Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Comparativo: Chevrolet Onix 1.4 Advantage x Toyota Etios 1.3 X

Frente a frente os dois hatches que aparecem como os automáticos mais baratos do Brasil

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 16 fev 2021, 16h49 - Publicado em 12 abr 2018, 16h20
Comparativo: Chevrolet Onix 1.4 Advantage x Toyota Etios 1.3 X
Onix e Etios: ambos custam na casa dos R$ 53.000 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Que me perdoem os automatizados, mas para muita gente o conforto de um câmbio automático é fundamental.

Isso ajuda a explicar por que, segundo a consultoria Jato Dynamics, mais da metade das vendas do Etios em 2017 foi de versões sem pedal da embreagem.

Até março deste ano, o hatch japonês era a única opção para quem fazia questão de um automático convencional por menos de R$ 54.000.

Agora, porém, a GM quer bater de frente nesse segmento com o novo Onix Advantage. A começar pelo preço: apenas R$ 910 separam o Etios X (R$ 53.440) do Onix (R$ 54.350).

Comparativo Onix x Etios
Parece roda, mas não é: as calotas de 15 polegadas escurecidas são exclusivas da versão Advantage (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A disputa acirrada continua no pacote de equipamentos. Ambos dispõem de direção elétrica, ar-condicionado, travas, retrovisores e vidros dianteiros elétricos.

Continua após a publicidade

O Onix soma rádio e alarme perimétrico, mas o Etios 2019 ganhou controle de estabilidade (inexistente no rival) com assistente de partida em rampa. A novidade, no entanto, não resolve dois pontos importantes em que o Etios fica atrás do Onix.

O 1.3 16V da Toyota é moderno, mas seus 88 cv (98 cv com etanol) não superam os 98 cv (106 cv) do veterano 1.4 8V, que estreou no Brasil em 1994.

O Etios também perde quando o assunto é força: 12,5/13,1 mkgf contra 13/13,9 mkgf do GM. E o câmbio escolhido pela Toyota para equipar o Etios não ajuda o hatch.

ETIOS
A única mudança na traseira do Etios 2019 está nas lanternas, que ficaram levemente mais escuras (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Por mais consolidada que seja – afinal, ela equipou a geração anterior do Corolla por seis anos –, a caixa de quatro marchas limita o motor 1.3.

Continua após a publicidade

O Onix conta com duas marchas extras e, de quebra, seletor para trocas sequenciais. E olha que ainda nem falamos da questão visual.

Gosto é algo pessoal, mas é bem mais fácil encontrar gente que acha o Onix bonito do que o Etios.

A Toyota vem se esforçando, com mudanças graduais por dentro e por fora para tornar seu hatch atraente. Mas seu design é mais conservador, especialmente em relação ao GM.

A maior beleza do Etios talvez esteja no símbolo no centro da nova grade do radiador escurecida.

O Etios nasceu simples, mas desde a sua chegada ao mercado ele surpreende com um dos melhores acertos de suspensão e direção do segmento.

Continua após a publicidade

O conjunto firme na medida certa só não empolga mais por causa do câmbio.

A caixa tem trocas suaves e responde rápido ao acelerador. Mas o maior degrau entre as marchas faz com que, por diversas vezes, o Etios fique indeciso, especialmente em subidas íngremes, onde a primeira é muito curta e a segunda nem sempre permite que o motor tenha força suficiente.

Comparativo Onix x Etios
O Onix tem rádio (com Bluetooth) de série (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Essa limitação se repetiu na pista de testes. Por ser mais leve, o Etios tem relação peso/potência idêntica à do Onix, mas, mesmo assim, ficou atrás do Chevrolet em todos os testes.

O Onix foi 0,8 s mais rápido no 0 a 100 km/h e 0,7 s na retomada de 40 a 80 km/h, e freou 1,6 metro antes na prova de 120 km/h a 0 – favorecido também pelos pneus 1cm mais largos (185/65 R15, ante os 175/65 R14 do Etios).

Continua após a publicidade

O líder do mercado também foi um pouco mais silencioso nas medições em ponto-morto e em primeira na rotação máxima.

Comparativo Onix x Etios
O Etios não tem rádio e seu interior é simples, mas bem montado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A suspensão mais macia do Onix agrada no dia a dia, e o moderno câmbio de seis marchas faz milagres ao manter o 1.4 8V sempre aceso: basta uma pisada no acelerador para o conjunto responder rapidamente à solicitação.

