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Comparativo: Chevrolet Onix 1.4 Advantage x Toyota Etios 1.3 X

Frente a frente os dois hatches que aparecem como os automáticos mais baratos do Brasil

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 16 fev 2021, 16h49 - Publicado em 12 abr 2018, 16h20
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    Onix e Etios: ambos custam na casa dos R$ 53.000 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Que me perdoem os automatizados, mas para muita gente o conforto de um câmbio automático é fundamental.

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    Isso ajuda a explicar por que, segundo a consultoria Jato Dynamics, mais da metade das vendas do Etios em 2017 foi de versões sem pedal da embreagem.

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    Até março deste ano, o hatch japonês era a única opção para quem fazia questão de um automático convencional por menos de R$ 54.000.

    Agora, porém, a GM quer bater de frente nesse segmento com o novo Onix Advantage. A começar pelo preço: apenas R$ 910 separam o Etios X (R$ 53.440) do Onix (R$ 54.350).

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    Parece roda, mas não é: as calotas de 15 polegadas escurecidas são exclusivas da versão Advantage (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A disputa acirrada continua no pacote de equipamentos. Ambos dispõem de direção elétrica, ar-condicionado, travas, retrovisores e vidros dianteiros elétricos.

    O Onix soma rádio e alarme perimétrico, mas o Etios 2019 ganhou controle de estabilidade (inexistente no rival) com assistente de partida em rampa. A novidade, no entanto, não resolve dois pontos importantes em que o Etios fica atrás do Onix.

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    O 1.3 16V da Toyota é moderno, mas seus 88 cv (98 cv com etanol) não superam os 98 cv (106 cv) do veterano 1.4 8V, que estreou no Brasil em 1994.

    O Etios também perde quando o assunto é força: 12,5/13,1 mkgf contra 13/13,9 mkgf do GM. E o câmbio escolhido pela Toyota para equipar o Etios não ajuda o hatch.

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    A única mudança na traseira do Etios 2019 está nas lanternas, que ficaram levemente mais escuras (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Por mais consolidada que seja – afinal, ela equipou a geração anterior do Corolla por seis anos –, a caixa de quatro marchas limita o motor 1.3.

    O Onix conta com duas marchas extras e, de quebra, seletor para trocas sequenciais. E olha que ainda nem falamos da questão visual.

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    Gosto é algo pessoal, mas é bem mais fácil encontrar gente que acha o Onix bonito do que o Etios.

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    A Toyota vem se esforçando, com mudanças graduais por dentro e por fora para tornar seu hatch atraente. Mas seu design é mais conservador, especialmente em relação ao GM.

    A maior beleza do Etios talvez esteja no símbolo no centro da nova grade do radiador escurecida.

    O Etios nasceu simples, mas desde a sua chegada ao mercado ele surpreende com um dos melhores acertos de suspensão e direção do segmento.

    O conjunto firme na medida certa só não empolga mais por causa do câmbio.

    A caixa tem trocas suaves e responde rápido ao acelerador. Mas o maior degrau entre as marchas faz com que, por diversas vezes, o Etios fique indeciso, especialmente em subidas íngremes, onde a primeira é muito curta e a segunda nem sempre permite que o motor tenha força suficiente.

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    O Onix tem rádio (com Bluetooth) de série (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Essa limitação se repetiu na pista de testes. Por ser mais leve, o Etios tem relação peso/potência idêntica à do Onix, mas, mesmo assim, ficou atrás do Chevrolet em todos os testes.

    O Onix foi 0,8 s mais rápido no 0 a 100 km/h e 0,7 s na retomada de 40 a 80 km/h, e freou 1,6 metro antes na prova de 120 km/h a 0 – favorecido também pelos pneus 1cm mais largos (185/65 R15, ante os 175/65 R14 do Etios).

    O líder do mercado também foi um pouco mais silencioso nas medições em ponto-morto e em primeira na rotação máxima.

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    O Etios não tem rádio e seu interior é simples, mas bem montado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A suspensão mais macia do Onix agrada no dia a dia, e o moderno câmbio de seis marchas faz milagres ao manter o 1.4 8V sempre aceso: basta uma pisada no acelerador para o conjunto responder rapidamente à solicitação.

    A contrapartida do Toyota está em um quesito que impacta direto no bolso do motorista: o gasto com gasolina.

