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Defender 110 2025 troca de motor pela quarta vez, mas está melhor?

Com cinco anos de mercado, o Defender estreia, na linha 2025, seu quarto motor diferente e volta a ser diesel com sistema híbrido leve. Será que agrada?

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 dez 2024, 18h14
DEFENDER 110
Além da estética, aletas têm funções aerodinâmicas e térmicas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A atual geração do Defender foi lançada no Brasil em 2020. Agora, aos cinco anos de mercado, o jipão chega à linha 2025 com a terceira mudança e estreia sua quarta motorização diferente – os motores, porém, não se somaram ao longo do tempo, foram substituídos.

Para esta nova avant-première, testamos a configuração 110, intermediária e mais clássica, que parte de R$ 802.636 na versão X-Dynamic HSE, e que fica R$ 14.240 mais barata em relação à vendida anteriormente. A novidade também vale para as versões 90, de duas portas, e 130, com carroceria alongada e até oito lugares. Afinal, qual dos quatro motores é o melhor?

DEFENDER 110
Por causa do estepe, a tampa traseira se abre para o lado, mas em mão-inglesa (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em sua aparição, o Defender tinha um motor 2.0 turbo a gasolina de 300 cv. Em 2022, como linha 2023, passou a vir com um 3.0 de seis cilindros em linha, turbo diesel, com sistema híbrido leve, de mesma potência. No ano seguinte, como linha 2024, passou a ser híbrido plug-in, combinando um motor 2.0 turbo a gasolina a outro elétrico, com 404 cv totais. Agora, na linha 2025, o SUV volta a ser turbo diesel e híbrido leve, com motor 3.0 de seis cilindros em linha de 350 cv.

O torque das novas versões passa a ser o maior que o modelo já teve, de 71,3 kgfm. Apesar disso, ele não é o mais rápido. Em nossos testes, o Defender 2025, que tem câmbio de oito marchas e tração 4×4 permanente, foi de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Só é pior do que a versão híbrida plug–in (P400e), que, segundo a marca, faz a mesma aceleração em 5,6 segundos.

DEFENDER 110
Bancos têm couro bege e há parafusos aparentes nas portas; sobra espaço interno (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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As médias de consumo foram boas para o grandalhão com mais de 5 metros de comprimento e 2.436 kg: 9,7 km/l na cidade e 12,1 km/l na rodovia. São números próximos aos do Defender de 2022 (D300), com motor a diesel, que fazia 9,3 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, também segundo nossos testes. O modelo híbrido plug-in prometia as médias de 7,7 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada apenas com o motor a gasolina, e 16,9 km/l na cidade e 27,5 km/l na estrada no modo híbrido, segundo a marca junto ao Inmetro.    

DEFENDER 110
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A dirigibilidade do Defender 2025 é muito próxima à dos modelos anteriores, com diferenças óbvias para o motor. O maior torque fica nítido nas acelerações, mais empolgantes e que dão um comportamento quase esportivo ao SUV. Some a isso um ronco grave e bonito saído do motor de seis cilindros nas acelerações – nas marchas lenta e mais altas, porém, é silencioso e quase não passa vibrações para a cabine.

DEFENDER 110

O motor a diesel, aliás, é o único responsável por tracionar as rodas, já que o motor elétrico que substitui o alternador e o motor de partida não é capaz disso. Ele fornece assistências de torque quando necessárias e auxilia na partida do motor, que é bastante suave, e é alimentado por uma bateria de 48 volts. É um sistema híbrido leve, como já utilizado em marcas como Audi, Caoa Chery e, agora, pela Fiat ( 12 V).

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Não há mudanças no comportamento de suspensão e direção, bem calibrados também para o tamanho e o peso do Defender 110, mas longe de serem esportivos. A suspensão enfrenta qualquer tipo de terreno, já que o SUV nasceu com a vocação off-road, e demonstra robustez a todo momento, seja no asfalto, seja em difíceis estradas de terra.

DEFENDER 110
Interior mistura luxo, tecnologia e rusticidade (só no estilo) (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A robustez vem acompanhada de uma suavidade para que ninguém se sinta maltratado. Ainda sobre a suspensão, ela é a ar. Ou seja, tem diferentes níveis de altura para diferentes situações: é possível alterá-la por botões no painel, ou ela será modificada automaticamente seguindo os modos de condução (Conforto, Grama/Cascalho/Neve, Lama, Areia, Subida de Rocha e Travessia em Água).

