turbo, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: elétrica; diâmetro de giro, 10,8 m
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Dimensões: comprimento, 398,1 cm; largura, 173,3 cm; altura, 158,6 cm; entre-eixos, 254 cm; porta-malas, 315 l; tanque de combustível, 47 litros; peso, 1.115 kg

Desempenho e consumo do Citroën C3 You! T200 (dados de fábrica)

Performance
0 a 100 km/h: 8,5 s (gasolina) / 8,4 s (etanol)
Velocidade máxima: 192 km/h (gasolina) / 194 km/h (etanol)

Consumo PBEV
Urbano: 11,0 km/l (gasolina) / 7,8 km/l (etanol)
Estrada: 12,8 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.