A contrapartida do Toyota está em um quesito que impacta direto no bolso do motorista: o gasto com gasolina.

O Etios superou o Onix nos ciclos de consumo na cidade e estrada.

Continua após a publicidade

Obtivemos ótimos 13,4 km/l e 16,2 km/l com o Toyota, enquanto o Chevrolet não passou dos 12,9 km/l e 15,9 km/l no circuito urbano e rodoviário, respectivamente.

Comparativo Onix x Etios
Os dois têm porta-malas com abertura elétrica, mas o Etios adiciona um prático botão na tampa (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Etios também trata melhor o bolso de seu dono no custo de revisões e cesta de peças – neste último quesito a diferença é de R$ 1.088.

O Onix só é mais barato de segurar, com uma apólice calculada pela Tex/Teleport de R$ 3.105, enquanto o orçamento do Etios foi de R$ 4.193.

O Onix é um pouco mais espaçoso que o Etios, tanto para quem vai no banco traseiro, quanto para as bagagens.

Comparativo Onix x Etios
Vidros elétricos apenas para quem sentar na frente no Onix (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O plástico rígido compõe o interior de ambas as cabines, mas a montagem do Etios é mais bem cuidada e seu painel digital customizável tem mais recursos.

O Toyota é o único a ter cinto de três pontos retrátil e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além do já citado controle de estabilidade.

Comparativo Onix x Etios
O ESP de série no Etios é exclusivo no segmento (Christian Castanho/Quatro Rodas)

É verdade que a Chevrolet finalmente passou a dar atenção ao aspecto da segurança do Onix, adotando reforços estruturais e Isofix nos modelos feitos a partir de 15 de janeiro deste ano, para melhorar a nota do modelo de zero para três estrelas no teste do Latin NCAP. Porém, com o ESP de série, o Etios é capaz de evitar um acidente.

Mesmo sendo levemente mais lento, mais caro de segurar e com um câmbio inferior, o Toyota é um carro mais prazeroso de guiar e transmite uma maior sensação de qualidade, com o bônus da credibilidade que todo Toyota tem no Brasil.

Comparativo Onix x Etios
Apliques em preto brilhante nos retrovisores e na coluna B identificam a versão Advantage do Chevrolet (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mas a vitória do Etios foi selada com a oferta do ESP, item cada vez mais importante que, por enquanto, não é oferecido em nenhum carro compacto fabricado pela GM no Brasil.

Veredicto

O Etios compensa seu câmbio inferior com um rodar mais confortável e a segurança do controle de estabilidade.

Teste de pista (com gasolina)

Onix Advantage Etios X
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,2 s 14 s
Aceleração de 0 a 1000 m 35 s – 146,3 km/h 35,4 s – 144,4 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h 5,7 s 6,4 s
Retomada de 60 a 100 km/h 7,6 s 7,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h 10,1 s 11,4 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,9/29/66,6 m 17,2/29,9/68,2 m
Consumo urbano 12,9 km/l 13,4 km/l
Consumo rodoviário 15,9 km/l 16,2 km/l

FICHA TÉCNICA

Onix Advantage Etios X
Preço R$ 54.350 R$ 53.440
Motor flex, diant., transv., quatro cilindros, 1.389 cm³, 8V, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13
mkgf a 4.800 rpm
flex., diant., transv., quatro cilindros, 1.329 cm³, 16V, 98/88 cv a 5.600 rpm, 13,1/12,5 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio automático, 6 marchas,
tração dianteira
automático, 4 marchas,
tração dianteira
Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) McPherson (diant.) e eixo
de torção (tras.)
Freios disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) disco ventilado (diant.) e
tambor (tras.)
Direção elétrica, diâmetro de giro 10,3 m elétrica, diâmetro de giro 9,6 m
Rodas e pneus aço, 185/65 R15 175/65 R14
Dimensões comprimento, 393,3 cm; largura, 170,5 cm; altura, 147,6 cm; entre-
-eixos, 252,8 cm; peso, 1.067 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 280 l
comprimento, 388,4 cm; largura, 169,5 cm; altura,
151 cm; entre-eixos, 246 cm; peso, 955 kg; tanque, 45 l; porta-malas, 270 l
Seguro – perfil QUATRO RODAS R$ 3.105 R$ 4.193
Revisões R$ 3.054 R$ 2.833
Peças R$ 4.176 R$ 2.754

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.