DEFENDER 110
Quadro de instrumentos digital é personalizável, e a multimídia tem 11,4 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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No modo padrão, a altura em relação ao solo é de 21,8 cm – e é a altura em que o carro permanecerá enquanto estiver andando, exceto nos modos off-road, a velocidades menores. A distância é reduzida em 4 cm no modo de entrada e saída do veículo (mas um estribo ainda cairia bem) ou para entrar em garagens mais baixas. Mas o conjunto sobe 7,5 cm em modo off-road e, caso o veículo detecte que perdeu contato com o solo em uma das rodas, eleva a suspensão em mais 7 cm.

DEFENDER 110
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Entre os itens de série, há bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, retrovisor interno com visualização por câmera, iluminação ambiente com diversas opções de cores, ar-condicionado bizona, carregador de celular por indução, câmeras 360° 3D, coluna de direção com ajustes elétricos, central multimídia de 11,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e sistema de som Meridian de 400 W e 11 alto-falantes. Há ainda frenagem automática de emergência, alertas de pontos cegos, ACC e assistente de permanência em faixa. Faltou head-up display, presente na versão mais cara.

DEFENDER 110
O estepe na tampa traseira atrapalhou a visibilidade? Sem problemas! Basta ativar a visualização do retrovisor por câmera. Quem vai atrás tem saídas de ar, porta-objetos e portas USB-C (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Além de encarar qualquer terreno e fazê-lo com muito luxo, o Defender também oferece espaço de sobra para melhor aproveitamento das viagens. É possível viajar sem nenhuma queixa em até cinco pessoas, já que mesmo quem for atrás terá espaço de sobra, saídas de ar-condicionado e duas portas USB do tipo C. É possível levar mais duas pessoas em uma terceira fileira opcional, cujo preço a marca não divulgou, assim como de outros itens e acessórios do modelo.

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DEFENDER 110
Novo motor tem o maior torque do modelo no Brasil; rodas são sempre na cor cinza (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Também há muito espaço no porta-malas, que promete uma capacidade de 972 litros na configuração de cinco lugares e tem a abertura lateral da tampa para mão-inglesa. Com a segunda fileira rebatida, formando um assoalho plano, a capacidade cresce para generosos 2.277 litros. Caso o modelo seja equipado com a terceira fileira, sobram 231 litros atrás dela – perto dos 235 litros do porta-malas de um pequeno Fiat Mobi. Para ajudar ainda mais, no porta-malas há uma tomada de 230 V, redes laterais para acomodar objetos menores e comandos para subir e/ou descer a suspensão, para ajudar com objetos maiores e mais pesados.

DEFENDER 110
O porta-malas é generoso e tem, além de uma tomada de 230 V, botões para elevar e rebaixar a suspensão (Fernando Pires/Quatro Rodas)
DEFENDER 110
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
DEFENDER 110
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O Defender se adapta bem a diferentes tipos de mecânica, mas nenhuma, até hoje, fez tão bem a ele quanto a atual. O motor a diesel, com sistema híbrido leve, pode não ser o mais forte e potente, mas dá ao SUV a pegada que ele precisa. Esperamos que a marca não mude novamente.

Veredicto

O Defender une a capacidade de enfrentar off-road extremos e muito luxo como poucos carros conseguem. E, agora, tem o motor ideal. Que fique por mais tempo.

Teste Quatro Rodas – Defender 110 2025 MHEV

Aceleração
0 a 100 km/h 7 s
0 a 1.000 m 27,5 s / 191,3 km/h
Velocidade máxima
Retomadas 191 km/h*
D 40 a 80 km/h 3,2 s
D 60 a 100 km/h 3,7 s
D 80 a 120 km/h 4,8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 16,8/29,7/69,5 m
Consumo
Urbano 9,7 km/l
Rodoviário 12,1 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 41,8/64,7 dBA
80/120 km/h 57,3/64,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.400 rpm
Volante 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico R$802.636
Garantia 3 anos

Ficha Técnica – Defender 110 MHEV 2025

Motor: diesel, seis cil. em linha, turbo, 2.997 cm³, 350 cv a 4.000 rpm, 71,3 kgfm a 1.500 rpm; sistema elétrico 48 V
Câmbio: 8 marchas, tração 4×4 permanente
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 255/60 R20
Dimensões: compr., 501,8 cm; larg., 210,5 cm; alt., 196,7 cm; entre-eixos, 258,7 cm; peso, 2.436 kg; porta-malas,
972 litros; tanque de combustível, 89 litros

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