Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Comparativo: Chevrolet Joy e Renault Kwid, portas de entrada de R$ 45.000

Afinal, é melhor escolher um hatch maior depenado ou um menor completo? Conheça duas opções para quem pretende comprar um compacto de entrada

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 13 fev 2020, 08h00 - Publicado em 13 fev 2020, 07h00
Comparativo: Chevrolet Joy e Renault Kwid, portas de entrada de R$ 45.000
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Se você chegou até aqui, é porque já deve ter resistido à tentação de pagar quase R$ 50.000 por algum seminovo – e, com certeza, seu vizinho disse que seria melhor aquele Toyota Corolla completão de 2012.

Para começar, o Chevrolet Joy (sem Onix), de R$ 48.690, é a novidade do comparativo, ainda que o visual seja praticamente igual à reestilização de quase quatro anos.

Do outro lado está o Renault Kwid Outsider, versão mais completa e cara do modelo mais barato da marca, por R$ 45.390. Qual será digno da vaga na sua garagem?

joy
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em relação ao tamanho, há clara vantagem para o “novato”, que é maior em todas as medidas. Por ser de uma categoria acima, ao menos no porte, o modelo também garante mais espaço a bordo.

E, para compensar o entre-eixos 10 cm menor, o pequeno franco-indiano de São José dos Pinhais (PR) é bem mais recheado: central multimídia com câmera de ré, retrovisores elétricos e airbags laterais vêm de série.

Continua após a publicidade

Ainda assim, faltam ajustes de altura do banco e do cinto de segurança – mesmo que só para motorista e como parte do pacote Black, de R$ 700 – do rival.

Renault Kwid foi um dos modelos que desbancaram o Ford Ka em maio
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quando o quesito é segurança, ambos têm as mesmas três estrelas no Latin NCAP para adultos, com pequena vantagem do Renault para proteção de crianças (três estrelas, contra duas do Joy).

E vale lembrar que a marca corrigiu um defeito que existia desde o lançamento, quando todas as configurações tinham freios dianteiros com discos sólidos.

O que isso significava? Menos eficiência nas frenagens e desgaste prematuro das pastilhas, algo que já comprovamos durante os 60.000 km que rodamos com nosso (quase reprovado) Kwid de Longa Duração.

Continua após a publicidade
Comparativo Chevrolet Joy x Renault Kwid
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na ficha técnica, a superioridade do Che-vrolet é evidente – mesmo com 1.028 kg na balança, ou seja, 270 kg a mais que o rival.

E ele nem teve que apelar para dieta e motor três-cilindros sob o capô para superar o concorrente no teste de 0 a 100 km/h: foram 15 s, contra 15,8 s.

Mas, se você conhece o efeito placebo, entenderá a sensação de dirigir o Renault. Isso porque, apesar de os números serem piores, é provável que o Kwid pareça ser mais ágil pelo tamanho pequeno, que facilita a vida no trânsito.

Comparativo Chevrolet Joy x Renault Kwid
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Comum aos dois modelos é a posição mais elevada para dirigir.

E, ainda que o assento do Joy seja pouco inclinado, é justamente ele que oferece a melhor ergonomia, já que o Renault não tem nenhuma regulagem de altura ou profundidade da coluna de direção.

O Chevrolet também é mais refinado no dia a dia, com menos vibrações e ruídos, além do comportamento mais acertado – o rival de comparativo é instável em algumas situações, já que a suspensão traseira de eixo rígido transmite mais buracos à cabine e quica nas curvas.

Comparativo Chevrolet Joy x Renault Kwid
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

E não estou falando de situações específicas, como o comportamento na pista com o qual poucos compradores se importariam de fato. Afinal, isso realmente não faz sentido para um carro que provavelmente será a única opção da família.

Continua após a publicidade

Enquanto o Joy passa a impressão de solidez, algumas situações com o Renault foram especialmente preocupantes.

Nenhum dos dois tem controle de estabilidade, mas, durante um dia chuvoso, por exemplo, o Kwid Outsider deslizou mais de dianteira que o rival em situações bem semelhantes.

Comparativo Chevrolet Joy x Renault Kwid
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Claro que estamos falando de modelos considerados baratos no cenário atual. Por isso, não dá para esquecer aquela velha história do cobertor curto: para cada item presente, algo ficará de lado.

No Chevrolet, central multimídia e vidro traseiro elétrico, assim como os dispensáveis sensores de estacionamento dianteiro e alertas de ponto cego, são oferecidos apenas como acessórios nas concessionárias.

Continua após a publicidade

E, para ter todos esses itens, você terá que desembolsar R$ 5.251 (lembrando que esse valor é apenas estimado e pode variar).

Comparativo Chevrolet Joy x Renault Kwid
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Resumindo: se você chegou até aqui, comprar um seminovo nunca esteve nas suas pretensões. E, por isso, já deve saber que, para levar um zero-quilômetro para casa, terá de fazer algumas concessões.

Só que, enquanto o Joy não tem nada que realmente desagrade – com exceção da lista de equipamentos um pouco enxuta –, o Kwid Outsider, apesar de completo, tem características que dificultam a convivência.

É claro que nem sempre as escolhas são racionais, mas, pelo conjunto, o Chevrolet é sinônimo de compra certa.

Comparativo Chevrolet Joy x Renault Kwid
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto

O Kwid se destaca apenas pela lista de equipamentos. Mas o Joy oferece mais qualidade de construção, maior espaço interno, é mais rápido e mais econômico.

Chevrolet Joy

Preço: R$ 48.690
Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, DOHC, 8V, 999 cm3, 12,6:1, 80/78 cv a 6.400 rpm, 9,8/9,5 mkgf a 5.200 rpm
Câmbio: manual, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: aço, 185/65 R15
Dimensões: comprimento, 393 cm; largura, 170,5cm; altura, 147,6 cm; entre-eixos, 252,8; porta-malas, 289 l; tanque, 54 l; peso, 1.028 kg

Teste

Aceleração
0 a 100 km/h: 15 s
0 a 1.000 m: 36,3 s – 143,1 km/h
Velocidade máxima: n/d

Retomada
3a 40 a 80 km/h: 9,1 s
4a 60 a 100 km/h: 14,2 s
5a 80 a 120 km/h: 26,2 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 15,1/27,5/62,7 m

Consumo
Urbano: 11,8 km/l
Rodoviário: 18,1 km/l

Renault Kwid Outsider

Preço: R$ 45.390
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12V, 999 cm3, 10:1, 70/66 cv a 5.500 rpm, 9,8/9,4 mkgf a 4.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.) e eixo rígido (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: aço, 165/70 R14
Dimensões: comprimento, 368 cm; largura, 157,9 cm; altura, 147,4 cm; entre-eixos, 242,3 cm; porta-malas, 290 l; tanque, 38 l; peso, 806 kg

Teste

Aceleração
0 a 100 km/h: 15,8 s
0 a 1.000 m: 37 s – 137,2 km/h
Velocidade máxima: n/d

Retomada
3a 40 a 80 km/h: 9,5 s
4a 60 a 100 km/h: 16,1 s
5a 80 a 120 km/h: 27,3 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 15,3/27,5/63,1 m

Consumo
Urbano: 13 km/l
Rodoviário: 16,5 km/l

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.