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    O Etios superou o Onix nos ciclos de consumo na cidade e estrada.

    Obtivemos ótimos 13,4 km/l e 16,2 km/l com o Toyota, enquanto o Chevrolet não passou dos 12,9 km/l e 15,9 km/l no circuito urbano e rodoviário, respectivamente.

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    Os dois têm porta-malas com abertura elétrica, mas o Etios adiciona um prático botão na tampa (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Etios também trata melhor o bolso de seu dono no custo de revisões e cesta de peças – neste último quesito a diferença é de R$ 1.088.

    O Onix só é mais barato de segurar, com uma apólice calculada pela Tex/Teleport de R$ 3.105, enquanto o orçamento do Etios foi de R$ 4.193.

    O Onix é um pouco mais espaçoso que o Etios, tanto para quem vai no banco traseiro, quanto para as bagagens.

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    Vidros elétricos apenas para quem sentar na frente no Onix (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O plástico rígido compõe o interior de ambas as cabines, mas a montagem do Etios é mais bem cuidada e seu painel digital customizável tem mais recursos.

    O Toyota é o único a ter cinto de três pontos retrátil e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além do já citado controle de estabilidade.

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    O ESP de série no Etios é exclusivo no segmento (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    É verdade que a Chevrolet finalmente passou a dar atenção ao aspecto da segurança do Onix, adotando reforços estruturais e Isofix nos modelos feitos a partir de 15 de janeiro deste ano, para melhorar a nota do modelo de zero para três estrelas no teste do Latin NCAP. Porém, com o ESP de série, o Etios é capaz de evitar um acidente.

    Mesmo sendo levemente mais lento, mais caro de segurar e com um câmbio inferior, o Toyota é um carro mais prazeroso de guiar e transmite uma maior sensação de qualidade, com o bônus da credibilidade que todo Toyota tem no Brasil.

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    Apliques em preto brilhante nos retrovisores e na coluna B identificam a versão Advantage do Chevrolet (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mas a vitória do Etios foi selada com a oferta do ESP, item cada vez mais importante que, por enquanto, não é oferecido em nenhum carro compacto fabricado pela GM no Brasil.

    Veredicto

    O Etios compensa seu câmbio inferior com um rodar mais confortável e a segurança do controle de estabilidade.

    Teste de pista (com gasolina)

    Onix Advantage Etios X
    Aceleração de 0 a 100 km/h 13,2 s 14 s
    Aceleração de 0 a 1000 m 35 s – 146,3 km/h 35,4 s – 144,4 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h 5,7 s 6,4 s
    Retomada de 60 a 100 km/h 7,6 s 7,9 s
    Retomada de 80 a 120 km/h 10,1 s 11,4 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,9/29/66,6 m 17,2/29,9/68,2 m
    Consumo urbano 12,9 km/l 13,4 km/l
    Consumo rodoviário 15,9 km/l 16,2 km/l

    FICHA TÉCNICA

    Onix Advantage Etios X
    Preço R$ 54.350 R$ 53.440
    Motor flex, diant., transv., quatro cilindros, 1.389 cm³, 8V, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13
    mkgf a 4.800 rpm
    flex., diant., transv., quatro cilindros, 1.329 cm³, 16V, 98/88 cv a 5.600 rpm, 13,1/12,5 mkgf a 4.000 rpm
    Câmbio automático, 6 marchas,
    tração dianteira
    automático, 4 marchas,
    tração dianteira
    Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) McPherson (diant.) e eixo
    de torção (tras.)
    Freios disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) disco ventilado (diant.) e
    tambor (tras.)
    Direção elétrica, diâmetro de giro 10,3 m elétrica, diâmetro de giro 9,6 m
    Rodas e pneus aço, 185/65 R15 175/65 R14
    Dimensões comprimento, 393,3 cm; largura, 170,5 cm; altura, 147,6 cm; entre-
    -eixos, 252,8 cm; peso, 1.067 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 280 l
    comprimento, 388,4 cm; largura, 169,5 cm; altura,
    151 cm; entre-eixos, 246 cm; peso, 955 kg; tanque, 45 l; porta-malas, 270 l
    Seguro – perfil QUATRO RODAS R$ 3.105 R$ 4.193
    Revisões R$ 3.054 R$ 2.833
    Peças R$ 4.176 R$ 2.754

     

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