Citroën C4 Cactus é mais equipado que Aircross, mas ainda faz sentido?
SUV da Citroën é vendido mais barato que hatch automático, mas pode sair de linha com novas regras de emissões que entram em vigor em 2025
![Citroen C4 Cactus Feel Pack 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Citroen-C4-Cactus-Feel-Pack-2024-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Às vésperas do lançamento do C3 Aircross, a Citroën tentou levantar a bola do C4 Cactus. Seu SUV compacto com mais tempo de mercado ganhou novos elementos estéticos e mais equipamentos de série (como uma central multimídia melhor) para a linha 2024. Alguns desses equipamentos são de fazer inveja no C3 Aircross, mas não fizeram as vendas do C4 Cactus decolar.
Para reconhecer o C4 Cactus 2024, é mais fácil reparar nos adesivos com nome do carro nas colunas C e nos detalhes na cor laranja nos protetores de porta e ao redor dos faróis de neblina, a depender da cor da carroceria. As versões com motor 1.6 THP ainda têm novas rodas, mas o C4 Cactus Feel Pack 1.6 testado ainda usa as mesmas rodas aro 17 de anos atrás, quando estava na frota do Longa Duração.
![Citroen C4 Cactus Feel Pack 2024 (3) Citroen C4 Cactus Feel Pack 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Citroen-C4-Cactus-Feel-Pack-2024-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro, o Citroën C4 Cactus ganhou a central multimídia de 10 polegadas do C3 e do Peugeot 208, maior que a antiga de 7 e com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A diferença frente ao C3 é que no Cactus também cabe à central o controle do ar-condicionado automático. Este é um dos equipamentos que nem o C3 Aircross tem.
Há outros itens de fazer inveja, porque todo C4 Cactus 2024 tem ar-condicionado digital automático, barras de teto e chave presencial para abertura de portas e partida do motor, que é feita pelo botão abaixo da central multimídia.
![2223147-tjvf4869sy (1) Citroen C4 Cactus 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/2223147-tjvf4869sy-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A versão Feel Pack ainda tem rodas de liga leve aro 17, faróis de neblina, câmera de ré, sensores de chuva e luminosidade, sensor de pressão nos pneus e o novo carregador sem fio para smartphones em um compartimento ventilado. Por causa dele, modificaram os porta-copos do console central.
Agora há três portas USB, duas para o motorista e passageiro, e uma para o banco traseiro, que acompanha um organizador de cabos, para evitar que o fio do seu smartphone fique solto e acabe enroscado na perna de alguém por acidente. Os bancos têm forração de vinil.
![2223153-jqhdmguku4 (1) (1) Citroen C4 Cactus 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/2223153-jqhdmguku4-1-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O espaço interno do C4 Cactus não é ruim. A questão é que, por ter a carroceria um pouco mais baixa, sua posição de dirigir mais relaxada acaba por diminuir as vantagens de ter 2,60 m de entre-eixos. O motorista é convidado a recuar mais seu assento, roubando espaço de quem vai atrás. Mas resta espaço suficiente para não ser tão apertado. E o porta-malas, que tem 320 litros, tem uma área útil maior por ser mais raso. Nem se percebe que tem cerca de 100 litros a menos que a média dos SUVs compactos.
A suspensão do Citroën C4 Cactus continua bastante confortável. Filtra as ondulações e imperfeições do piso, mas sem um grande compromisso para conter a inclinação da carroceria em curvas. É uma proposta diferente típica dos carros da marca e que tem seus adeptos.
Dureza é ter que lidar com o motor 1.6 16V aspirado atualmente. Quando com gasolina, o 1.6 EC5 dá a sensação de estar com seu desempenho limitado. Talvez seja isso mesmo que os ajustes para este motor atender as normas de emissões atuais tenha feito.
![Citroen C4 Cactus Feel Pack 2024 (1) Citroen C4 Cactus Feel Pack 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Citroen-C4-Cactus-Feel-Pack-2024-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Embora tenha passado dos 118 cv para 120 cv a 6.000 rpm, houve uma redução do torque de 16,1 para 15,7 kgfm a 4.500 rpm na última atualização. Tudo com o objetivo de poluir menos. Mas houve implicações no desempenho e, hoje, o SUV da Citroën está mais dependente de reduções de marcha para conseguir embalar.
O C4 Cactus tem futuro?
![SUVCoupeCitronBasaltVision3 (1) SUVCoupeCitronBasaltVision3](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/SUVCoupeCitronBasaltVision3-1-e1711537640218.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A resposta é: não muito. Embora estes sejam os Citroën C4 Cactus mais completos já fabricados no Brasil, a linha 2024 anda vendendo muito pouco, só 584 unidades de janeiro até abril. Pode estar perdendo clientes para o C3 Aircross, que anda mais (tem motor 1.0 turbo de 130 cv), é muito mais espaçoso mas menos equipado.
A Citroën garante que o modelo segue em produção, mas não se sabe se continuará em 2025, quando uma regra de emissões ainda mais rígida entra em vigor. Além disso, o verdadeiro substituto do C4 Cactus será o Citroën Basalt, um SUV cupê também derivado do C3 e que será lançado no segundo semestre deste ano.
![https___www.carscoops.com_wp-content_uploads_2024_03_Citroen-Basalt-Vision-2-1024×576 SUVCoupeCitronBasaltVision2](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/https___www.carscoops.com_wp-content_uploads_2024_03_Citroen-Basalt-Vision-2-1024x576-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além do visual mais moderno e menos abrutalhado que o dos C3 e C3 Aircross, o Basalt pode ser mais sofisticado e ter equipamentos que os outros dois não têm.
Mas o Basalt será bem mais caro que o C4 Cactus, que pode ser encontrado em oferta a partir dos R$ 104.690. É mais barato que os hatches automáticos. Só assim para justificar o SUV da Citroën.