Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Direção assistida

Por Péricles Malheiros 14 413 km Por muito tempo, motor turbo foi sinônimo de esportividade. Mas essa história vem mudando rapidamente. Hoje, o turbo tem presença garantida nos carros mais eficientes do mercado, ou seja, aqueles com boa relação entre desempenho e consumo. O Classe A é prova dessa tendência. Pisou fundo, ele responde com disposição. Aliviou o pé, ele bebe bem pouco. É inegável […]

Por Redação
22 nov 2013, 12h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    14 413 km

    Por muito tempo, motor turbo foi sinônimo de esportividade. Mas essa história vem mudando rapidamente. Hoje, o turbo tem presença garantida nos carros mais eficientes do mercado, ou seja, aqueles com boa relação entre desempenho e consumo. O Classe A é prova dessa tendência. Pisou fundo, ele responde com disposição. Aliviou o pé, ele bebe bem pouco. É inegável também que nunca as fábricas capricharam tanto na hora de rechear seus carros com dispositivos que auxiliam o motorista a dirigir da maneira mais econômica possível.

    No A 200, a tela central pode exibir um gráfico de barras coloridas – o eixo vertical mostra o consumo (em litros/100 km) e o horizontal o tempo (uma barra é criada a cada 5 minutos de utilização do carro). Adicionalmente, o computador de bordo, à frente do motorista, pode exibir o consumo de combustível (de cada viagem e acumulado) ou ainda um segundo gráfico, monocromático, com percentuais de aceleração, velocidade constante e desaceleração. Há ainda uma página dedicada à autonomia restante do tanque.

    O editor Péricles Malheiros, fã confesso da ecocondução, tem no Classe A o melhor companheiro da atual frota de Longa Duração. “Assim que entro no A, fixo a função de monitoramento de consumo na tela central. É a melhor maneira de perceber a redução de consumo proporcionada pelo sistema start-stop”, diz. No entanto, em dias de calor e tráfego intenso o start-stop é desativado pela maioria dos motoristas. “Em situações de anda e para constante, o compressor do ar-condicionado se desliga junto com o motor e apenas a ventilação se mantém funcionando. Ainda que a recirculação esteja ativada, não demora muito para a temperatura da cabine subir”, diz o redator-chefe Zeca Chaves.

    Os ruídos junto ao sistema de ajuste de altura do cinto do motorista e da caixa de direção – ambos dados como resolvidos na revisão dos 8 000 km – estão, na verdade, mais graves.

    Continua após a publicidade

    Consumo

    No mês (29,8% na cidade) – Gasolina 11,3 km/l
    Desde jul/13 (40,7% na cidade) – Gasolina 10,3 km/l

    Principais ocorrências

    3810 km Ruído no sistema de ajuste de altura do cinto do motorista e na suspensão dianteira

    Diário

    649_longamerc_02

    Continua após a publicidade

     

    Gráfico de consumo ajuda na condução diária | O estojo médico vem em todos os Mercedes

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.